Conecte-se conosco

Acre

Prefeitos elegem novo comando do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Alto Acre e Capixaba

Publicado

em

Consórcio ajuda os municípios na elaboração de projetos e aquisição de recursos para investimentos na região

WILIANDRO DERZE – Assessoria PMB

Prefeitos do Alto Acre estiveram reunidos na sede do CONDIAC nesta quarta-feira, dia 9 - Fotos: Alexandre Lima

Prefeitos do Alto Acre estiveram reunidos na sede do CONDIAC nesta quarta-feira, dia 9 – Fotos: Alexandre Lima

Os prefeitos do Alto Acre se reuniram nessa quarta-feira, 9, para eleger o novo presidente e vice-presidente do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Alto Acre e Capixaba –  Condiac. Todos os gestores tiveram as informações de como funciona o Consórcio que administra o Território da Cidadania da Região, composto pelos Municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolandia, Xapuri e Capixaba.

Durante a reunião os prefeitos tiveram informações do apoio na área de projetos de aquisição de recursos para a região, e como estariam as parcerias com o Governo Federal no levantamento de investimentos nos vários setores de desenvolvimento dos municípios.

A Condiac criada no dia 5 de maio de 2004, representa todos os municípios do Alto Acre e Capixaba, que forma o Território da Cidadania. O objetivo da formação da Condiac é unir forças dos pequenos municípios para integrar o modelo do desenvolvimento às características da região, assim, como atender os anseios da população.

O prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes (PMDB) disse que a presença da grande maioria dos gestores na primeira reunião da Condiac, mostra o compromisso de todos com o desenvolvimento da região. “Estamos aqui à disposição para junto com os demais prefeitos ajudar a região a buscar recursos e investir no desenvolvimento de nossa população”, destacou.

A primeira reunião também definiu o novo presidente e vice-presidente do Consórcio. O prefeito de Epitaciolandia, André Hassem (PSDB), depois de um acordo com os demais prefeitos da região, ficou na presidência e o prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes (PMDB), assumiu a vice-presidência do Consórcio.

Prefeitos do Alto Acre estiveram reunidos na sede do CONDIAC nesta quarta-feira, dia 9 - Fotos: Alexandre Lima

Prefeitos do Alto Acre estiveram reunidos na sede do CONDIAC nesta quarta-feira, dia 9 – Fotos: Alexandre Lima

Depois que foi eleito pelos demais prefeitos, André Hassem falou que se empenhará o máximo para garantir que a Condiac, esteja sempre apoiando os municípios do Alto Acre e ajudando na execução de projetos para o desenvolvimento da região.

Segundo Everaldo, a Condiac vai procurar parcerias com a Associação dos Municípios do Acre – AMAC e outros órgãos. “Temos que procurar de forma unida parcerias para levarmos o progresso para nossa região e vamos trabalhar frente à Condiac, para isso acontecer”, disse.

O vice-presidente da Amac, prefeito de Assis Brasil Humberto Gonçalves Filho, conhecido como Dr. Betinho, lembrou que a união dos prefeitos do Alto Acre é o principal motivo para a Amac ser uma parceira das ações da Condiac.

O prefeito de Xapuri, Marcinho Miranda (PSDB) disse que vai está sempre recorrendo a Condiac e Amac para garantir projetos que assegurem recursos que levem o desenvolvimento da região.

A Condiac fica localizada no município de Epitaciolandia e foi o segundo Consórcio que deu origem ao Território da Cidadania no Brasil. O Primeiro Território foi criado no Estado do Pará, e em seguida a região do Alto Acre, com a aprovação do Ministério do Desenvolvimento Agrário, criou o Consórcio na região.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Vice-prefeito de Brasiléia, Amaral do Gelo, filia-se ao PSDB e lança pré-candidatura a deputado estadual

Publicado

em

Militar aposentado e empresário deixou o PL para integrar projeto de Tião Bocalom; decisão foi anunciada no prazo final de desincompatibilização

Amaral do Gelo é abonado por Tião Bocalom e justifica filiação ao PSDB por falta de espaço na atual administração de Brasiléia. Foto: captada 

Amaral do Gelo afirmou que o alinhamento com o projeto liderado por Bocalom foi determinante para a troca de legenda, deixando o PL para integrar a sigla tucana

O vice-prefeito de Brasiléia, Antônio Torres Amaral – conhecido popularmente como Amaral do Gelo –, militar aposentado e empresário, confirmou na noite de sábado, dia 4, sua filiação ao PSDB e o lançamento da pré-candidatura a deputado estadual. A entrada na sigla foi abonada pelo presidente estadual do partido e pré-candidato ao governo do Acre, Tião Bocalom.

Amaral do Gelo, que antes estava no PL, afirmou que a decisão foi motivada pelo alinhamento com o projeto político liderado pelo ex-prefeito de Rio Branco. “Me filiei ao PSDB por acreditar que é o melhor projeto para o nosso Acre. Fico muito feliz em fazer parte desse grupo e colocar meu nome como pré-candidato a deputado estadual, contribuindo com a nossa região do Alto Acre”, declarou.

Vice-prefeito deixou o PL e lançou pré-candidatura a deputado estadual; alinhamento com projeto do PSDB foi determinante para mudança. Foto: Marcus José

O vice-prefeito reforçou que não vinha tendo espaço político na atual administração de Brasiléia, mesmo tendo sido peça-chave na vitória do município nas últimas eleições. Agora, seu foco é fortalecer a representatividade regional e apoiar iniciativas voltadas ao crescimento do estado.

O anúncio ocorreu no dia 4 de abril, prazo final estabelecido pelo calendário eleitoral para que ocupantes de cargos públicos que pretendem disputar as eleições de 2026 se afastem de suas funções – regra que garante equilíbrio na disputa e evita o uso da máquina pública. No caso do vice-prefeito, a legislação permite a candidatura a deputado estadual ou federal sem necessidade de renúncia ao cargo. A obrigatoriedade de afastamento só se aplica se o vice assumir a chefia do Executivo municipal de forma definitiva nos seis meses que antecedem a eleição.

Amaral do Gelo afirmou que o alinhamento com o projeto liderado por Bocalom foi determinante para a troca de legenda, deixando o PL para integrar a sigla tucana. Foto: Marcus José

Comentários

Continue lendo

Acre

Mailza Assis deve unir prefeitos do Alto Acre em campanha considerada a mais difícil desde a redemocratização

Publicado

em

Alan Rick delega a Fernanda Hassem missão de reverter apoios; empresário Rico Leite é cotado para vice na chapa do senador

Apesar disso, a expectativa é de que a governadora mantenha hegemonia na regional, considerada estratégica para a eleição de 2026. Foto: captada 

Governadora e pré-candidata à reeleição consolida base na regional; apoio inclui gestores de Assis Brasil, Xapuri e Brasiléia

A governadora e pré-candidata ao governo do Acre, Mailza Assis (PP), deverá contar com todos os prefeitos do Alto Acre em torno de sua candidatura nas eleições de outubro. A disputa é apontada por analistas como uma das mais difíceis desde a redemocratização política do estado.

Entre os nomes que integram a base estão:
  • Jerry Correia (Assis Brasil)

  • Maxsuel Maia (Xapuri)

  • Carlinhos do Pelado (Brasiléia)

  • Já em Epitaciolândia, com a desincompatibilização do prefeito Sérgio Lopes, assumiu o jovem Serginho Mesquita, mas ainda não se sabe como a atual administração — que “mal esquentou a cadeira” — se posicionará politicamente.

Entre os gestores que devem compor o arco de alianças estão: Jerry Correia (Assis Brasil) Maxsuel Maia (Xapuri) Carlinhos do Pelado (Brasiléia). Foto: captada 

Do outro lado, o senador e pré-candidato ao governo Alan Rick (Republicanos) deu à ex-prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, a missão de reverter apoios no primeiro e segundo escalões das administrações, reverter apoio dos prefeitos para alavancar sua própria candidatura ao governo, com o objetivo de integrar a chapa majoritária. Analistas avaliam que a tarefa é “quase impossível” de provocar uma debandada.

O nome da simpatia do grupo de Alan Rick para a vice é o empresário Rico Leite, conforme noticiado pela imprensa da capital.

Governadora e pré-candidata à reeleição consolida base na regional; apoio inclui gestores de Assis Brasil, Brasiléia e Xapuri. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Acre

MDB confirma Jéssica Sales como vice na chapa de Mailza Assis ao governo do Acre

Publicado

em

Partido marcaria reunião na próxima semana para anunciar composição da federação PP-UB, sacramentando Mailza (PP) como candidata e Jéssica (MDB) como vice

“Prego batido, ponta virada”, resumiu o dirigente, afastando qualquer especulação sobre uma possível candidatura da médica à Câmara Federal. Foto: captada 

Presidente da sigla, Vagner Sales, nega boatos sobre desistência e afirma que anúncio oficial será feito em coletiva com toda a imprensa acreana

Para encerrar os boatos de que a médica Jéssica Sales (MDB) não estaria disposta a aceitar o cargo de vice na chapa da governadora Mailza Assis (PP) à reeleição, o presidente do MDB no Acre, Vagner Sales, garantiu neste sábado (4) ao Blog do Crica (com Luis Carlos Moreira Jorge) que o nome da sigla é sim, Jéssica Sales, e que ela jamais declarou que recusaria a indicação.

“Prego batido, ponta virada”, resumiu o dirigente, afastando qualquer especulação sobre uma possível candidatura da médica à Câmara Federal.

O MDB realizará na semana uma reunião para marcar a data do anúncio oficial da candidatura do partido à chapa majoritária da federação PP-UB. Com isso, fica sacramentada a composição: Mailza Assis (PP) como candidata ao governo e Jéssica Sales (MDB) como vice.

A oficialização encerra as discussões internas e consolida a aliança entre as duas siglas para as eleições de 2026.

Jéssica sim, o nome escolhido pela sigla, e que ela jamais declarou que não aceitava a indicação para a vice. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo