Prefeitos e governadora anunciam abertura oficial da fronteira com o Acre

Autoridades de Pando, Brasiléia e Epitaciolândia estivaram no momento da abertura da fronteira – Foto: Alexandre Lima

Alexandre Lima, com Raimari Cardoso

Os prefeitos das cidades de Epitaciolândia (Acre) e Gatty Ribeiro (Cobija), a governadora de Pando, Paola Terrazas, juntamente com vereadores e assessores, estiveram na Ponte da Internacional por volta do meio-dia deste domingo, dia 11, para anunciar oficialmente a abertura da fronteira da Bolívia com o Brasil.

Tal medida foi tomada pelo governo federal como meio de contar o avanço do covid-19, mas, gerou outro problema com cidades gêmeas como nos estados do Acre e de Pando. Os mais afetados seria para àqueles que trabalham em ambos os lados, os comércios além dos estudantes de medicia.

A tentativa de abrir ‘janelas’ em horários específicos não foi bem aceita e gerou protestos, ao ponto de brasileiros bloqueassem as duas pontes que ligam Cobija aos municípios vizinhos de Brasiléia e Epitaciolândia, com o apoio de bolivianos.

Momento em que a governadora conversa com o Ministro da Bolívia para agradecer a bartura das pontes na fronteira com o Acre – Foto/captura

Tal medida do governo boliviano foi criticado por apoiadores tanto da oposição, quanto da situação e se acredita que foi um dos motivos que foi publicado um novo decreto liberando a fronteia.

Por meio de nota, o Itamaraty e o Ministério da Saúde bolivianos fizeram o anúncio e autorizaram o trânsito, estabelecendo, no entanto, que as condições devem ser definidas com a República do Brasil, em coordenação com as autoridades subnacionais de Pando.

Nesse sentido, a governadora interina de Pando, Paola Terrazas, apontou que, após uma avaliação do primeiro fechamento de fronteira, a situação não era favorável para Cobija, por haver uma situação de interdependência econômica, sobre a qual ela enviou uma carta ao presidente Luis Arce, informando que, em decorrência dessas restrições, várias famílias bolivianas foram prejudicadas.

Gestores da Fronteira em foto simbólica após anunciarem abertura da fronteira – Foto/captura

Por serem cidades gêmeas, as restrições geraram multidões em supermercados e longas filas durante as três horas do dia em que era permitido o trânsito entre Cobija, Epitaciolândia e Brasiléia. Apesar do anúncio estadual, as duas pontes ainda seguem bloqueadas neste domingo, até mesmo porque ocorrem as eleições regionais na Bolívia nesta data.

Por volta das 17 horas deste domingo, o acesso seria liberado pelo lado boliviano, já que acontecia o segundo turno das eleições para governador em quase todos os estados da Bolívia, podendo ter o resultado no decorrer da noite, ou na madrugada desta segunda, dia 12.

Última barreira retirada na ponte de acssso à Cobija pela cidade de Epitaciolândia – Foto: Alexandre Lima

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima