Geral
Prefeitura de Brasileia entrega Unidade de Saúde no centro histórico da cidade
A Prefeitura de Brasileia, através da gestora Fernanda Hassem, entregou na manhã de quinta-feira (27), mais uma unidade de saúde no centro histórico do município. A nova unidade de saúde homenageia o médico José Maria de Souza Santos que trabalhou durante muitos anos em Brasileia, onde constituiu família e um legado de respeito e profissionalismo.
A unidade estava sem funcionamento desde 2015, após duas grandes enchentes ocorridas em 2012 e 2015. A reforma foi custeada com recursos próprios da Prefeitura de Brasileia e equivaleu mais de R$ 150 mil (Cento e Cinquenta Mil reais), com a reinauguração da UBS a população poderá ser atendida sem a necessidade de ir para outros bairros.
Para Otília Santos, viúva do Dr. Santos, ressaltou a importância da homenagem que a gestão está realizando. “A população de Brasileia sabe da dedicação que ele com os moradores durante os atendimentos médicos, sem distinguir classe social, raça e gênero. Para nós familiares essa homenagem eterniza o profissional, pai e marido que ele foi para nós”, ressaltou Otília.
A unidade de saúde conta com uma equipe formada por sete profissionais, coordenação da UBS, dentista, auxiliar de dentista, médico, recepcionista, enfermeiros e agentes comunitários de saúde.
“Mais um compromisso sendo cumprido pela gestão, viabilizando a reforma da unidade de saúde e hoje tenho a certeza que é um momento de alegria para a prefeita, população e familiares”, falou Francisco Borges, secretário municipal de saúde.
A Prefeita Fernanda Hassem destacou o trabalho realizado. “Nós estamos trabalhando há muito tempo, economizando para que pudéssemos estar realizando mais essa entrega para a comunidade de Brasileia. A unidade José Maria Souza Santos é uma homenagem ao nosso amigo Dr. Santos. Segundo o SUS as unidades básicas de saúde tem que estar onde a população se encontra e por esse motivo reinauguramos a UBS aqui na parte baixa da cidade , isso é motivo de felicidade em apenas 1 ano e 8 meses de gestão já estamos entregando mais essa unidade de saúde”, destacou Fernanda.
Raylanderson Frota – SECOM
Comentários
Geral
Caminhonete capota ao cair em vala em ramal danificado pela chuva em Cruzeiro do Sul
Veículo saiu da pista ao desviar de buracos no Ramal 2; ninguém ficou ferido, mas estrada é apontada como crítica por moradores

O motorista perdeu o controle ao tentar desviar dos obstáculos existentes na via e acabou saindo da pista, caindo na vala às margens do ramal. O impacto provocou danos significativos ao veículo. Foto: captada
Uma caminhonete capotou na manhã desta quinta-feira (22) no Ramal do 2, em Cruzeiro do Sul, após cair em uma vala devido às péssimas condições da estrada, agravadas pelas fortes chuvas do período. O motorista perdeu o controle ao tentar desviar de buracos e erosões na via e saiu da pista.
O veículo sofreu danos consideráveis, e sua retirada exigiu maquinário pesado devido à profundidade da vala e à dificuldade de acesso. Felizmente, não houve feridos.
Moradores do local afirmam que o trecho é historicamente crítico, com falta de manutenção e risco aumentado durante o inverno amazônico. A situação tem causado transtornos constantes a quem depende da via para transporte e escoamento de produção.
Comentários
Geral
Homem baleado acidentalmente no abdômen é transferido de Marechal Thaumaturgo para hospital de Cruzeiro do Sul
Alisson foi removido por TFD após família cobrar atendimento especializado; arma disparou ao ser aberta durante manuseio na comunidade Porongaba

O acidente ocorreu quando a vítima manuseava uma espingarda para retirar ou trocar o cartucho. Segundo relatos, a arma apresentou falha ao tentar disparar e, ao ser aberta, ocorreu um disparo acidental. Foto: captada
O homem identificado como Alisson, que sofreu um acidente grave com arma de fogo em uma comunidade rural de Marechal Thaumaturgo, foi transferido na manhã desta quinta-feira (22) para o Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, após mobilização da família e da Secretaria de Saúde. Ele estava internado no hospital local desde quarta-feira (21) em estado delicado.
O acidente ocorreu quando Alisson manuseava uma espingarda para trocar o cartucho. A arma apresentou falha, e ao ser aberta, disparou acidentalmente, atingindo o abdômen da vítima. Familiares relataram agravamento do quadro, com sangramento e dificuldade de locomoção, o que motivou a cobrança por transferência urgente.
Morador da comunidade Porongaba e pai de quatro filhas pequenas, Alisson foi removido pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD) por falta de estrutura local para atendimento de maior complexidade. O caso reforça alertas sobre o manuseio de armas em zonas rurais.
Comentários
Geral
Casa de vereador Moacir Júnior (Solidariedade) é invadida e furtada enquanto ele está de férias em Foz do Iguaçu
Carro da esposa e itens como bolsas, relógios e eletrônicos foram levados; parlamentar oferece recompensa por informações

O vereador usou as redes sociais para relatar que recebeu um contato da polícia militar informando que o carro da esposa do vereador havia sido encontrado em um bairro da cidade. Foto: captada
O vereador Moacir Júnior (Solidariedade) teve a casa invadida e furtada na manhã desta quinta-feira (22), enquanto aproveitava férias com a família em Foz do Iguaçu (PR). Ele foi informado pela Polícia Militar de que o carro da esposa foi encontrado em um bairro de Rio Branco, junto com outros pertences como bolsas, relógios e eletrônicos.
Em publicação nas redes sociais, o parlamentar expressou sentimento de “impotência” por estar distante e ver a intimidade da família violada. Ele ofereceu recompensa por informações que levem à recuperação dos itens.
“Se você receber a oferta de um item desses, por favor fala com a gente. Eu vou ter uma recompensa”, afirmou.

No vídeo, o vereador afirmou que seu principal desejo é recuperar os pertences levados e identificar os responsáveis pelo crime. Foto: captada
Apesar do prejuízo material, o parlamentar tranquilizou amigos e apoiadores ao afirmar que todos estão bem. O caso segue sob investigação. A polícia trabalha para apurar a dinâmica da invasão e identificar os responsáveis. O vereador ainda não informou a data de retorno ao Acre.

Enquanto aproveitava férias em família em Foz do Iguaçu o vereador Moacir Júnior, do Solidariedade, recebeu a notícia de que a casa em que reside com a família, em Rio Branco, havia sido invadida. Foto: captada




Você precisa fazer login para comentar.