Flash
Prefeitura de Rio Branco realiza reformas, ampliação e construção de escolas na capital

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), segue forte com reformas, ampliação e construção de escolas na capital acreana. O investimento com recursos próprios, ultrapassa o montante de 20 milhões de reais. Na manhã dessa sexta-feira (16), a secretária municipal de Educação, Nabiha Bestene, foi ver de perto o andamento das obras em três unidades escolares.
Na creche Gumercino Bessa, que atende o público escolar infantil em tempo integral no conjunto Universitário, das 7h às 16h, além das adequações necessárias, também foram construídas mais duas salas de aula o que ampliará na oferta de mais 40 vagas para matrícula.
A diretora da creche, Carla da Silva, disse que era um sonho antigo ver a escolinha sendo toda reformada.
“Agora nós vamos atender mais 40 novas vagas e a população, a comunidade fica muito agradecida com tudo isso, que a gente luta por isso há muitos anos aqui na creche. Eu sou coordenadora desde 2015 e hoje estou na gestão. É uma luta da antiga diretora, é uma luta que a gente vem passando por isso até os dias de hoje e, graças a Deus, esse ano a gente vai conseguir e a nossa comunidade só agradece”.
Para a secretária da pasta Nabiha Bestene, o investimento que a Prefeitura de Rio Branco vem fazendo é fundamental para adequação e melhoria dos espaços e obviamente na qualidade do ensino.
“O prefeito prima pela qualidade e a procura de vaga que é muito grande nas creches. Temos seis escolas que estão passando pelo credenciamento. Se faz necessária as adequações, as ampliações, tudo com recurso próprio. Então, graças a Deus, é um avanço muito grande. Estamos correndo contra o tempo, porque tudo isso passou pelo processo de projetos na Seinfra, depois licitações e leva um tempo. Tanto é que nós começamos no inverno e está aí a obra sendo feita, que a gente quer encerrar e quer entregar, para deixar de estar pagando as multas que elas foram judicializadas devido a assinaturas de TAC no passado”.
Além da creche Gumercino Bessa, a escola Chrizarubina Leitão, no conjunto Manoel Julião, vem recebendo ampliação das salas de aula, construção de banheiros, biblioteca e rampa de acessibilidade. Já na escola Monte Castelo no conjunto Apolônio Sales, que antes era construída de madeira, a reforma e ampliação é geral.

O mestre da obra, Josemir Monteiro, disse que a entrega completa da nova escola será feita antes do prazo previsto.
“Essa é a nova escola agora. Nós desmanchamos e estamos fazendo esse pavilhão aqui. Vamos terminar a cozinha também ali, e vamos ampliar o lajotamento da cozinha. É isso aí, vamos deixar tudo bonitinho, tudo bem feitinho pra entregar até antes do prazo”,enfatizou.
Comentários
Flash
Adolescente de 13 anos é atingido por disparo acidental durante caçada em área rural de Manoel Urbano
O adolescente T. O. S., de 13 anos, foi atingido por um disparo de arma de fogo na manhã desta terça-feira (30), durante uma caçada em uma propriedade rural localizada no km 18 do Ramal do Portella, com acesso pelo km 8 da BR-364, no trecho entre Manoel Urbano e Feijó, no interior do Acre.
De acordo com informações repassadas por testemunhas, o adolescente estava acompanhado do irmão quando ambos entraram em uma área de mata para caçar. Em determinado momento, o irmão teria se deslocado até um igarapé para beber água e, ao se agachar, manuseou uma espingarda de forma inadequada. A arma acabou caindo e, ao tocar o solo, efetuou um disparo acidental.
O tiro atingiu o ombro esquerdo do adolescente, provocando sangramento intenso. Ao ouvir o disparo, o irmão correu até o local e encontrou a vítima caída. O jovem foi socorrido inicialmente até a residência da família e, em seguida, encaminhado à Unidade Mista de Saúde do município.
Após a avaliação médica, os profissionais constataram a gravidade do ferimento e optaram pela transferência do adolescente para o pronto-socorro de Rio Branco, onde ele passaria por exames complementares e acompanhamento especializado.
Até o fechamento desta matéria, a Polícia Civil e a Polícia Militar de Manoel Urbano informaram que não havia registro oficial da ocorrência.
Comentários
Flash
Motorista de aplicativo é rendido, amarrado e tem carro roubado durante corrida em Sena Madureira
Um motorista de aplicativo viveu momentos de terror ao ser rendido e ter o carro roubado durante uma corrida na noite desta segunda-feira (29), em Sena Madureira, no interior do Acre. O veículo, um Fiat Mobi, foi localizado na manhã desta terça-feira (30), após denúncias de moradores que auxiliaram a polícia nas buscas.
Segundo as informações apuradas, os criminosos solicitaram a corrida com destino ao km 10 da estrada de Manoel Urbano. Durante o trajeto, o motorista foi surpreendido por dois indivíduos armados — um deles com um revólver e o outro com uma arma de fabricação caseira. A vítima foi rendida, teve as mãos amarradas e foi levada até um ramal em uma área afastada.
Após o assalto, os suspeitos fugiram levando o veículo, cartões bancários, um óculos escuro e um aparelho celular Samsung A52. O motorista foi abandonado nas proximidades de uma ponte e conseguiu pedir ajuda algum tempo depois.
Relatos de moradores foram fundamentais para a reconstituição do caso. Testemunhas informaram que o motorista foi visto correndo e pedindo socorro, ainda com as mãos amarradas, no ramal conhecido como Tonha Vieira. Ele foi acolhido por moradores da região, que o conduziram até um ponto onde a polícia já realizava diligências.
Apesar do susto e do trauma, a vítima não sofreu ferimentos graves e passa bem.
Ainda de acordo com o motorista, o telefone utilizado para solicitar o transporte teve a foto de perfil alterada após o crime, exibindo a imagem de um possível integrante de organização criminosa conhecido pelo apelido de “Terror”.
Após novas denúncias, a guarnição policial localizou o Fiat Mobi escondido em uma área de matagal no bairro Ana Vieira. O veículo não apresentava sinais aparentes de avarias. A perícia chegou a ser acionada, mas não havia perito disponível no momento, e o carro foi encaminhado à delegacia para os procedimentos legais.
A Polícia Civil segue investigando o caso para identificar e localizar os envolvidos no crime.
Comentários
Flash
Detran divulga calendário de licenciamento anual de veículos para 2026
O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) publicou a Portaria nº 1.196, de 19 de dezembro de 2025, que define os prazos para a renovação do licenciamento anual de veículos automotores em todo o estado no exercício de 2026.
Conforme a portaria, o calendário de licenciamento seguirá o algarismo final da placa do veículo. Proprietários de veículos com placas terminadas em 1 e 2 deverão regularizar a situação até 31 de março. Para os finais 3 e 4, o prazo se encerra em 30 de abril; final 5, em 29 de maio; final 6, em 30 de junho; final 7, em 31 de julho; final 8, em 31 de agosto; final 9, em 30 de setembro; e final 0, em 30 de outubro.
O Detran destaca que o licenciamento anual é obrigatório e garante a circulação regular do veículo, além de evitar penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro, como multas, pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo. A autarquia orienta os proprietários a ficarem atentos aos prazos e a buscarem os canais oficiais do órgão para mais informações sobre o procedimento

































Você precisa fazer login para comentar.