Geral
Prefeitura de Rio Branco realiza operação de guerra contra o mosquito da dengue

A parte alta da cidade de Rio Branco é a região onde está concentrada a maior quantidade de focos da larva do mosquito da dengue, segundo levantamento da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Por essa razão foi o local selecionado, na manhã desta quarta-feira (31), para a realização de uma verdadeira operação de guerra contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Segundo a gerente da Vigilância, Lúcia Monteiro, as ações possíveis no combate aos focos do mosquito da dengue são realizadas pela prefeitura, mas é preciso que a população colabore, já que a maioria dos focos da doença estão nas casas.
“Estamos hoje dando início a mais um mutirão na parte alta, começando pelo Tancredo Neves. Estamos com aproximadamente 230 agentes entre os de combate às endemias e comunitários de Saúde nesse combate de guerra contra as arboviroses. Vinte e sete por cento dos criadouros são em reservatórios que estão dentro das residências, armazenamentos de água e pequenos centros.”
Lúcia ressaltou que a população pode colaborar recebendo os agentes de combate às endemias, o agente comunitário de Saúde em suas casas, mantendo as orientações e os cuidados, de acordo com as orientações recebidas. Mas nem sempre as pessoas colaboraram com o trabalho das equipes, como conta a agente de Saúde, Leuza Freitas.
“Os moradores, muitas vezes, não abrem as portas. Quando isso acontece, voltamos em outro horário pra ver se conseguimos adentrar, fazer a visita, a inspeção correta. Temos encontrado vários focos do mosquito onde o morador está abrindo a porta e fazendo a eliminação e o tratamento. Muita caixa d’água, também poços abertos e muito lixo doméstico dentro do domicílio.”
Comentários
Geral
Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia
O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.
O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).
Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários
Geral
Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio
Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada
O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.
De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.
Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.
A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.
Comentários
Geral
PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.
O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.
“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.
Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.









Você precisa fazer login para comentar.