Acre
Prefeitura de Rio Branco recupera passarelas e implanta iluminação em LED no Parque da Maternidade

Local é uma importante área de lazer da cidade (Foto: Val Fernandes/Assecom)
Compromissada em avançar nas melhorias da capital, a Prefeitura de Rio Branco segue levando, cada vez mais, dignidade à população. Por isso, na tarde desta quinta-feira (13), o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, esteve no Parque da Maternidade, nos trechos entre os bairros Mascarenhas de Moraes e Abraão Alab, realizando uma visita para vistoriar o que tem sido realizado pela Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI) e ouvir a opinião dos moradores.
O Parque da Maternidade é uma importante área de lazer da cidade, que proporciona momentos para a prática de esportes e encontro de amigos.
O prefeito enfatizou a importância de a gestão seguir cuidando desses espaços.
“Eu fico feliz em poder chegar aqui e ver o trabalho que a nossa Secretaria tem feito. Quero parabenizar a equipe pelo cuidado que estão tendo com a nossa cidade.”

Parque passou por uma limpeza geral (Foto: Val Fernandes/Assecom)
O secretário municipal da SMCCI, Joabe Lira, falou sobre o empenho da gestão em servir à população rio-branquense. Ele enfatizou que a dedicação ao cuidado da cidade é uma prioridade da gestão, faça chuva ou sol, as equipes estão trabalhando.
“Nós estamos trabalhando 365 dias por ano, em pleno inverno, com força total no Parque da Maternidade. Fizemos a limpeza geral, recuperação das passarelas e iluminação. Temos trabalhado e nos empenhado para tornar Rio Branco uma das capitais mais limpas do Norte.”
Carlos Coelho, é morador da região e caminha diariamente no Parque, ele parabenizou a prefeitura pela dedicação, pois há 13 anos vivendo no bairro, nunca tinha visto uma limpeza tão bem feita.
“Quero parabenizar toda a equipe por esse trabalho maravilhoso, só quem ganha é a sociedade. Isso incentiva às pessoas a pagarem o IPTU, pois esse é o recurso que a prefeitura usa para realizar as melhorias na cidade. Nota 10!”

Marlúcia: “Voltei a caminhar após a limpeza” (Foto: Val Fernandes/Assecom)
Marlúcia Aguiar, contou que a manutenção das passarelas foi um grande alívio, porque durante suas caminhadas, tinha dificuldade para passar, pois as tábuas já estavam soltas. Ela também reforçou que a limpeza está em dia, e de parabéns.
“Estou achando bom em relação à limpeza, pois antes era um matagal, até comentei com meu esposo que fiquei feliz em ver tudo capinado, pois fica melhor para caminhar. Inclusive, estava indo para o Ipê, porque aqui estava cheio de mato, mas após a limpeza, voltei”, disse a radiologista.

Ricardo: “A quadra é a minha segunda casa” (Foto: Val Fernandes/Assecom)
O sonho de Ricardo Soares é ser jogador de basquete, ele disse que essa quadra do Parque é a sua segunda casa, pois sempre se reúne com os amigos para treinar, mas a escuridão, em decorrência da pouca iluminação, impedia de jogarem até mais tarde. Agora, com as luzes em LED, diz que melhorou 100%.
“A gente tem que agradecer à prefeitura, porque eles estão fazendo um ótimo trabalho, não só aqui, como, também, na região do Segundo Distrito, na quadra onde eu jogo”, disse o estudante.
Comentários
Acre
Vestibular de Medicina da Ufac tem 2º e decisivo dia neste domingo com mudanças na logística
Provas de Ciências da Natureza e Matemática serão aplicadas; portões abrem às 11h para evitar transtornos em Cruzeiro do Sul, como também em Rio Branco

Os candidatos inscritos testarão seus conhecimentos em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias (P3 e P4). Foto: captada
O segundo e último dia do vestibular de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) acontece neste domingo (18), com as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Após problemas de logística no primeiro dia, a universidade antecipou a abertura dos portões para as 11h, garantindo quase duas horas de intervalo antes do fechamento, para facilitar o acesso e evitar congestionamentos.
A expectativa é de maior fluidez na organização, depois de transtornos ocorridos no domingo passado, quando candidatos enfrentaram dificuldades para chegar a tempo aos locais de prova. Mais de 5,4 mil inscritos concorrem às 80 vagas oferecidas, sendo a primeira edição do processo seletivo próprio da Ufac para o curso, após a saída do Sisu.
As provas começam às 13h, após o fechamento dos portões às 12h30. A recomendação é que os candidatos cheguem com antecedência, levando documento de identidade original, caneta preta transparente e comprovante de inscrição.
Segundo dia
Diferente da primeira fase, que focou em Linguagens e Humanas, este domingo exige fôlego para cálculos e raciocínio científico.
-
Conteúdo: Provas de Biologia, Química, Física e Matemática.
-
Horário de Abertura: 11h (Horário local).
-
Fechamento dos Portões:12h45 (Impreterivelmente).
-
Início dos Exames: 13h.
A organização reforça que o candidato deve portar apenas caneta esferográfica de tinta preta e corpo transparente, além do documento de identidade original com foto. O uso de aparelhos eletrônicos é estritamente proibido e pode causar a eliminação imediata.
Comentários
Acre
Rio Tarauacá volta a subir levemente, mas permanece abaixo da cota de transbordamento

O rio Tarauacá registrou uma nova e ligeira elevação ao meio-dia deste sábado (17), mas segue dentro do leito e abaixo da cota de transbordamento. Conforme boletim divulgado pela Diretoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, a medição das 12h apontou 8,86 metros, um acréscimo de 1 centímetro em relação aos 8,85 metros registrados às 9h.
Apesar da pequena subida, o nível do manancial permanece abaixo da cota de transbordamento, fixada em 9,50 metros. No entanto, segue acima da cota de alerta, que é de 8,50 metros, mantendo o município em estado de atenção.
A oscilação indica que, após a queda mais acentuada registrada na sexta-feira, quando o rio deixou a cota de transbordamento, o Tarauacá atravessa um período de estabilidade relativa, com variações pontuais em um patamar considerado mais seguro do que o observado nos dias mais críticos da cheia.
O cenário recente ajuda a dimensionar o alívio parcial da população e das equipes de emergência. Há poucos dias, a enchente atingiu milhares de moradores e centenas de residências, exigindo a distribuição de alimentos, água potável e atendimentos médicos em larga escala. Balanço oficial divulgado no dia 15 apontou mais de 5,2 mil residências afetadas e cerca de 12 mil pessoas impactadas, além de desalojados e desabrigados, o que mobilizou bombeiros, policiais e servidores municipais em uma operação emergencial.
Comentários
Acre
Transbordamento do Rio Acre leva 11 pessoas ao Parque de Exposições Wildy Viana

A Prefeitura de Rio Branco informou na tarde deste sábado, 17, por meio do primeiro boletim sobre famílias afetadas pela cheia do Rio Acre, que quatro famílias, totalizando 11 pessoas, estão alojadas provisoriamente no Parque de Exposições Wildy Viana, na capital acreana.
O local passou a ser utilizado como ponto de acolhimento emergencial para atender famílias atingidas pela elevação do nível do rio. No espaço, os afetados recebem suporte básico, como alimentação, abrigo temporário e acompanhamento das equipes da assistência social.
De acordo com o Boletim da Defesa Civil Municipal, o nível do Rio Acre apresentou elevação contínua ao longo do dia. Às 5h17, o manancial registrou 14,22 metros. Às 9h, subiu para 14,26 metros e, ao meio-dia, atingiu 14,31 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, que é de 14,00 metros. A cota de alerta é de 13,50 metros.
Nas últimas 24 horas, o volume de chuva foi de 2,40 milímetros. Segundo o coordenador municipal de Defesa Civil, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Cláudio Falcão, o monitoramento do rio segue de forma permanente, com equipes em prontidão para possíveis remoções preventivas em áreas de risco.










Você precisa fazer login para comentar.