Geral
Prefeitura de Brasiléia realiza audiência pública para discutir Estatuto do Servidor e Garante sexta parte para os servidores municipais com 25 anos de contrato

A prefeitura de Brasiléia realizou na terça-feira (19), uma Audiência Pública para debater o Estatuto do Servidor Municipal, juntamente com os presidentes e servidores das classes da educação, saúde e administração.
A elaboração do estatuto já vem sendo elaborado desde o ano de 2021, pela comissão devidamente constituída, com ampla e efetiva participação dos sindicatos das três categorias.
Para o presidente da categoria de administração, Francisco Aelson, é uma satisfação poder estar debatendo um assunto importante que levará benefícios a tantas pessoas. “Para nós enquanto presidente é uma satisfação tá fazendo a apresentação e discutindo a criação do estatuto. Com os trabalhos bem avançados, apresentamos hoje para todas as classes envolvidas o estatuto para que tomem conhecimento. Momento de satisfação e agradecimento a gestão que se dispôs a colocar a equipe para elaborar o estatuto”, falou Francisco Aelson.
O objetivo é a implantação do estatuto em atendimento à Lei municipal número 1.065 que alterou o regime jurídico dos servidores, mantendo os direitos já estabelecidos nos Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração e Salários, de acordo a amplo debate entre as categorias e a gestão municipal.
O presidente da categoria da educação, José Almeida, falou a respeito do evento. “Além de formalizar os direitos já garantido aos servidores nos planos de carreira, foi inserido outros benefícios de reivindicação dos sindicatos apresentado a comissão onde a Prefeita Fernanda Hassem viu que era possível conceder o direito a sexta parte, e isso é muito importante, esse beneficio e outros adquiridos pelos servidores”, explicou José Almeida.
“Essa discursão da elaboração e finalização do estatuto do servidor faz parte de um ciclo iniciado há 7 meses. Nesse momento que temos garantia de direitos, Brasil a fora, não sendo respeitados, o município de Brasileia hoje garante a sexta parte para os servidores públicos que já prestam seus serviços há 20 – 25 anos, garantimos também todos os meses de janeiro a reposição salarial do índice inflacionário do ano anterior, nós também pagamos o piso salarial das categorias e tudo isso já tá grantido por lei. Temos muito a ser feito, mas, também, já conquistamos muitas coisas para ser reconhecidas”, destacou Fernanda Hassem, Prefeita de Brasileia.
Participaram da audiência, Francisco Aelson – presidente do sindicato de administração, Francisco Dantas – presidente do sindicato da saúde, José Almeida – presidente do sindicato da educação, além da presidente da comissão de elaboração do estatuto Lajúcia Cantuário, Felipe Costa – Procurador Geral do Município, secretários e servidores das categorias
Comentários
Geral
Jovem fica ferido após ser atingido por touro durante treino de rodeio em Porto Acre
Vítima sofreu traumatismo cranioencefálico moderado e foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco
O jovem Evandro Ribeiro Barbosa, de 19 anos, ficou ferido após receber uma cabeçada de um touro na tarde deste domingo (8), em uma fazenda localizada na Vila do V, no município de Porto Acre, no interior do Acre.
De acordo com testemunhas, Evandro participava de um treinamento para rodeio quando, ao montar no animal, acabou sendo atingido na região do rosto pela cabeça do touro durante os pulos. Com a força do impacto, o jovem foi lançado ao chão.
A vítima sofreu edema na cabeça, desorientação e traumatismo cranioencefálico (TCE) moderado. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Porto Acre foi acionado e uma ambulância foi enviada ao local.
Após receber os primeiros atendimentos, Evandro foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado de saúde estável e permaneceu sob avaliação médica.
Comentários
Geral
Entidade de escolas privadas reage à morte de professora em faculdade

A Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) reagiu à morte da professora de direito e escrivã da Polícia Civil Juliana Mattos de Lima Santiago, de 41 anos. A mulher foi esfaqueada pelo aluno João Cândido da Costa Junior, de 24 anos, dentro de uma sala de aula do Centro Universitário Aparício Carvalho (Fimca), em Porto Velho (RO), na noite de sexta-feira (6/2).
Em nota, a entidade manifestou “profundo pesar” pelo falecimento de Juliana e afirmou se solidarizar com a instituição de ensino e toda a comunidade acadêmica afetada pela tragédia, ressaltando o compromisso da universidade com a segurança e o bem-estar de alunos e colaboradores.
Ainda de acordo com a Fenep, o caso se trata de um episódio grave isolado, que não reflete a rotina das instituições de ensino, caracterizadas como “espaços de formação, diálogo e construção do conhecimento.”
À família da professora, a federação transmitiu seus “mais sinceros sentimentos”, reafirmando apoio, respeito e solidariedade neste momento de luto.
O caso
Segundo a polícia, o estudante João Cândido da Costa Junior, de 24 anos, estava sozinho com a vítima após o fim das aulas quando, tomado por um acesso de raiva, a atacou com uma faca que, dias antes, teria recebido da própria professora junto com um doce, dias antes.
Em relato à polícia, o aluno afirmou que ele e Juliana teriam mantido um relacionamento amoroso por cerca de três meses e que passou a se sentir “emocionalmente abalado” após perceber um distanciamento da vítima. Segundo ele, a situação teria se agravado ao descobrir que Juliana pretendia retomar o relacionamento com o ex-marido.
Juliana foi atingida por golpes na região do tórax, com perfurações na altura dos seios, além de um corte profundo no braço direito. Ela chegou a ser socorrida e encaminhada ao Hospital João Paulo II, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos.
O agressor tentou fugir, mas foi contido por outro aluno, que é policial militar, até a chegada da polícia. João foi preso em flagrante, e a Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as circunstâncias do crime, investigado como feminicídio.
O corpo de Juliana foi transferido para Salvador (BA) por familiares, após liberação pelo Instituto Médico Legal (IML) de Porto Velho (RO).
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Geral
Colisão entre carro e motocicleta deixa homem ferido no bairro Dom Giocondo, em Rio Branco
Uma colisão envolvendo um carro e uma motocicleta deixou Johnn Wesley da Silva Rocha, de 33 anos, ferido na noite deste sábado (7), na Rua Minas Gerais, no bairro Dom Giocondo, em Rio Branco.
De acordo com informações de testemunhas, o motorista de um Volkswagen Gol, de cor vermelha, seguia no sentido bairro–centro quando tentou realizar um retorno na via. No mesmo momento, Johnn Wesley, que conduzia uma motocicleta Honda, de cor preta, tentou ultrapassar o veículo e acabou colidindo contra a porta do automóvel.
Com o impacto, o motociclista foi arremessado ao solo e sofreu trauma torácico, dores na coluna e escoriações pelo corpo. O condutor do carro permaneceu no local e prestou auxílio à vítima.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte básico, que realizou os primeiros atendimentos e encaminhou Johnn Wesley ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado de saúde estável, embora haja possibilidade de agravamento do quadro clínico.
O Batalhão de Policiamento de Trânsito não foi acionado para atender a ocorrência. Um acordo verbal foi firmado entre o motorista do carro e a esposa da vítima, e ambos os veículos foram retirados do local.


























Você precisa fazer login para comentar.