Conecte-se conosco

Acre

Prefeitura de Brasiléia participa da criação do núcleo da ODM na região do Alto Acre

Publicado

em

DSC_9050

Núcleo terá a responsabilidade de garantir os trabalhos para auxiliar os poderes públicos, privados e entidades civis organizadas a melhorar o desenvolvimento social da região do Alto Acre, estabelecidos pela ONU

WILIANDRO DERZE, assessoria PMB

O Centro Cultural do município de Brasiléia sediou o encontro “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM”. O evento contou com a presença do prefeito Everaldo Gomes, secretários municipais e representantes da sociedade civil organizada.

A ODM tem o objetivo de dar resposta aos grandes problemas da humanidade questionados por meio de conferências internacionais realizadas na década de 90. Nessas conferências foram debatidas as preocupações da época sobre meio ambiente, gênero, desrespeito aos direitos humanos e desenvolvimento social.

Depois dos debates, a União das Nações Unidas – ONU criou metas com a finalidade de reduzir as desigualdades sociais e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Sendo as propostas endossada por líderes de todas as nações filiadas à ONU.

Durante o evento em Brasiléia que instituiu a Municipalização dos ODM e Participação Social foram criados grupos e organizados debates sobre vários temas importantes. Os debates foram relacionados às atividades de competência da ODM e criação de um grupo executivo para direcionar os trabalhos das ODM regionais.

O prefeito de Brasiléia Everaldo Gomes disse que a formação desse núcleo na região do Alto Acre é de fundamental importância para garantir as políticas públicas de desenvolvimento social e ambiental.

“Vamos apoiar a formação do núcleo regional para garantir trabalhos que ajudem os Poderes constituídos a melhorar cada vez mais os índices de desenvolvimento de nosso município e toda a região”, disse Everaldo.

O assessor de projetos especiais da ODM da Secretaria Nacional de Relações Políticas-Sociais, Laurêncio João Korbes destacou como de grande suporte para que os Estados e municípios possam garantir seus índices de desenvolvimentos de acordo com as metas estipuladas pela ONU.

“Para se ter uma ideia, os índices quando levantados a nível de Brasil vem sendo alcançados por conta das regiões mais desenvolvidas. Quando se pega os índices dos Estados e Municípios esses resultados ficam cada vez mais baixos. E para garantir uma desenvolvimento humano com menos desigualdade e garantindo melhorias de vida a todos, precisamos trabalhar juntos e de forma regional. Assim, poderemos conseguir alcançar as metas estipuladas pela ONU”, explicou Korbes.

A institucionalização do grupo na região do Alto Acre, além de ser a primeira do Estado, conta com uma direção que foi eleita pelos participantes do seminário de criação dos núcleos. O grupo terá a finalidade de levar os objetivos da ODM ao conhecimento dos setores públicos. Privados, sociedade civil organizada e demais seguimentos sociais.

DSC_9070

 

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre sobe 62 centímetros em 24 horas, aponta Defesa Civil

Publicado

em

Nível passou de 7,41 metros para 8,03 metros em Rio Branco, mas segue abaixo das cotas de alerta

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre apresentou elevação entre a manhã de terça-feira (17) e quarta-feira (18), em Rio Branco, conforme boletins divulgados pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco.

Na terça-feira, às 5h20, o rio marcou 7,41 metros, após registrar volume de chuva de 11,20 milímetros nas 24 horas anteriores. O nível permanecia abaixo das cotas de alerta (13,50 metros) e de transbordo (14,00 metros).

Já na manhã desta quarta-feira, às 5h18, o manancial atingiu 8,03 metros, indicando elevação de 62 centímetros em relação ao dia anterior. Nas últimas 24 horas, o acumulado de chuva foi de 13,20 milímetros.

Apesar da subida, o nível segue distante das marcas consideradas críticas pelas autoridades, que continuam monitorando o comportamento do rio.

Comentários

Continue lendo

Acre

Quarta-feira será de calor e pancadas de chuva em todo o Acre

Publicado

em

Previsão indica tempo abafado, sol entre nuvens e possibilidade de chuvas mais intensas em algumas regiões

O tempo quente e abafado deve predominar no Acre nesta quarta-feira (18), com presença de sol, aumento de nuvens e ocorrência de chuvas passageiras e pontuais ao longo do dia. Em algumas áreas, as precipitações podem ser mais intensas, conforme previsão do portal O Tempo Aqui.

A mesma condição climática deve atingir outras regiões da Amazônia e do Centro-Oeste, como Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal, além das planícies da Bolívia e da região de selva do Peru.

Leste e sul do estado

Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia será de calor e sensação de abafamento, com sol, nuvens e chuvas rápidas. Há média probabilidade de ocorrência de chuvas fortes e baixa possibilidade de temporais.

A umidade relativa do ar mínima deve variar entre 50% e 60% durante a tarde, enquanto a máxima fica entre 90% e 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos sopram fracos a calmos, predominando do norte, com variações de noroeste e nordeste.

Centro e oeste do estado

Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário será semelhante, com calor, aumento de nuvens e chuvas passageiras. A probabilidade de chuvas fortes é média, e a de temporais é muito baixa.

A umidade mínima varia entre 55% e 65% à tarde, e a máxima entre 90% e 100% ao amanhecer. Os ventos também devem soprar fracos a calmos, vindos do norte, com variações de noroeste e nordeste.

Temperaturas nas regionais

Em Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, as mínimas devem ficar entre 22°C e 24°C, com máximas variando de 32°C a 34°C.

Em Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, os termômetros marcam mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 32°C e 34°C.

Plácido de Castro e Acrelândia terão temperaturas semelhantes.

Em Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus, as máximas variam entre 31°C e 33°C.

Já em Feijó, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, as mínimas ficam entre 23°C e 25°C, com máximas de até 34°C.

Em Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, as temperaturas seguem padrão semelhante, com calor e possibilidade de chuvas rápidas ao longo do dia.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mais de 60 toneladas de lixo foram coletados do local do carnaval de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Nas quatro noites de carnaval na Praça Orleir Cameli, em Cruzeiro do Sul, foram coletados 61 toneladas de lixo do local. Desse total, 14 toneladas são de materiais recicláveis e as outras 35 toneladas são de lixo orgânico e outros resíduos.

A última noite de folia, nesta terças-feira, 17, foi a que teve a maior quantidade de lixo produzida, sendo 22 toneladas no total.

A cada final de festa,as 3 da madrugada,as equipes de limpeza iniciaram o trabalho. Com o uso de um caminhão pipa e equipamentos os trabalhadores da Prefeitura de Cruzeiro do Sul garantiram a cidade amanhecendo limpa durante todo o período do carnaval.

“ O Centro da cidade não ficou nenhum dia sujo devido ao período de carnaval. Todo dia o Centro amanheceu limpo e pronta para o comércio iniciar suas atividades e as pessoas seguirem o ritmo normal de suas vidas “, citou o secretário de Obras de Cruzeiro do Sul, Carlos Alves.

Na primeira noite, sábado , 14,foram recolhidas 12 toneladas

Na segunda noite , domingo, 15,foram 17 toneladas

Na terceira noite, segunda-feira ,16, foram retirados do local 11 toneladas

E na quarta noite de folia , na terça-feira, 17, foram 22 toneladas

Total 61 toneladas.

Comentários

Continue lendo