Acre
Prefeitura de Rio Branco inicia Campanha contra as Arboviroses na capital
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), abriu oficialmente, na manhã desta quarta-feira (07), a campanha contra o mosquito da dengue e outras arboviroses, como a Zika e o Chikungunya.
A abertura da campanha foi realizada no bairro São Francisco, com entrega simbólica de tabletes e equipamentos para os agentes de endemias.
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Socorro Martins, o foco da campanha, apesar dos esforços dos agentes e da redução significativa dos registros da doença na capital, é intensificar ainda mais as ações de combate ao mosquito e promover campanhas educativas nas escolas e casas de todos os bairros.
“A campanha inicia nesse período que começa muita chuva. É um período que a tendência é aumentar o número de casos e nós queremos alertar a população para esse momento, colocar nossos agentes para fazer uma intensificação de visitas, de orientação mesmo para a população, disponibilizar material para os agentes, para as escolas. Então, nós vamos estar trabalhando com a força-tarefa, com as escolas, nossos agentes, nossas equipes de agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, toda a equipe da saúde. Todos unidos para evitar que nós possamos ter uma epidemia por dengue ou até mesmo surtos da doença”, disse.
Para Eliana Pereira, que é a coordenadora da divisão de endemias e pessoal de campo da Semsa, essa campanha deverá ser direcionada a princípio onde há o maior número de registros, ou seja, nos bairros que compreendem a parte alta da cidade.
“Vai ser um trabalho direcionado para as áreas onde a infestação pelo mosquito é mais alta, um trabalho casa a casa. Estamos fazendo a entrega desses equipamentos, uma ferramenta para facilitar o trabalho dos nossos agentes em campo, que é o uso de tablets, e também, nessa ocasião, nós estamos fomentando a educação em saúde com a distribuição de cartilhas para as crianças da nossa rede de ensino, tanto as crianças, começando pela educação e os professores nas escolas, a trabalhar a temática e contribuindo também para esse combate ao mosquito”.
Já o aluno Renan Vitor de Souza, de apenas 6 anos, e que estuda na escola Luiza Carneiro Dantas, deu uma verdadeira aula sobre como evitar a proliferação do mosquito da dengue e fez um alerta.
“Não podemos deixar a caixa de água aberta, pois os mosquitos irão colocar os ovos, são milhares. A dengue é perigosa e pode levar a morte. Eu só estou dando a dica”, ressaltou.
De forma lúdica e criativa, os alunos da escola infantil, participaram de uma apresentação do mosquito da dengue, aprenderam sobre os cuidados com o lixo e objetos que podem acumular água parada, se transformando em criadouros, e receberam ainda cartilhas com orientações para evitar a proliferação do Aedes aegypti.
Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC
Comentários
Acre
Polícia Militar prende foragido acusado de espancar e manter companheira em cárcere privado em Sena Madureira
Policiais militares do 8º Batalhão da Polícia Militar (8º BPM) prenderam Sebastião Silva do Nascimento, de 49 anos, acusado de espancar e manter a própria companheira em cárcere privado na zona rural do município. A prisão ocorreu no ramal do Mucuripe, região do projeto Joaquim de Matos.
Segundo informações da polícia, o suspeito já responde pelo crime de homicídio e estava foragido da justiça. A vítima foi mantida em cárcere privado por dois dias e sofreu diversas agressões, principalmente no rosto. Após conseguir escapar, ela buscou ajuda com um vizinho, que acionou imediatamente a Polícia Militar.
A ocorrência foi atendida pelas patrulhas Maria da Penha e Rural. No momento da abordagem, Sebastião do Nascimento não reagiu à prisão. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Sena Madureira para os procedimentos legais e deverá ser transferido ao presídio, onde ficará à disposição da justiça.
A ação reforça o compromisso das forças de segurança no combate à violência doméstica e na captura de foragidos da justiça.
Comentários
Acre
Epitaciolândia promove primeiro encontro do Alto Acre com o grupo de Fibromialgia
Nesta quinta-feira, Epitaciolândia deu um passo significativo ao realizar o primeiro encontro com o grupo de Fibromialgia da região. Este evento representa um pontapé́ inicial crucial para o cuidado de um público que necessita de atenção e apoio especializado.
Além das palestras informativas, foram realizadas atividades práticas que visam promover o bem-estar físico e emocional. O evento contou com a presença de profissionais da saúde (fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, assistente social e educador físico), que esclareceram dúvidas e ofereceram orientações sobre cuidados e tratamentos disponíveis.
Este primeiro encontro é apenas o início de uma série de ações que buscam sensibilizar a comunidade sobre a fibromialgia e garantir que os afetados pela condição recebam o suporte necessário. Com essa iniciativa, Epitaciolândia reafirma seu compromisso em cuidar da saúde e bem-estar de todos os seus cidadãos, criando um ambiente mais acolhedor e solidário.
Você precisa fazer login para comentar.