Prefeitos se reúnem para comemorar o fim da inadimplência de municípios

Depois de um ano turbulento e sem ter muito o que celebrar, os prefeitos dos municípios do Acre se reuniram na sede da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), na sexta-feira (13), dia considerado do azar, para comemora o fim da inadimplência da maioria das prefeituras acreanas.

Os gestores festejaram ainda o recorde de empenhos para o Orçamento Geral da União deste ano, de R$ 100 milhões. O prefeito de Rio Branco, Marcus Viana (PT) informou que no início de 2013, apenas as prefeituras da capital, do município de Cruzeiro do Sul e de Brasileia estavam adimplentes com o governo federal.

Segundo Viana, agora, 11 prefeituras estão cem por cento adimplentes e as outras 11 estão com poucos itens pendentes para regularização. “Colocamos técnicos à disposição das prefeituras e trouxemos para cá os coordenadores de projetos dos ministérios. Tudo para que as prefeituras saiam da inadimplência”.

O petista alertou que as prefeituras devem estar atentas para o próximo ano, quando haverá eleições gerais e o calendário de empenhos deverá ser alterado. Os projetos devem ser apresentados para que os empenhos sejam feitos até maio de 2014. A AMAC assessoria para que não haja atrasos e perdas de recursos.

Com uma gestão cercada de problemas e denúncias, o prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, destaca que só foi possível sair da inadimplência com a assistências da AMAC. Rufino disse que até o pagamento do décimo terceiro estava ameaçado, mas reverteu o quadro com a ajuda da instituição.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima