fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Prefeitura de Brasiléia recupera mais de 500 quilômetros de ramais em 2023

Publicado

em

Buscando garantir aos moradores e produtores rurais, acesso às comunidades, escoação da produção agrícola e do extrativismo (Castanha e Borracha), a prefeitura de Brasiléia tem intensificado os trabalhos de recuperação, piçarramento, limpeza e abaulamento de ramais.

Com a terceira maior malha viária de ramais do estado, chegando a mais de 2.200 quilômetros de estradas vicinais, a prefeitura de Brasiléia não tem parado, garantindo acesso de inverno a verão, onde muitos lugares fazem divisa com os municípios, Assis Brasil, Sena Madureira, Xapuri e Epitaciolândia.

Neste ano de 2023 de acordo com os dados da Secretaria Municipal de Obras que tem como Secretário Francisco Lima, foi informado que prefeitura de Brasileia alcançou um marco significativo ao recuperar 520 quilômetros de ramais, melhorando o acesso e a conectividade das comunidades locais trazendo inúmeros benefícios importantes para o homem do campo.

São ramais que cortam assentamentos do INCRA, áreas de responsabilidade do Governo do Estado, Reserva Extrativista Chico Mendes (Que depende de autorização do ICMBio) e área do município.

Este ano o Governo do Estado por meio do Departamento de Estrada e Rodagens do Acre (DERACRE), e prefeitura de Brasiléia, celebraram o convênio no valor de R$ 500 mil reais.

A Prefeitura do município também investe com recursos próprios em equipes de ramais e pontes, linha de bueiros, combustível e manutenção do maquinário para recuperação desses ramais.

Nesta semana, pelo menos quatro frentes de trabalhos, estão acontecendo nos ramais KM 17, e entre os ramais do KM 18 e 19 (Ramal da Electra), e no  Ramal do KM 59 depois da ponte sobre o Rio Xapuri área de Reserva Extrativista (Resex), onde a Prefeitura de Brasiléia recebeu recentemente autorização do ICMBio para fazer o melhoramento no ramal.

“A recuperação de mais de 500 quilômetros de ramais em 2023, representa o nosso compromisso da prefeitura de Brasiléia com a infraestrutura local. Nossa gestão tem dedicado grandes esforços para tornar nossos ramais trafegáveis, enfrentando desafios, especialmente por possuirmos a segunda maior malha viária do estado. Com a chegada do período invernoso, estamos atuando na remoção dos pontos críticos, reconhecendo a importância desta iniciativa para garantir trafegabilidade na zona rural”, destaca a prefeita Fernanda Hassem.

O agricultor Sr. Tonheiro fala sobre os benefícios dos investimentos da Prefeitura de Brasiléia na Comunidade.

“Estou muito feliz em receber as máquinas da Prefeitura de Brasiléia aqui no nosso ramal que traz muitos benefícios para nós. Eu por exemplo, por causa da idade, estava com dificuldades para sair de casa e muitas vezes quando dava um sereno o carro já não entrava no ramal para vim me buscar ou deixar na cidade. Não sou eu, mas toda a comunidade aqui do ramal, estamos satisfeitos e agradecidos com o trabalho da prefeitura de Brasiléia em nome da Prefeita Fernanda Hassem”, disse.

Elielton Pinheiro, enfatiza os trabalhos realizados pela Prefeitura de Brasiléia na comunidade onde mora.

“Eu, como morador dessa comunidade e desse ramal, tenho que reconhecer as melhorias feitas pelos maquinários da prefeitura de Brasileia através da Secretaria de Obras, no nosso ramal e agora também é possível escoar a nossa produção também”, pontuou.

Elielton Pinheiro, enfatiza os trabalhos realizados pela Prefeitura de Brasiléia na comunidade onde mora.

“Eu, como morador dessa comunidade e desse ramal, tenho que reconhecer as melhorias feitas pelos maquinários da prefeitura de Brasileia através da Secretaria de Obras, no nosso ramal e agora também é possível escoar a nossa produção também”, pontuou.

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Movimento Mulheres Progressistas Acre visita municípios

Publicado

em

O Movimento Mulheres Progressistas Acre esteve em agenda especial nesse último final de semana na região do Alto Acre. As cidades de Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia puderam ver que o futuro chegou e está sendo consolidado através de palestras e oficinas voltadas para o gênero feminino. Nos três municípios aconteceram muitas filiações de mulheres e ao final, houve sorteio de brindes para quem estava presente.

A presidente do Movimento Mulheres Progressistas, Nazaré Sousa, afirmou que “a ação vai acontecer em todas as cidades do Acre, estamos com essa missão de organizar o movimento de mulheres em todos os municípios, sempre com o apoio do vice-presidente do nosso partido, Lívio Veras, que ajuda constantemente o movimento”.

Na cidade de Epitaciolândia a oficina teve a presença do pré-candidato a prefeito do PP, Everton Soares, que declarou ser importante empoderar mulheres. A presidente do Movimento Progressista em Epitaciolândia, Marizete Matias, relatou que “o município precisa fortalecer o movimento de mulheres na política. A presidente do Movimento Mulheres Progressistas Acre, Nazaré Sousa, está de parabéns por fortalecer o movimento de mulheres.

A oficina ministrada pela palestrante Paula Luane busca despertar a mulher para a importância do envolvimento em questões políticas, onde muitas estão ausentes. A psicóloga Ana Letícia, representante do movimento Afro e mulher negra participou do encontro, juntamente com uma grande equipe de mulheres.

Em Brasiléia, um grande número de mulheres participou da oficina. Novas filiações foram realizadas, consolidando o pensamento de empoderamento feminino. A prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem participou do evento e destacou que “as mulheres edificam não só o lar, mas uma sociedade e todo lugar em que se está, esse é o nosso papel, o debate sobre a mulher na política é importante”.

Em Assis Brasil, mais um grande grupo de mulheres esteve presente no encontro, que teve a participação da presidente do Movimento de Mulheres Progressistas de Assis Brasil, Gleiciane, e a vice-presidente da comissão municipal do Progressista, Chiquinha. “Hoje vemos muitas mulheres fazendo parte da gestão do Governador Gladson Cameli, que valoriza nossa força de trabalho, diante disso, nós temos que nos envolver mais nas questões políticas. Essa oficina desperta a mente de todas nós para contribuir ainda mais”, destacou a presidente. (Ascom Movimento Mulheres Progressistas Acre)

Comentários

Continue lendo

Flash

Cachorro da raça Pitbull é assassinado no interior do Acre; tutora pede justiça

Publicado

em

A autônoma Daniele Souza utilizou as redes sociais para expressar sua indignação pela morte de Shangay, um cachorro da raça Pitbull de 9 anos. O animal foi assassinado na madrugada desta segunda-feira, 13, no município de Jordão.

Com tristeza e revoltada com o que aconteceu, Souza pede justiça para o amigo de quatro patas.
“Meu companheiro fiel, que nunca fez mal a ninguém, foi covardemente morto a tiro, deixando-me de coração partido e enraivecido pela impunidade que cerca esses atos praticados por gente tão cruel”, disse.

Em mensagem enviada ao NH, Dani encaminha o print de uma mulher que escultou os tiros. “Eu cheguei a ouvir o disparo, mas eu não imaginava que seria isso! No momento que aconteceu, eu pensei que os policiais iriam passar pra ver o que tinha acontecido, mas não passou nada, só ouvi uma moto, que passou bem rápido. Pelo barulho, fiquei com medo de abrir a janela pra ver o que era”.

A tutora disse que o animal era castrado e não oferecia perigo. “Como estava com um Pastor Alemão, os dois brigavam muito, ele ficou com a minha sogra, mas dava toda assistência. Peço JUSTIÇA para o meu amado amigo e para todos os animais indefesos que sofrem ou sofreram maus-tratos”.

Daniele cita leis que, segundo ela, só funcionam na teoria. “Não podemos permitir que esse tipo de violência continue impune em nossa sociedade. As autoridades devem agir com firmeza para identificar e punir na forma das leis Federal e Estadual (14.064/20 |4.177/23) os responsáveis por esse ato covarde. Solicito humildemente, que as leis de proteção aos animais sejam aplicadas com rigor e que o culpado seja responsabilizado pelo crime que cometeu”.

A mulher termina o desabafo dizendo que Shangay não merecia esse destino cruel. “É meu dever lutar por justiça em seu nome. Apelo às autoridades competentes para que possam agir com rapidez e eficiência neste caso, garantindo que a justiça seja feita e que meu amigo receba o respeito e a dignidade que ele merece.
Não podemos permitir que a violência contra animais seja ignorada ou minimizada. Eles são seres sensíveis que merecem nosso amor, cuidado e proteção”.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Epitaciolândia inaugura nova Escola José Joaquim Meireles na Associação Wilson Pinheiro II construída com RP

Publicado

em

Fazendo parte das atividades em comemoração aos 32 anos de emancipação político-administrativa de Epitaciolândia, o prefeito Sérgio Lopes acompanhado do Secretário de Educação Raimundo Nonato da Silva Gondim, Hiamar Pinheiro Secretária de Obras, Regiane Moreira Secretária de Administração, Jamiele Albuquerque Secretária de Assistência Social, Vereadores Pantico da Água, Marco Ribeiro e Rosimar Menezes entregou na manhã deste sábado, 11, mais uma escola na zona rural construída com recursos próprios. Forram investido o valor de R$ 300 mil reais para edificação de um prédio misto construído com em alvenaria e madeira de uso legal.

A Escola Municipal do Campo José Joaquim Meireles situada no Ramal Esperança na Associação Wilson Pinheiro, o novo prédio conta com 5 salas sendo 3 de aula, climatizadas, cozinha ampla, brinquedoteca, 2 banheiros com chuveiro além de uma dispensa na área da cozinha, um pátio amplo, no momento a escola atenderá 70 alunos, a estrutura funcional é composta por 3 professores, 1 merendeira, 2 motoristas e 2 monitores e Poço artesiano.

O que disseram:

Sentimento de Gratidão, assim definiu a professora Marcia Moura ao receber a nova Escola José Joaquim Meireles.

“Hoje o sentimento é de gratidão, nós iniciamos o trabalho aqui com a infraestrutura não favorável, mas hoje nós recebemos uma estrutura de altíssima qualidade, com salas de aula com condições para receber os nossos alunos, e assim podermos oferecer um ensino de qualidade para nossa comunidade.” Destacou a professora.

Para o Líder da Comunidade Severino Silva, essa obra demonstra o carinho e o compromisso que o prefeito Sérgio Lopes tem com os moradores da Reserva Extrativista Chico Mendes.

“O momento hoje é de muita gratidão. porque o que a gente tinha aqui na comunidade era uma escola muito pequena com 60 e poucos alunos que não tinha condição de dar aula com qualidade, com a situação precária da estrutura as crianças não estariam aprendendo o tanto que teria que aprender, então o momento hoje é de muita alegria, por isso, queremos em nome de toda a comunidade agradecer todas as pessoas que ajudaram agradecer também a comunidade pelo apoio e agradecer e em especial ao prefeito por tudo que ele faz pelas comunidades rurais e principalmente pelo carinho e i compromisso com os moradores da Reserva Extrativista Chico Mendes.” Disse o Senhor Silva.

Para o prefeito Sérgio Lopes, sempre que a gestão investe na educação está criando mecanismos sólidos para o avanço de toda a sociedade.

“Para nós é uma alegria muito grande cada obra que conseguimos executar e entregar para a sociedade, principalmente uma obra na educação, ela tem um sentido especial, estou aqui feliz, mas ao mesmo tempo carregado de emoção, pois é uma conquista para comunidade aqui da Reserva Extrativista Chico Mendes, lembrando que nós estamos inaugurando essa obra a Escola Municipal do Campo José Joaquim Meireles, uma escola com uma excelente estrutura toda climatizada, vamos montar aqui um laboratório de informática, nós estamos realizando tudo isso porque nós acreditamos de fato que a educação é o mecanismo mais sólido mais robusto de avanço de uma sociedade de conquista de um povo.” Pontuou Lopes.

Comentários

Continue lendo