Acre
Prefeitos do PSDB apoiam governador Tião Viana
Os prefeitos do PSDB que foram eleitos no Acre se reuniram com o governador Tião Viana para reafirmar o compromisso político pela administração e boa gestão dos municípios, reforçar as parcerias e dizer que acreditam na idoneidade e no caráter do governador.

Os prefeitos do PSDB que foram eleitos no Acre se reuniram com o governador Tião Viana para reafirmar o compromisso político pela administração (Foto: Sérgio Vale/Secom)
“Nós viemos enquanto executivo para dizer que estamos juntos, que acreditamos no caráter do governador e que a melhor resposta para todos os problemas é o trabalho”, disse Humberto Gonçalves Filho, o dr. Betinho, prefeito de Assis Brasil.
“A gente acredita na sua gestão. A parceria com o governo é importante. Estamos solidários”, acrescentou o vice-prefeito de Porto Acre, Sérgio Baquer. Os prefeitos demonstraram que compactuam com a prática política adotada pelo governador Tião Viana, que se coloca acima de cores partidárias para honrar o compromisso assumido a partir da escolha da população nas urnas. “Viemos aqui primeiro agradecer, porque todos os compromissos que foram assumidos nas nossas cidades tem sido cumpridos na medida do possível. Sabemos das dificuldades financeiras e do prejuízo causado pela perda nos repasses federais”, comentou o prefeito Carlinhos da Saúde, de Porto Acre.
O senador Aníbal Diniz acompanhou a reunião. “O governador Tião Viana tem tratado todos os prefeitos da mesma forma, sem se importar com partidos políticos e esta reunião é um reconhecimento a esta postura e este trabalho”, disse.
Para o prefeito de Epitaciolândia, André Hassen, “o governador é um homem honrado e idôneo até que se prove o contrário. E nós viemos até aqui dizer que estamos juntos e vemos o trabalho que ele tem feito, percorrido os quatro cantos deste estado. Estamos aqui enquanto Executivo para nos colocarmos lado a lado de forma solidária”.
Marcinho Miranda, prefeito de Xapuri, reafirmou a importância das parcerias com o governo e ressaltou que no município, onde as obras do Programa Ruas do Povo estão em etapa bem avançada, ele não tem visto reclamações e percebe a população satisfeita com a pavimentação das ruas.
O presidente da Câmara de Vereadores de Epitaciolândia, Raimundo Nonato Freire Rodrigues, que compõe a Frente Popular do Acre, acompanhou os prefeitos e garantiu apoio ao governador. “Quero dizer que o seu prestígio não foi arranhado e que a população do município está ao seu lado. O povo vai saber agradecer todo o esforço e trabalho que o senhor tem demonstrado”, disse.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.