Acre
Prefeitura de Rio Branco promove Ação de Saúde Itinerante na Comunidade Barro Vermelho no próximo sábado
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), dará início, no próximo sábado, dia 18 de maio, a uma importante iniciativa de promoção da saúde na comunidade do Barro Vermelho.
A Ação de Saúde Itinerante tem como objetivo levar atendimento médico e serviços essenciais diretamente aos moradores dessa localidade. Entre os serviços disponíveis estarão:
Entrega de medicamentos, mediante receituário médico;
Atendimento odontológico;
Exame de Papanicolau (PCCU) e acompanhamento pré-natal;
Vacinação de rotina para crianças, adolescentes e adultos;
Aferição de pressão arterial e glicemia;
Realização de testes rápidos para diversas doenças;
Orientações e atualizações sobre o programa Bolsa Família;
Vacinação de cães e gatos contra doenças comuns;
Consultas médicas e de enfermagem.
O evento ocorrerá na Escola Jorge Kalume, localizada na Estrada Dias Martins, número 9575, no Distrito Industrial, Barro Vermelho, Km 12. O horário de atendimento será das 8h às 14h, proporcionando amplo acesso aos serviços de saúde para os moradores da comunidade.
A Ação de Saúde Itinerante representa um esforço da Prefeitura de Rio Branco em levar atendimento de qualidade diretamente às comunidades, promovendo a saúde preventiva e o bem-estar dos cidadãos. A participação de todos é fundamental para o sucesso desta iniciativa.
Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC
Comentários
Acre
Gestores do Acre debatem diretrizes sobre consultas públicas para implementação de programas de REDD+
O objetivo do encontro é colher contribuições, de forma ampla e participativa, para definição das diretrizes e recomendações, que serão incorporadas como sugestões à minuta de resolução das Consultas Livres Prévias e Informadas (CLPI)
Gestores do governo do Acre participaram da 3ª Reunião do Grupo de Trabalho Técnico (GTT) de Salvaguardas da Comissão Nacional para REDD+ (CONAREDD+), presidido pelo Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em Brasília (DF).
A presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Jaksilande Araújo, e o secretário de Meio Ambiente (Sema), Leonardo Carvalho, participaram da etapa de construção metodológica da minuta da resolução para Consulta Livre Prévia e Informada (CLPI).
O objetivo do encontro é colher contribuições, de forma ampla e participativa, para definição das diretrizes e recomendações, que serão incorporadas como sugestões à minuta de resolução das Consultas Livres Prévias e Informadas (CLPI).
“Nesses dois dias estivemos à frente dessas discussões técnicas com uma série de representantes que fazem parte do GTT e pudemos avançar nas discussões para que depois, seja colocado em plenário para a deliberação”, destaca Leonardo Carvalho.
A minuta irá nortear as etapas para implementação de programas de REDD+ e projetos de carbono florestal para adesão à Estratégia Nacional para REDD+ (ENREDD+) em terras públicas ocupadas por povos indígenas e comunidades tradicionais. O evento teve início na terça-feira, 28, e encerrou nesta quarta-feira, 29.
“Foi um momento muito importante, no qual pudemos debater amplamente sobre as diretrizes e elaboração dessa minuta, especialmente nesse momento que o Estado do Acre está conduzindo um processo das consultas públicas para revisão e atualização da repartição de benefícios do nosso sistema de REDD+ jurisdicional. Uma oportunidade impar de estarmos alinhados com as diretrizes nacionais”, ressalta Jaksilande Araújo.
Comentários
Acre
Fechados há mais de cinco anos, Teatrão, Tentamen e Biblioteca da Floresta seguem em obras em Rio Branco
‘Está fazendo muita falta’, diz bailarina sobre espaços de cultura, memória e patrimônio material da capital acreana. Fundação Elias Mansour afirma que os três prédios devem ser entregues à população até dezembro deste ano
Importantes espaços de cultura, memória e patrimônio material de Rio Branco, o Teatro Plácido de Castro, a Tentamen e a Biblioteca da Floresta seguem fechados ao público há mais de cinco anos.
A situação é lamentada por artistas e moradores da capital que ressaltam que os locais foram testemunhas de histórias, transformações da cidade, e palco de diversas manifestações culturais. Procurado pela Rede Amazônica Acre, o presidente da Fundação Elias Mansour, Minoru Kinpara, disse que as obras devem ser entregues ainda em 2025.
No caso da Sociedade Recreativa Tentamen, as obras de restauração e reforma foram iniciadas ainda em 2022. Já as recuperações do Teatrão e da biblioteca foram anunciadas em abril e julho do ano passado respectivamente.
Fundada em 11 de abril de 1924 pelo Dr. Mário de Oliveira, a Tentamen foi palco de festas, formaturas, jantares, bailes de Carnaval e diversos outros eventos da sociedade acreana durante a maior parte do século XX. O local era frequentado por seringalistas, autoridades, comerciantes, além dos próprios seringueiros.
O espaço era o principal local de festas, lazer e encontros na capital acreana. Foi no grande salão de madeira que diversos casais se conheceram, namoraram e construíram algumas das famílias acreanas.
Atriz, bailarina e diretora, Regina Maciel reclama da demora para a conclusão das restaurações e disse que os locais são essenciais para a cultura e patrimônio histórico da capital acreana.
Na Biblioteca da Floresta, localizada no Parque da Maternidade, que já foi considerada referência e um dos espaços públicos mais bonitos do estado, a situação não é diferente. O prédio, com traços da cultura indígena e que mistura arquitetura moderna com as construções típicas da Amazônia, está fechado desde 2019.
O espaço foi inaugurado em 2007, na gestão do ex-governador Binho Marques (PT), e abrigava exposições permanentes sobre povos indígenas do Acre, Zoneamento Ecológico-Econômico, um salão dedicado ao líder seringueiro Chico Mendes e um espaço para exposições temporárias.
Além de um acervo de livros sobre ecologia e outros assuntos relacionados ao desenvolvimento florestal e meio ambiente.
Em maio de 2022, o edifício pegou fogo e parte do acervo da biblioteca chegou a ser destruído. Dois meses depois o Ministério Público Federal (MPF) apresentou ao procurador-geral de justiça do Ministério Público Estadual (MP-AC), um pedido para que o governo do estado tomasse medidas urgentes de intervenção para preservação do patrimônio e restabelecimento do local.
Em abril de 2024, o governador Gladson Cameli assinou ordem de serviço para a recuperação, mas nove meses depois o serviço ainda não foi concluído.
Construído em 1990, o Teatro Plácido de Castro é para muitos artistas o espaço que mais faz falta. O espaço, com capacidade para receber um público de até 495 pessoas é um dos maiores da capital acreana e já recebeu grandes nomes da música brasileira como Milton Nascimento, João Donato e Paulinho da Viola.
Artistas de todo o Acre e diversos estados brasileiros também já se apresentaram no espaço que já abrigou festivais de teatro, música, literatura e exposições de artes visuais.
Kinpara, que preside o órgão responsável pela administração dos espaços, ao ser questionado sobre os atrasos na execução e entrega das revitalizações e reformas disse que os três prédios restaurados devem ser entregues à população até dezembro deste ano.
“O Teatrão está em obras, a todo vapor, e esse ano o nosso governador vai entregar. Um espaço tão importante para a nossa cultura. A obra também da Biblioteca da Floresta está em andamento, vai acelerar mais ainda e a obra da Tentamen, que já está algum tempo parada, nós insistimos bastante com a empresa que estava trabalhando lá, mas ela não deu os resultados que nós esperávamos”, argumentou.
Comentários
Acre
VideoAutônomo ajuda bicho-preguiça a atravessar trecho da Estrada do Pacífico
O autônomo Thiago Damasceno compartilhou um vídeo neste domingo em suas redes sociais no qual aparece ajudando um bicho-preguiça a passar de um lado a outro da rodovia, na altura do km 4 da Estrada do Pacífico, local mais conhecido como polo. Ele estava retornando para o município de Brasileia, onde mora, quando se deparou com o animal às margens da estrada e desceu do carro para transportá-lo.
Damasceno disse que encontrar animais saindo das matas e chegando próximo às estradas e até na cidade têm sido um fato constante. Além do bicho-preguiça, ele já encontrou capivaras (veja vídeo), na rua Rui Lino, parte movimentada em Brasileia, e muitas cobras na Estrada do Pacífico. “Tirei as capivaras da rua e fiz o acompanhamento até a parte segura”, conta o autônomo alertando que, nessa época do ano, é possível encontrar muita cobra ao longo da rodovia, inclusive jiboias.
Você precisa fazer login para comentar.