Geral
Prefeitura de Brasiléia realiza Saúde Itinerante na Zona Rural
A Prefeitura de Brasiléia através da Secretaria de Saúde realizou no sábado, 29, mais uma edição do Saúde Itinerante no KM 84, comunidade Tojal.
Uma equipe de 25 profissionais da Saúde estiveram na comunidade levando atendimento médico, exames de PCCU, testes rápidos, vacinação, entrega de medicamentos e palestras para a comunidade.
Além desses, a Prefeitura ofereceu cortes de cabelo gratuitamente através do Programa “Criança Feliz” e recreação para as crianças. Um torneio de futebol foi organizado pela comunidade mobilizando moradores de diversos locais.
Edilson Ferreira da Silva, um dos moradores mais antigos agradeceu o empenho da prefeitura.
“Eu estou muito satisfeito, muito honrado e agradeço pelo esforço e boa vontade da prefeita de ajudar nossa comunidade. Eu agradeço a Deus, e que ela seja uma mulher sempre guerreira e olhe para toda população de Brasileia”, disse.
Uma das lideranças da comunidade, Ivanildo dos Santos, mais conhecido como Tojal, falou sobre e importância da ação e do trabalho que a Prefeitura começou a fazer no ramal.
“Pra mim é um sonho. Além desses médicos, as máquinas estão aqui trabalhando no nosso ramal e isso muda a vida da gente. Eu agradeço a Prefeita, Fernanda Hassem, os vereadores e todos que estão ajudando nossa comunidade”, falou.
Erinaldo de Azevedo Maciel, participou do Campeonato na comunidade e ressaltou o compromisso da prefeitura com a comunidade.
“Fazia muito tempo que não tinha atividade como essa nesse ramal, então isso só demonstra o compromisso que a prefeita tem, de querer mudar a realidade do nosso município. A comunidade está motivada e se sente respeitada”, falou.
O Secretário de Saúde, Francisco Borges, falou sobre as ações que estão sendo realizadas na zona rural.
“Essa ação foi planejada no inicio do ano, e chegar numa comunidade de difícil acesso exige um esforço da nossa equipe. A gente fica feliz com o grande número de pessoas que estão aqui, e até moradores de Sena Madureira vem ser atendidos, e como profissional da saúde a gente se sente realizado”, disse.
A Prefeita, Fernanda Hassem, falou sobre as ações realizadas na comunidade do KM 84.
“É um dia muito importante para a gestão, poder está aqui trazendo investimento para a comunidade do KM 84, na residência do Tojal, e vendo a quantidade de pessoas tanto daqui do ramal, quanto da margem. Essa é a quarta vez que trazemos atendimento médico nessa comunidade, uma equipe completa da saúde. Os moradores relataram o abandono vivido na gestão passada, e nosso compromisso é trazer saúde, garantir a trafegabilidade do ramal e a expansão do Luz Para Todos. Eu fico muito orgulhosa de poder trazer esses investimentos, com recurso próprio, é recurso da Prefeitura voltando para o povo. Meu sentimento é de gratidão”, finalizou a Prefeita.
Comentários
Geral
SEE atua para que medidas sejam adotadas após morte de vigilante

Foto: Mardilson Gomes/SEE
A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) emitiu nota pública na manhã desta segunda-feira, 7, para lamentar o trágico episódio ocorrido na Escola Maria Raimunda Balbino, situada no bairro Palheiral, em Rio Branco. Durante uma tentativa de assalto à unidade de ensino, o vigilante Raimundo de Assis Souza Filho, de 52 anos, morreu.
De acordo com informações preliminares, dois indivíduos armados invadiram a escola com o objetivo de subtrair a arma do profissional.
“A SEE reafirma seu compromisso com a segurança da comunidade escolar e está atuando de forma integrada com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado (Sejusp) e autoridades pertinentes para que todas as medidas cabíveis sejam adotadas com rigor, celeridade e transparência”, diz a nota assinada pelo gestor da SEE, Aberson Carvalho.
O órgão garante estar acompanhando os desdobramentos da ocorrência e contribuindo com as investigações. “Ao mesmo tempo, em que mantemos a prioridade no cuidado com os estudantes, professores e demais profissionais da Educação, reafirmando a escola como um espaço de aprendizado, proteção e cidadania. Neste momento de dor, nos unimos à família, aos amigos e colegas para expressar nossa solidariedade e profundo respeito”, conclui Carvalho.
Comentários
Geral
Adolescente indígena de 14 anos é torturado com palmatória por tribunal do crime no Acre
PM resgata vítima em Tarauacá após suspeitos aplicarem “justiçamento” por furto de shampoo; um criminoso foi preso e outro fugiu para o rio
Um adolescente indígena de 14 anos, da etnia Huni Kuí/Kaxinawá, foi torturado com 15 golpes de palmatória nas mãos por integrantes de uma facção criminosa em Tarauacá, interior do Acre. O caso ocorreu na última sexta-feira (4), no bairro Senador Pompeu, e só foi interrompido após uma ação da Polícia Militar, que resgatou o jovem em meio ao suposto “julgamento”.
A operação foi deflagrada após denúncia da inteligência policial, que alertou sobre o sequestro do menor para um suposto ritual de disciplina na casa de um homem conhecido como “Branco”. Ao chegarem ao local, os policiais surpreenderam os criminosos, que pularam no Rio Tarauacá para escapar.
Tortura por um shampoo e fuga com revólver
O adolescente, identificado como I.J.S.S.K., contou à PM que foi capturado por um homem chamado Arão e levado à residência de “Branco”, onde cerca de sete pessoas participaram da sessão de tortura. O motivo? Ele foi acusado de roubar um shampoo do banheiro de uma mulher do bairro.
Segundo o relato, os criminosos ligaram para um superior (chamado de “geral”), que ordenou a punição com palmatória — instrumento de madeira usado para castigos físicos. O jovem levou 15 golpes nas mãos antes da intervenção policial.
Na fuga, os suspeitos abandonaram um revólver, a palmatória e 5 gramas de maconha. Evanildo Aguiar Lisboa, o “Arão”, foi preso, enquanto Joel de Oliveira Davi, o “Branco”, escapou armado.
Histórico de violência do grupo
A PM informou que Arão já participou de outros “justiçamentos”, incluindo um caso em que arrancou o dedo de um homem identificado como Thiago, acusado de furtos e uso de drogas.
O caso expõe a atuação de tribunais do crime no interior do Acre, onde facções impõem punições brutais por supostas infrações. A polícia segue em busca de “Branco” e investiga a rede criminosa por sequestro, tortura e posse ilegal de arma.
Comentários
Geral
Segurança aponta redução de 29,31% nas mortes violentas intencionais

Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
Dados divulgados nesta segunda-feira, 7, pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), indicam uma redução em números de diversos tipos de crimes nos três primeiros meses deste ano de 2025, comparados ao mesmo período de 2024.
Os dados revelam a queda de 29,31% de mortes violentas intencionais no estado e de 33,33% em Rio Branco (AC). O estudo foi elaborado pela Diretoria de Inteligência da pasta.
Outro dado relevante é a diminuição de 19,29% de roubos no estado e 18,51% em Rio Branco. Os furtos também apresentaram uma redução de 4,43% no estado e 6,55% em Rio Branco.
No caso específico dos roubos de veículos, o Acre apresentou uma redução de 16% nas ocorrências, e 24% dos veículos roubados ou furtados foram recuperados em 2025, o que mostra um avanço no rastreamento e recuperação de bens furtados.
Em relação a crimes contra a mulher, as estatísticas também são positivas. O número de registros de crimes relacionados à Lei Maria da Penha diminuiu em 14% no estado e 12% em Rio Branco.
Com informações da Agência de Notícias do Acre
Você precisa fazer login para comentar.