Conecte-se conosco

Acre

Prefeitura de Xapuri constrói cerca de 20 pontes nos ramais

Publicado

em

Moradores dos seringais tinham que utilizar uma 'pinguela' para poder transpor os igarapés - Foto: Assessoria

Moradores dos seringais tinham que utilizar uma ‘pinguela’ para poder transpor os igarapés – Foto: Assessoria

A prefeitura de Xapuri, através da secretaria municipal de infraestrutura (SEMINFRA), onde contou com parceria da comunidade, vem recuperando e construindo pontes sobre  os igarapés nos ramais da nossa cidade.

Já foram mais de 20 pontes onde as mesmas vem dando melhores condições para os moradores destas difíceis localidades passarem e  uma delas fica no ramal do Ribeiracre, que da acesso ao Seringal Palmari, antes só existia uma arvore de espessura fina que era muito difícil de se passar.

Segundo o Sr. Francisco Alves conhecido como ‘Chico da Banda’ que mora no Seringal Palmari a 26 anos, antes tinha que maltratar os animais que vinham carregados de  castanhas e outros produtos para que os mesmos pudessem passar por dentro do igarapé e na maioria das vezes os animais atolavam se machucavam e agora pode passar, tranquilamente em cima da ponte sem nenhum tipo de problema, “agora podemos ate comprar uma moto para facilitar o nosso transporte ate a cidade. Agradeço muito ao prefeito Marcinho Miranda e toda a sua equipe por se preocupar  em dar melhores condições ao povo que tanto precisa.”, disse o colono.

Para o prefeito, esse tipo de trabalho que dá resultado para o povo xapuriense, só vem dar mais vontade de trabalhar. “Apesar de um início de ano conturbado, estamos nos esforçando para poder ajudar mais ainda e com muito esforço, iremos fazer muito”, finalizou o prefeito.

Com o término da obra, o transporte poderá acontecer todo o ano - Foto: Assessoria

Com o término da obra, o transporte poderá acontecer todo o ano – Foto: Assessoria

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Prefeitura de Rio Branco reforça ações de emergência

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco mobilizou, nas primeiras horas deste sábado (27), uma força-tarefa para atendimento às famílias afetadas pelas fortes chuvas registradas nas últimas 48 horas na capital.

O volume acumulado de água fez o nível do Rio Acre subir rapidamente e provocou o transbordamento de igarapés que cortam a cidade, atingindo diversas áreas urbanas.

Diante da situação, o prefeito Tião Bocalom convocou uma reunião de emergência em seu gabinete, reunindo todos os secretários municipais para alinhar ações imediatas de resposta e assistência.

Logo após o encontro, o prefeito visitou a Escola Álvaro Vieira da Rocha, no bairro Conquista, onde 10 famílias — totalizando 36 pessoas — já estão abrigadas pela Defesa Civil Municipal e pela Secretaria de Assistência Social.

Tião Bocalom destacou o trabalho integrado das equipes municipais e reforçou que todas as providências vêm sendo adotadas desde o início das ocorrências.

“Não é com prazer, é com tristeza. Mas fazer o quê? Infelizmente, as chuvas chegaram e as inundações começaram a aparecer. Desde ontem, nossas equipes da Defesa Civil, apoiadas por todas as secretarias, estão em campo até duas horas da manhã para retirar famílias. Aqui nesta escola estão 10 famílias, 36 pessoas, e estamos tomando todas as providências possíveis. A prefeitura está fazendo a sua parte, como sempre fizemos, junto ao governo do Estado e à Defesa Civil. Tanto é que em 2021 ganhamos o prêmio de melhor acolhimento da Defesa Civil Nacional. Fazemos tudo com dor no coração, porque sabemos o quanto é difícil para as famílias, mas seguimos firmes para garantir apoio a quem mais precisa.” ressaltou o prefeito de Río Branco

Após visitar as famílias abrigadas, o gestor seguiu para o Parque de Exposições, onde equipes já iniciam a preparação para novas ações de acolhimento e prevenção, caso o nível das águas continue subindo.

A Prefeitura de Rio Branco segue monitorando a situação e reforça que está de prontidão para atender novas ocorrências decorrentes das chuvas.

Comentários

Continue lendo

Acre

Cinco mulheres são presas ao tentar entrar com drogas escondidas em laranjas no presídio de Rio Branco

Publicado

em

Cinco mulheres foram presas na manhã deste sábado (27) ao tentarem introduzir drogas escondidas dentro de laranjas no Complexo Penitenciário de Rio Branco. A prisão ocorreu durante o procedimento de fiscalização de rotina realizado por policiais penais da unidade.

Segundo informações da administração penitenciária, o material levado pelas visitantes passou pelo aparelho de raio X, que identificou irregularidades no interior das frutas. Durante a inspeção manual, os agentes localizaram 779 gramas de maconha, 105 gramas de cocaína e cerca de um quilo de tabaco.

Diante do flagrante, todo o material ilícito foi apreendido e as cinco mulheres receberam voz de prisão ainda dentro do complexo prisional. Elas foram conduzidas à Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde permaneceram à disposição da Justiça e devem responder por crimes relacionados à tentativa de introdução de drogas no sistema penitenciário.


Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa cota de transbordamento e atinge 14,55 metros em Rio Branco

Publicado

em

Elevação de 82 centímetros em um único dia aumenta risco de alagamentos em áreas ribeirinhas da capital

Foto: Jardy Lopes

O nível do Rio Acre seguiu em elevação ao longo deste sábado (27), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 21h, o manancial atingiu 14,55 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, que é de 14,00 metros.

De acordo com os dados oficiais, a primeira aferição do dia, às 5h26, apontava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros. Às 9h, o rio chegou a 14,00 metros, alcançando oficialmente a cota de transbordo. O nível continuou subindo ao longo do dia: 14,14 metros ao meio-dia, 14,30 metros às 15h, 14,43 metros às 18h e, por fim, 14,55 metros às 21h.

Com isso, o Rio Acre acumulou uma elevação de 82 centímetros em apenas 24 horas, ampliando o risco de alagamentos em áreas ribeirinhas da capital acreana.

Apesar de não haver registro de chuvas nas últimas 24 horas em Rio Branco — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes chuvas registradas nas cabeceiras e em municípios do interior do estado.

Comentários

Continue lendo