Acre
Prefeitura de Brasiléia e Senar capacitam produtores com curso de tratorista
WILIANDRO DERZE, Semcom PMB
O prefeito de Brasiléia Everaldo Gomes participou da aula de conclusão do curso de tratorista realizado nas associações Água Branca e Porongaba pelas secretarias municipais de Agricultura e Ação Social em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural – Senar.
O curso de tratoristas tem o objetivo de qualificar os produtores interessados em operar os maquinários pesados para auxiliar na produção rural. Atendendo a solicitação da comunidade que cobrava a anos do município o incentivo para a realização do curso.
Para o prefeito Everaldo Gomes o curso de tratoristas vai garantir mais uma renda aos produtores e aperfeiçoar os mesmo na prática de conduzir os maquinários no suporte às atividades da produção.
“Estamos desde ano passado levando cursos de formação profissional aos nossos produtores rurais para garantir a qualificação profissional. Ações em parceria como estas com o Senar só ajuda termos uma zona rural capacitada para produzir e gerar renda. Realizando o curso de tratorista os produtores estarão aptos a trabalhar com os tratores que utilizam colheitadeira, esparramadeira, plantadeira entre outros equipamentos de suporte a produção. As secretarias municipais de Agricultura e Ação Social estão trabalhando em conjunto para identificar as necessidades, e estamos contemplando nossa população rural com parcerias com o Senar”, destacou o prefeito.
O curso realizado na associação Água Branca foi prestigiado pela comunidade e a primeira dama do município Marissanta Rodrigues que é secretária de Ação Social. Participou também do encerramento do curso a secretária de Agricultura Ana Cleise Alves.
O presidente da unificação da associação Água Branca, João Baiano agradeceu ao prefeito e ao supervisor do Senar Marcelo Diógenes pelo curso ser levado até a comunidade do km 19 e adjacências.
“Este curso era muito esperado pela comunidade e principalmente pelos produtores da região. Com esse curso muitos estão preparados para garantir os serviços nas áreas da produção. Temos um trator doado pela prefeitura e precisávamos de pessoas para operar. E agora temos pessoas capacitadas graças ao empenho da prefeitura e apoio do Senar”, disse João Baiano.
A secretária de Ação Social ressaltou o esforço que vem sendo feito para garantir os cursos mais solicitados pela população rural.
Segundo a secretária de Agricultura o curso vem garantir o apoio que a prefeitura muitas vezes não tem como fornecer aos produtores.
“Muitas vezes não temos tratoristas e com este curso vamos obter parcerias para que os investimentos sejam feitos para a produção de nossa população rural. Assim, como estamos possibilitando uma nova profissão aos produtores”, frisou Ana.
Outra comunidade contemplada com o curso foi no ramal do Porongaba que reuniu as associações Alegria do Carmem, Jesus Mathias, Do T e Das 4 Bocas, que também foram contempladas com implementos agrícolas como colheitadeira, plantadeira, cultivador, esparramadeira e adubadeira.
Na associação do Porongaba o curso foi realizado para 15 produtores rurais com carga horária de 60 horas. O instrutor do curso oferecido pela Prefeitura e apoio do Senar foi ministrado pelo Roberto Souza.
As ações de levar cursos de e aprendizagem também na área profissional ajuda a garantir renda e mais oportunidade a toda a população da região contemplada.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale







Você precisa fazer login para comentar.