Conecte-se conosco

Flash

Prefeitura de Epitaciolândia realiza eleição para Gestor Escolar quadriênio 2023/2026

Publicado

em

SEMED – ASSEMCOM

A Prefeitura de Epitaciolândia através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu o processo eleitoral democrático para o biênio 2023/2026, que elegeu gestores escolares da rede municipal de ensino. A votação ocorreu nesta quinta-feira, 10, em todo o município, tendo participado alunos maiores de 12 anos, pais ou responsáveis, professores e funcionários.

Antes do processo eleitoral foi formada uma Comissão Coordenadora Municipal por membros da Secretaria de Educação, que avaliaram e acompanharam todo o processo eleitoral para a escolha dos dirigentes. No dia das eleições a comissão organizadora municipal, orientou outra comissão eleitoral escolar, composta por pais, professores e alunos para fiscalizar e garantir que o processo acontecesse dentro dos critérios estabelecidos.

Segundo a Secretária Municipal de Educação Eunice Maia Gondim, uma gestão democrática ocorre quando há participação coletiva nas decisões.

“É preciso compartilhar o poder e as decisões.  Para tanto, o processo eleitoral ocorreu em 9 unidades escolares de forma sistematizada e transparente.  Foi excelente. Estamos avançando cada vez mais. Que os planos dos gestores eleitos possam contribuir  significadamente  para a qualidade do ensino. Parabéns a todos os gestores eleitos e sucesso na nova caminhada”,  afirma.

Confira a lista dos Gestores eleitos:

Escola de Educação Infantil Cosma de Azevedo Marques

Gestora – Francisca das Chagas

Escola de Educação Infantil Pequeno Príncipe

Gestora – Deuzenir Rodrigues Chaves

Escola de Educação Infantil Maria da Conceição de Oliveira

Gestora – Jhonier Kelly Thomaz

Escola de Educação Infantil Sebastião Brandão do Nascimento

Gestora – Sandra Maria Carlos Idoino

Escola de Ensino Fundamental José Hassem Hall Filho

Gestora – Fabiana Ribeiro

Escola de Ensino Fundamental Bela Flor

Gestora – Maria Gorete Freitas da Silva

Escola de Ensino Fundamental Raimunda da Cunha Aires

Gestora – Sandra Elisa Soaldini

Escola de Ensino Fundamental João Pedro da Silva

Gestora – Jaciane da Silva Santos Calixto

Escola Rural de Ensino Fundamental Presidente Castelo Branco

Gestora – Herlen Nara Tavares da Silva

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Rio Branco concentra quase 90% dos casos de aids do Acre e lidera taxa de detecção entre capitais

Publicado

em

Foto: Reprodução Agência Brasil

Dados do Ministério da Saúde apontam avanço da doença e aumento da mortalidade no estado na última década

Rio Branco concentrou a maior parte dos casos de aids registrados no Acre em 2024 e aparece entre as capitais brasileiras com as maiores taxas de detecção da doença. De acordo com dados do Ministério da Saúde, divulgados em dezembro de 2025, a capital acreana contabilizou 114 casos no período, com taxa de detecção de 29,4 casos por 100 mil habitantes, índice bem acima da média estadual.

No mesmo ano, o Acre registrou 129 notificações de aids, o que significa que quase 90% dos casos ocorreram em Rio Branco, evidenciando a centralização da epidemia na capital. Em 2025, o número total de registros no estado caiu para 83 casos, indicando uma redução no volume absoluto, embora os desafios no controle da doença permaneçam.

Os dados também revelam um cenário preocupante em relação à mortalidade. Entre 2014 e 2024, enquanto o Brasil apresentou uma queda de 37% na taxa padronizada de mortalidade por aids, o Acre registrou aumento de 34,8%, figurando entre as quatro unidades da federação com crescimento desse indicador.

Outro ponto de alerta é o avanço da taxa de detecção no estado. Em uma década, o Acre teve aumento de 65,9%, um dos maiores do país. Em 2024, a taxa estadual foi de 14,6 casos por 100 mil habitantes, enquanto Rio Branco apresentou índice praticamente duas vezes maior, reforçando o papel da capital como principal foco da doença no estado.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Brasiléia analisa projeto de regularização fundiária do Bairro Nazaré

Publicado

em

Reunião tratou do avanço do REURB, que garante segurança jurídica a centenas de moradores do núcleo urbano informal

A Prefeitura de Brasiléia realizou, na última quarta-feira (21), um encontro técnico na sede do setor de Tributação, Arrecadação e Fiscalização do município para análise do projeto de Regularização Fundiária Urbana (REURB) do núcleo urbano informal do Bairro Nazaré.

Durante a reunião, foi destacada a importância do avanço no processo de regularização fundiária da área, considerada essencial para garantir segurança jurídica aos moradores e demais envolvidos, além de promover a organização urbana e o acesso a direitos básicos.

Participaram do encontro o gerente de Tributação, Arrecadação e Fiscalização do município, Luciano Augusto; a secretária municipal de Meio Ambiente, Liane Chaves; o economista da Secretaria de Planejamento, Nevisson Tavares; a secretária municipal de Assistência Social, Suly Guimarães; o consultor em Engenharia Civil, Anselmo Ricardo; o representante da Secretaria Municipal de Obras, Jefferson Luis Araújo; a consultora em Arquitetura, Leovânia Moraes; e Felipe Braga, da empresa Braga Consultoria e Serviços LTDA.

Apesar da relevância da iniciativa, a ação teve pouca divulgação institucional, mesmo beneficiando centenas de moradores com a regularização definitiva do bairro, que teve origem a partir de uma ocupação irregular e agora caminha para a legalização fundiária.

Comentários

Continue lendo

Flash

Suspeito é preso com pacotes de cocaína escondidos em isopor em Sena Madureira

Publicado

em

Homem se passava por entregador para transportar drogas no bairro Cafezal

Policiais militares do 8º Batalhão prenderam em flagrante um homem que transportava 24 pacotes de uma substância esbranquiçada, supostamente cocaína, com peso aproximado de 254 gramas. A droga estava escondida dentro de um isopor utilizado, aparentemente, para entrega de produtos.

A prisão ocorreu após equipes do Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva e Saturação receberem informações de que o suspeito estaria circulando pelo município disfarçado de entregador, utilizando o recipiente para ocultar o material ilícito.

A abordagem foi realizada na Rua Boulevard Cafezal, no bairro Cafezal, em Sena Madureira. Durante a verificação do isopor, os policiais encontraram os pacotes do entorpecente.

Após a ação, o suspeito foi preso e encaminhado, juntamente com a droga apreendida, à Delegacia de Polícia Civil de Sena Madureira, onde foram adotadas as providências cabíveis.

Comentários

Continue lendo