Geral
Prefeitura de Rio Branco inicia preparativos para a Feira do Peixe na Semana Santa

Com a proximidade da semana santa, a Prefeitura de Rio Branco deu início, nesta terça-feira (19), a organização para realização da Feira do Peixe, na capital, que acontece nos dias 27, 28 e 29 deste mês.
Além da Ceasa, maior ponto de concentração das vendas, a feira do pescado acontece simultaneamente nos mercados do Conjunto Manoel Julião, Elias Mansour, Rui Lino, Estação Experimental e no Panorama, na Regional São Francisco.

Os piscicultores virão de todos os municípios e de Rio Branco, inclusive de Rondônia e Amazonas (Amazonas) (Foto: Rodilson Bardales/Assecom)
Para o gerente operacional da Ceasa, Aércio Felipe, além da capital, a já tradicional Feira do Peixe atrai piscicultores de municípios próximos e até de outros estados como Rondônia e Amazonas.
“Aproveitando esses piscicultores, eles estão vindo de todos os municípios e de Rio Branco, inclusive de Rondônia, Boca do Acre. Nós temos piscicultores de todos esses locais e produtores também, de todas as áreas. Os locais de Rio Branco, Baixa Verde, Plácido de Castro, Custódio Freire, todos esses locais, Senador Guimard, estão vindo também para vender os seus produtos de hortigranjeiros”.

Os vendedores de hortaliças também pretendem ganhar um pouco mais (Foto: Rodilson Bardales/Assecom)
Para o peixeiro Antônio da Silva, que há 20 anos vende peixe no Manoel Julião, a expectativa é que as vendas melhorem na Semana Santa e pretende comercializar uma média de 900 a mil quilos de pescado durante a feira.
“Assim até um pouco mais, porque eu sou sozinho, faço sozinho e faço do melhor que eu puder para tratar todo mundo para sair satisfeito. A expectativa é de vender bem.”
Quem também pretende ganhar um pouco mais são os vendedores de hortaliças. José Carlos de Oliveira, que vende produtos e temperos, disse que as mudanças do clima e as altas temperaturas não favoreceram uma boa produção este ano. No entanto, garante que mesmo com os preços um pouco acima da tabela, as vendas serão boas.
“Na Feira do Peixe agora, para o final do mês, temos uma boa expectativa com a venda, que melhore. Porque é para vender o cheiro verde, o tomate, a cebola, a banana, para a Semana Santa. Então a gente espera uma melhora boa para a nossa feira, tanto para o peixe, quanto para as hortaliças”, destacou José.

Eracides: “A expectativa é que seja melhor que o ano passado” (Foto: Rodilson Bardales/Assecom)
O secretário da Seagro, Eracides Caetano, disse que toda a organização da Feira do Peixe é para receber bem não somente os produtores, mas também os clientes. A expectativa de vendas desse ano, segundo o gestor, é comercializar uma média de 150 mil quilos de pescado.
“A expectativa é que seja melhor que o ano passado. Queremos chegar em 150 toneladas de peixe à venda. Estão vindo produtores de vários municípios e também de Rondônia porque só o nosso pescado aqui não consegue atender a clientela. Temos peixes também no Elias Mansour, no Panorama e na Ceasa. Então, a partir de R$22 o quilo, vai ter peixe de todo tipo na Ceasa”.
Comentários
Geral
Deracre atua na remoção de balseiros acumulados na ponte metálica

Foto: David Medeiros/ac24horas
Equipes do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) intensificaram, na manhã desta sexta-feira, 16, os trabalhos de retirada de balseiros acumulados na ponte Juscelino Kubitschek, conhecida como ponte metálica, no centro de Rio Branco. A operação é realizada com apoio da embarcação Capitão Pedro, que atua diretamente na remoção do grande volume de troncos e galhadas concentrados nos pilares da estrutura.
Segundo informações acompanhadas ao vivo pelo repórter David Medeiros, do ac24horas, o acúmulo de balseiros na cabeceira da ponte tem dificultado a medição precisa do nível do Rio Acre, além de representar risco à estrutura e à segurança da travessia. Mesmo com chuva leve no início da manhã, as equipes seguem trabalhando de forma contínua no local.
De acordo com a Defesa Civil, às 5h18, o Rio Acre atingiu 13,90 metros, ultrapassando a cota de alerta, que é de 13,50 metros. O nível se aproxima da cota de transbordamento, o que aumenta a preocupação das autoridades e da população ribeirinha. Nas últimas 24 horas, foram registrados 23 milímetros de chuva na capital, com maior intensidade no fim da tarde de quinta-feira.

Foto: David Medeiros/ac24horas
A Coordenação Municipal de Defesa Civil informou ainda que há grande volume de chuva nas cabeceiras do rio, com níveis elevados a montante, o que pode refletir diretamente no aumento do nível em Rio Branco nas próximas horas. A previsão é de que toda essa água chegue à capital ao longo do dia.
A previsão do tempo para esta sexta-feira indica um dia quente e abafado, com chuvas pontuais ao longo do dia. Também há expectativa de chuva para o fim de semana, o que mantém o estado de alerta das equipes de monitoramento.
Comentários
Geral
Brasileia divulga resultado preliminar de processo seletivo da Educação

A Prefeitura de Brasileia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (16) o resultado preliminar do processo seletivo simplificado para contratação temporária de servidores que irão atuar na rede municipal de ensino.
O certame contempla diversos cargos, com destaque para Agente Educacional em diferentes localidades da zona rural, Profissional de Apoio à Educação Especial, Oficineiros (nas áreas de artes, informática, música, capoeira e natação), além de assistente social, psicólogo e nutricionista, incluindo candidatos classificados e cadastro de reserva.
Entre os cargos com maior número de classificados está o de Profissional de Apoio à Educação Especial – zona urbana (40 horas), que registrou ampla concorrência e pontuações que chegaram a 100 pontos. Também foram divulgados os resultados para Agentes Educacionais em localidades como KM 17, KM 19, KM 26, KM 52, KM 59, KM 67, KM 75 e KM 84.
Comentários
Geral
Defesa Civil do Acre mantém alerta máximo com risco de transbordamentos nos rios
Chuvas intensas elevam níveis dos rios; monitoramento é feito a cada três horas e protocolos de emergência já foram acionados

Foto: Sérgio Vale
A Defesa Civil do Estado do Acre mantém alerta máximo e intensificou o monitoramento dos principais rios diante do aumento das chuvas e da previsão de novos volumes elevados nas próximas semanas. O acompanhamento dos níveis é realizado a cada três horas, inclusive com medições manuais em pontos onde sistemas automáticos apresentam falhas.
Segundo o coordenador de Gestão de Risco e Desastres, Pedro Teixeira, as chuvas nas cabeceiras têm contribuído diretamente para a elevação do Rio Acre, com tendência de subida e possibilidade de transbordamento em Rio Branco, Xapuri, Epitaciolândia e Brasiléia. Apenas nessas duas últimas cidades, os volumes de chuva chegaram a até 128 milímetros em uma única noite.
Na região do Juruá, municípios como Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo e Rodrigues Alves também seguem sob monitoramento reforçado. Diante do alto risco hidrológico, a Defesa Civil já acionou protocolos de resposta junto às prefeituras, com preparação de abrigos e equipes para atendimento emergencial.
As previsões indicam novos episódios de chuva intensa, com acumulados entre 70 e 150 milímetros nas próximas semanas. A população ribeirinha deve permanecer atenta às orientações das autoridades e comunicar qualquer situação de risco.

Você precisa fazer login para comentar.