Acre
Prefeitura de Brasileia realiza debate sobre desenvolvimento regional no Alto Acre
Empresários, autoridades políticas e membros da sociedade civil organizada de Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri lotaram na tarde de sexta-feira, 16, o auditório do Centro Estadual de Educação Permanente (Cedup) para participar do Encontro com Empreendedores e Lideranças de Brasileia, evento que foi promovido pela prefeitura do município e Associação Comercial de Epitaciolândia e Brasileia, em parceria com diversas instituições.
Em pauta estiveram assuntos como comércio exterior, ICMS, incentivos fiscais, desenvolvimento econômico, Zona Franca Verde, ordenamento territorial, entraves burocráticos, qualificação profissional e agronegócio. Essas e outras questões estão sendo levantadas pelo Projeto Arco do Desenvolvimento, que foi proposto pela Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac) e que resultará em um Plano de ação para o desenvolvimento local.
A prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem, avaliou como positiva a reunião e comentou que os desafios são grandes. “Foi um encontro bem representado por empresários e lideranças de Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri, que pontuaram muito bem seus anseios e dificuldades. Agora precisamos sentar e traçarmos mecanismos para que possamos superar todas as dificuldades, tanto financeiras, como administrativas e tributárias”, ressaltou.
A gestora enalteceu o empenho da Federação das Indústrias para colocar em evidência uma discussão de tamanha relevância para o desenvolvimento da região do Alto Acre e do Estado. “Para que a tenhamos um Estado consolidado, município consolidado e empresários consolidados, precisamos ter uma cidade organizada, limpa e bem estruturada, onde as pessoas tenham iniciativa e confiança de investir. Temos que avançar em vários pontos e agradeço também a todas as instituições que estão colaborando com esta proposta e a Associação Comercial de Brasileia e Epitaciolândia por enxergarem em nossa cidade um potencial econômico a ser explorado”, assinalou a prefeita.
“Essa proposta que estamos levando aos municípios visa fazermos uma ordenação do que é essencial e quais problemas precisam de respostas mais urgentes para que possamos consolidar essa relação com os países vizinhos. Brasileia e Epitaciolândia são municípios estratégicos e justamente por isso viemos aqui para ouvir os empresários locais, pois quem vive a situação de dificuldade pode muito bem nos dar o caminho para a solução”, destacou o presidente da Fieac, José Adriano Ribeiro.
O presidente da Federação das Indústrias reforçou que outros municípios do Estado também terão a oportunidade de debater os importantes temas que já foram abordados em Brasileia e Assis Brasil. “Vamos levar essa mesma discussão para outras cidades, para que possamos chegar a um denominador comum e então levarmos às autoridades para encaminharmos as soluções necessárias para alavancarmos o desenvolvimento”, acrescentou José Adriano.
Atendendo convite da Fieac, o coordenador regional da Suframa, Renato José dos Santos Filho, compareceu ao evento e avaliou como fundamental a presença da Superintendência da Zona Franca de Manaus no Encontro com Empreendedores e Lideranças de Brasileia.
“A missão da Suframa é promover e propiciar o desenvolvimento regional e viemos na intenção de sugerir e explicar aos empresários em que área a Suframa atua, em que pode ajudar tanto empresários como município, oferecendo, por exemplo, incentivos fiscais. Muitas pessoas desconhecem o trabalho da Suframa. Vários empresários da região têm direito a benefícios fiscais e não são favorecidos por falta de informação. Então é essencial essa proximidade da Suframa com a Fieac e associações comerciais dos municípios do Estado”, salientou Renato Filho.
O secretário de Indústria e Comércio, deputado Sibá Machado, lembrou os diversos investimentos que a região já recebeu nos últimos anos e garantiu que o governo do Estado tem trabalhado de forma incansável para buscar recursos e investidores para a região.
As instituições que estão conduzindo este projeto são Fieac, Fecomércio, Acisa, Federacre, Sedens, Sebrae, Mapa, Suframa, Sescap, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Conselho Regional de Administração (CRA-AC), Junta Comercial, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Crea e Associação dos Engenheiros do Acre. Também participaram do encontro representantes e diretores de sindicatos industriais do Estado, além dos deputados estaduais Antônio Pedro e Leila Galvão.
Texto: Assessoria Fieac / Fotos: Alexandre Lima / Vídeo: Marcus José
Comentários
Acre
Diferença de R$ 2 no litro do combustível leva brasileiros a abastecer na Bolívia e causa filas em Cobija
Motoristas de Epitaciolândia e Brasiléia cruzam a fronteira em massa para comprar combustível mais barato; cidadãos pandinos reclamam de logística afetada

O movimento intenso de veículos brasileiros em busca de combustível mais barato é um fenômeno recorrente na fronteira, se intensificando nos últimos dias. Foto: captada
A diferença nos preços dos combustíveis entre o departamento de Pando, na Bolívia, e as cidades acreanas de Epitaciolândia e Brasiléia tem causado um aumento expressivo nas filas dos postos de abastecimento em Cobija. Com o preço mais baixo do lado boliviano, motoristas brasileiros estão atravessando a fronteira em massa, gerando atrasos no atendimento e reativando uma dinâmica transfronteiriça que coloca novos desafios econômicos e logísticos na região.
Cidadãos pandinos manifestaram preocupação com a demora no abastecimento, já que as empresas locais não estavam preparadas para a alta repentina na demanda. Alguns bolivianos têm protestado contra os atrasos, que alteraram toda a logística de distribuição de combustível na cidade.

Preço mais baixo em Pando atrai motoristas de Epitaciolândia e Brasiléia; movimento intenso pressiona postos e gera atrasos no atendimento. Foto: captada
A diferença de até R$ 2 por litro nos preços dos combustíveis entre o Acre e o departamento boliviano de Pando tem levado motoristas brasileiros a cruzarem a fronteira em massa para abastecer em Cobija. Com valores significativamente mais baixos do lado boliviano, o movimento intenso de veículos com placas do Brasil tem pressionado a infraestrutura local, causado filas e exposto as disparidades de preços na região.
O fenômeno, que se intensificou nos últimos dias, gerou atrasos no atendimento e uma dinâmica transfronteiriça que coloca novos desafios logísticos e econômicos para as cidades de Epitaciolândia, Brasiléia e Cobija. A demanda repentina por combustível na Bolívia também tem gerado preocupação entre cidadãos pandinos, que enfrentam dificuldades para abastecer seus próprios veículos.

Brasileiros estão cruzando a fronteira em massa, gerando atrasos no atendimento e reativando uma dinâmica transfronteiriça que impõe novos desafios econômicos e logísticos para a região. Foto: captada
Veja vídeo cedido a redação:
Veja vídeo entrevista da TVU Pando:
Comentários
Acre
Prefeitura de Rio Branco realiza desobstrução do sistema de drenagem na Rua Coronel Alexandrino
A Prefeitura de Rio Branco executa, desde a manhã desta quinta-feira (15), um trabalho integrado de desobstrução e recuperação do sistema de drenagem e esgoto na Rua Coronel Alexandrino, no bairro Bosque. A ação é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) e o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb).

Segundo o encarregado César Cordeiro, os serviços incluem a limpeza completa das redes, a desobstrução do sistema de escoamento e a recuperação das caixas de drenagem, garantindo maior eficiência no funcionamento da infraestrutura urbana da região. (Foto: Val Fernandes/Secom)
Segundo o encarregado César Cordeiro, os serviços incluem a limpeza completa das redes, a desobstrução do sistema de escoamento e a recuperação das caixas de drenagem, garantindo maior eficiência no funcionamento da infraestrutura urbana da região.
“Estamos realizando uma intervenção em todo o sistema de drenagem, água e esgoto. Em virtude das fortes chuvas que têm atingido a cidade, houve obstruções, e agora estamos cuidando disso para deixar tudo em ordem, com um serviço bem-feito e de qualidade, garantindo a normalidade do trânsito aqui na Rua Coronel Alexandrino”, explicou o coordenador.

Para a costureira autônoma Cássia Barroso, que trabalha há muitos anos no local, a obra representa melhorias significativas para comerciantes e clientes. (Foto: Val Fernandes/Secom)
A região do Bosque concentra um intenso fluxo de pessoas e atividades comerciais, com mercados, restaurantes e lojas de diversos segmentos. Para a costureira autônoma Cássia Barroso, que trabalha há muitos anos no local, a obra representa melhorias significativas para comerciantes e clientes.
“Com certeza vai melhorar muito o movimento e o atendimento. Estávamos sendo bastante prejudicados pelo buraco que estava se formando, além do mau cheiro, que era muito forte. O esgoto passava por cima da rua. Ficamos muito gratos por estarem resolvendo esse problema. Quando confiamos no administrador, esperamos que ele realmente melhore a vida da população”, destacou.

Trabalho integrado entre órgãos municipais segue como prioridade da gestão, com foco na promoção da segurança, da mobilidade urbana e na melhoria da qualidade de vida dos moradores da capital. (Foto: Val Fernandes/Secom)
A Prefeitura de Rio Branco reforça que o trabalho integrado entre os órgãos municipais segue como prioridade da gestão, com foco na promoção da segurança, da mobilidade urbana e na melhoria da qualidade de vida dos moradores da capital.
Comentários
Acre
Deracre inicia retirada de balseiros acumulados nos pilares de pontes em Rio Branco
Com a elevação do nível do Rio Acre, o governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), iniciou nesta sexta-feira, 16, a retirada de balseiros acumulados nos pilares de pontes em Rio Branco.
Segundo a presidente do órgão, Sula Ximenes, “a ação tem caráter preventivo e visa preservar a estrutura das pontes, para evitar a obstrução do fluxo da água e reduzir riscos à estrutura das pontes durante o período de cheia”.

Os balseiros são formados por troncos e galhos de árvores arrastados pela correnteza durante o período de cheia, que ficam presos às estruturas das pontes. O acúmulo desse material pode comprometer o fluxo da água e sobrecarregar os pilares de sustentação.

Para a execução dos serviços, o Deracre mobilizou três equipes, cada uma composta por três trabalhadores, que atuam de forma alternada na remoção dos entulhos. As equipes utilizam equipamentos de proteção individual, como coletes salva-vidas e luvas, devido às condições do rio e ao volume de material retirado.
The post Deracre inicia retirada de balseiros acumulados nos pilares de pontes em Rio Branco appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
































Você precisa fazer login para comentar.