Conecte-se conosco

Extra

Prefeitura de Brasileia participa da Mostra Regional do Projeto Saúde Redes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Publicado

em

Com Mostra Regional Projeto Saúde Redes encerra nesta terça-feira, 07, no Alto Acre após sete meses de aprimoramento de governança macrorregional do SUS e a organização das redes de atenção a saúde dos municípios de pequeno porte da região.

O Vice-Prefeito Carlinhos do Pelado representou a Prefeita Fernanda Hassem durante o evento, acompanhado do Secretário Municipal de Saúde Francélio Barbosa. Que contou ainda com a participação do Prefeito de Epitacioândia Sérgio Lopes, Vice- Prefeito Assis Brasil, Reginaldo Martins e Daniel Lima Secretário Municipal de Saúde de Xapuri e Vice-Presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosmes).

Participaram também Representante do Ministério da Saúde Pedro Oliveira, Lissandra Andion, Coordenadora do Projeto Saúde Redes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Esse projeto se desenvolve no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – PROADI-SUS, pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS e executado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz – HAOC, que visa qualificar as ações de gestão do cuidado e com foco no fortalecimento do processo de regionalização.

Nesse sentido, Mostra Regional de Fechamento do Projeto Saúde Redes, no Alto Acre, tem por objetivos: Compartilhar e celebrar os resultados do projeto; pactuação de compromissos; comentários e debates pertinentes às ações; entrega de certificados; e por fim, os aprendizados, conquistas e desafios para implementação das estratégias
municipais e regional.

Veja o que disseram:

Vice-Prefeito Carlos Armando

“Estamos participando da Mostra Regional do Alto Acre do Projeto Redes do hospital Osvaldo Cruz. Esse trabalho enriquece os municípios para que faça um mapeamento das pessoas com problemas cardíacos, pressão alta. Esse projeto é para que os ACS façam trabalho de mapear e dar assistência contínua a essas pessoas.” Destacou.

Secretário de Saúde, Francélio Barbosa

“Estamos participando do Projeto Saúde Redes deste o seu início em março deste ano. Uma vasta equipe da saúde para apresentar os resultados do que a gente alcançou durante esses meses das estratégias lançadas pelo projeto. Em primeiro lugar quero agradecer a nossa prefeita que juntos abraçamos esse projeto, quero agradecer ao hospital Osvaldo Cruz por poder planejar e executar tudo que eles propuseram para os municípios do Alto Acre.” Enfatizou.

Lissandra Andion, Coordenadora do Projeto Saúde Redes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

“Estamos há sete meses trabalhando aqui na região do Alto Acre, o projeto veio apoiar os gestores e os trabalhadores a construir e organizar a rede de atenção à saúde e melhorar o serviço oferecido aos usuários. Realizamos oficinas presencial com os servidores de todos os municípios. Enquanto as equipes estavam fazendo esse trabalho, os gestores, secretários de saúde dos quatros municípios, coordenadores da atenção primário junto com a representação do escritório regional e secretaria de estado também estavam olhando pra região como um todo identificado e construído estratégia para linha de cuidados que foram apresentadas aqui.” Ressaltou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Operação “Checklist” avança no Acre e resulta em prisão de foragido em Xapuri

Publicado

em

Ação integrada já cumpriu 92 mandados e segue com desdobramentos no estado

O Ministério Público do Estado do Acre, por meio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou a segunda fase da operação “Checklist”, que resultou no cumprimento de 92 mandados judiciais expedidos pela Vara de Delitos de Organização Criminosa.

A operação, iniciada em agosto de 2022, contabiliza 58 mandados de prisão preventiva e 34 de busca e apreensão em municípios como Rio Branco, Sena Madureira, Xapuri, Porto Acre, Santa Rosa do Purus, Acrelândia e Plácido de Castro, além dos estados de Rondônia e Goiás.

De acordo com o coordenador do Gaeco, o promotor Bernardo Albano, a operação é resultado de um trabalho investigativo de longo prazo. “A produção de conhecimento que levou à deflagração dessa operação já vem de um trabalho que ocorre há vários anos”, afirmou.

Mais de 100 policiais militares participaram da ação, que contou ainda com apoio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, além de promotores dos Gaecos do Acre e de Rondônia e servidores do MPAC.

Desdobramento em Xapuri

Na manhã desta segunda-feira (30), a Polícia Civil do Estado do Acre prendeu um foragido da Justiça no município de Xapuri, como parte dos desdobramentos da operação.

Segundo a polícia, o homem foi localizado após trabalho de investigação e monitoramento realizado por agentes que atuam na cidade. Ele estava residindo no próprio município, onde vinha se mantendo fora do alcance da Justiça.

Após a prisão, o suspeito foi encaminhado à delegacia para os procedimentos legais e, posteriormente, colocado à disposição do Poder Judiciário.

A Polícia Civil destacou que segue atuando de forma contínua no combate à criminalidade e no cumprimento de decisões judiciais em todo o estado.

Comentários

Continue lendo

Extra

Do Alto Acre para o pódio: atleta de Assis Brasil, Francisca Barros, brilha nas corridas

Publicado

em

A professora e atleta Francisca dos Santos Nascimento Barros, moradora de Assis Brasil, vem se destacando no cenário esportivo do Acre, unindo sua paixão pela atividade física com um importante trabalho social no município.

Formada em Educação Física (bacharelado e licenciatura), Francisca atua como professora no programa “Educação ao Ar Livre”, desenvolvido pela Prefeitura de Assis Brasil por meio da secretaria municipal de educação, que incentiva a prática de atividades físicas e promove mais saúde e qualidade de vida para a população.

À frente do CT da Fran, centro treinamento que vem ganhando cada vez mais adeptos, ela desenvolve um trabalho que vai além do treinamento físico, incentivando disciplina, bem-estar e autoestima entre seus alunos.

Há três anos no mundo das corridas, Francisca participa de provas nas modalidades de 5 km, 10 km, 21 km e 50 km, acumulando resultados expressivos. Ela já competiu em diversos municípios e regiões, como Assis Brasil, Brasileia, Xapuri, Epitaciolândia, Rio Branco, além de provas realizadas na Bolívia e no Peru — conquistando pódio em todas as participações.

Entre seus maiores feitos, destaca-se a participação em sua primeira ultramaratona, que reuniu atletas de vários estados do país, onde conquistou o 3º lugar geral, reafirmando seu alto nível competitivo.

Hoje, Francisca é considerada um dos grandes nomes da corrida no Alto Acre, ocupando posição de destaque ao alcançar frequentemente o 1º lugar no pódio em competições da região.

Para ela, o esporte vai muito além das medalhas. Sua trajetória é marcada por superação, disciplina e força mental, valores que também transmite aos seus alunos e à comunidade.

“Na corrida, assim como na vida, existem etapas e obstáculos que precisamos vencer para continuar e chegar ao pódio. O corpo alcança o que a mente acredita”, destaca Francisca.

Sua história é um exemplo de dedicação e inspiração para toda a população de Assis Brasil, mostrando que, com esforço e determinação, é possível transformar vidas por meio do esporte.

A Prefeitura de Assis Brasil reconhece e valoriza histórias como a de Francisca, que contribuem para o desenvolvimento social, esportivo e humano do município.

Comentários

Continue lendo

Extra

Homem de 57 anos é encontrado morto com sinais de tortura no centro de Brasiléia

Publicado

em

Perícia aponta que vítima foi morta em outro local e arrastada por mais de 30 metros

Um homem identificado como Gilson Aparecido Ferreira, de 57 anos, natural do município de Capixaba, foi encontrado morto com sinais de extrema violência na madrugada deste domingo (29), na rua Belém, região central de Brasiléia.

A ocorrência foi atendida por uma guarnição da Polícia Militar do 5º Batalhão, acionada via Copom. Ao chegar ao local, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já havia constatado o óbito da vítima, que não apresentava sinais vitais.

O corpo foi localizado em uma área de gramado e apresentava diversos indícios de tortura, com lesões graves na parte posterior da cabeça, lacerações na região do pescoço e do tórax, além de ferimentos no braço esquerdo.

De acordo com a Polícia Científica, a vítima foi morta em algum ponto da rua Belém e teve o corpo arrastado por aproximadamente 34 metros até o local onde foi encontrado, próximo a praça Ugo Poli. A perícia identificou ainda extensas lesões nas costas, compatíveis com o arrasto sobre o asfalto, e realizou o levantamento detalhado de todo o trajeto.

Uma testemunha que passava pela região acionou a polícia após encontrar o corpo e informou não ter presenciado o crime. No entanto, outro relato aponta que, por volta das 3h30, foram ouvidos barulhos semelhantes a uma agressão, indicando a possível participação de ao menos três pessoas.

A área teria sido isolada para os trabalhos periciais, conduzidos pelo perito da Polícia Científica. Após a conclusão dos procedimentos, o caso foi repassado à Polícia Civil, que iniciou as investigações para identificar os autores e a motivação do crime.

Comentários

Continue lendo