fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Prefeitos do Alto Acre avaliam positivamente parcerias com o governo estadual

Publicado

em

Fotos: Marcos Vicentti/Secom

Nelson Liano

O governador Gladson Cameli tem orientado a sua equipe de gestão para realizar parcerias com todas as prefeituras do Acre. O objetivo é auxiliar os municípios a resolverem seus problemas estruturais. Assim, o governo tem tomado iniciativas em várias áreas para beneficiar a população. Está sendo feito um dos maiores programas de ramais da história do Estado, com um investimento de mais de R$ 150 milhões, em dois anos, para incrementar a produção agropecuária nos municípios. Melhorias no abastecimento de água potável, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), investimentos para limpeza urbana e ajuda na pavimentação de ruas têm sido o foco da atual gestão estadual em relação às prefeituras.

“O meu objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nos municípios. Por isso, estamos realizando parcerias com as prefeituras que têm dificuldades orçamentárias para resolver seus problemas estruturais. Essas iniciativas visam o bem-estar das pessoas e estão acima de questões políticas e partidárias. Trabalhando em união com as prefeituras, os benefícios do poder público chegarão ao cidadão no lugar onde ele vive”, ressaltou o governador Gladson Cameli.

Tratamento de água, limpeza urbana e ramais em Brasileia

Com todas essas iniciativas em andamento, os prefeitos da região do Alto Acre reconhecem o esforço do governo e valorizam as parcerias. A prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem (PT), ressalta a importância da otimização da unidade de tratamento de água no município.

“Essa obra será uma referência. Funcionando na sua totalidade, a unidade vai garantir o abastecimento de água aos moradores de Brasileia 24 horas por dia e atenderá todas as nossas demandas. Essa unidade, por determinação do governador Gladson Cameli, passou por uma reforma que custou 1,5 milhão de reais. No final de junho, a obra será entregue à população atendendo mais mil famílias que atualmente não têm água na torneira”, explicou a prefeita.

Prefeita Fernanda Hassem na Unidade de Tratamento de Água de Brasileia. Fotos: Marcos Vicentti/Secom

Ela contou que na parceria com o governo a prefeitura ficará encarregada de levar água encanada para os bairros. “Entraremos com os maquinários de abertura para criar o sistema de abastecimento e com a metade da mão de obra. A outra metade será do governo e a parte de encanamentos ficará sob a responsabilidade do Depasa. Estamos falando de uma parceria total de mais de 2 milhões de reais. Isso é um investimento essencial, porque ninguém pode viver sem água”, afirmou.

Fernanda também lembrou da parceria com o governo para a limpeza urbana para combater a dengue. “A gente tem que reconhecer e ter o coração grato. No começo de 2021 enfrentamos um surto de dengue, inclusive hemorrágica. O Estado foi vital para debelarmos a proliferação da doença. Fizemos um convênio de limpeza urbana e recolhemos toneladas de lixo nos bairros. Isso só foi possível graças à sensibilidade do governador, que mandou liberar 350 mil reais para a nossa limpeza urbana”, destacou.

Na zona rural de Brasileia uma outra ação é para a recuperar os ramais do município por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre). “Os nossos principais ramais serão contemplados com intervenções para deixá-los transitáveis. Será um trabalho de construção de base, sub-base e piçarramento em 17 quilômetros de ramais. Nos locais escolhidos, temos uma unidade de saúde, escola mista e uma quantidade de moradores muito grande”, lembrou Fernanda.

Xapuri, ponte e variante integrarão o município

O prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos (PT), também aprova as parcerias com o governo em diversas áreas. “A gente vive num estado em que a presença do governo precisa ser muito forte. As nossas prefeituras têm um orçamento reduzido, complementado com emendas parlamentares. Então as parcerias com o governo são essenciais para ajudar no desenvolvimento dos municípios. A atual gestão estadual manteve as parcerias que já tínhamos e ampliou algumas outras. Nós temos nove assentamentos rurais em Xapuri e, sensibilizado, o governador Gladson Cameli realizou convênios para a manutenção de ramais no município nos ajudando na compra de combustível e na recuperação de máquinas”, contou Bira.

Governador Gladson Cameli e o prefeito de Xapuri Bira Vasconcelos. Fotos: Marcos Vicentti/Secom

Para o prefeito, o entendimento do governo de que é necessários ajudar as prefeituras é fundamental. “Já tivemos parcerias de tapa-buraco nas nossas ruas quando recebemos 272 toneladas de asfalto do governo e colocamos na cidade. Temos máquinas cedidas pelo Deracre para fazer manutenção dos ramais. Sempre tem ajuda do governo. A nossa contrapartida é cuidar da Estrada da Borracha e da Variante, mantendo a roçagem das margens e a manutenção das pontes. Vale ressaltar ainda uma parceria importante na Escola Rita Maia, uma construção estadual, que o governo cedeu por dez anos para a prefeitura. Além da limpeza urbana; por causa da dengue foram nos repassados recursos para retirar entulhos e lixo das ruas”, sinalizou o prefeito.

Mas para Bira Vasconcelos as ações do governo em relação à pavimentação da Variante, uma estrada rural essencial para a economia do município, e a futura construção da Ponte da Sibéria colocarão as parcerias entre o governo e a prefeitura em outro patamar. “A construção da Ponte da Sibéria é essencial para o desenvolvimento de Xapuri. Porque 45% do nosso território fica do outro lado do Rio Acre, assim como quase a metade da nossa população vive ali. Então essa ponte significa a integração do nosso município. Essa será o maior benefício que Xapuri irá receber do atual governo,” disse o prefeito.

Ele lembrou ainda da importância da pavimentação da Variante pelo governo. “Os recursos para a obra já estão no Orçamento da União. A pavimentação asfáltica da Variante, com a construção das pontes, num trecho de 18 quilômetros, trará um crescimento econômico representativo a Xapuri. Por isso, estamos de mãos dadas com o governo em todas as áreas visando o bem-estar da nossa população”, salientou.

Ações além das cores partidárias

Para Bira, a questão política partidária só tem sentido em época de disputa eleitoral. “Depois que a gente ganha uma eleição não somos gestores de um partido. Temos a nossa linha ideológica, mas o foco principal é a população. Então não sou o prefeito do PT, mas de Xapuri. Assim como o Gladson não é o governador apenas do PP, mas de todo o Acre. A gente tem que tratar dessa forma. Eu vejo o esforço do governo para nos ajudar e a gente deve continuar as parcerias. O governador que não perceber que sem as prefeituras não governa não será um bom governador. E o Gladson tem percebido isso e incentivado as parcerias”, refletiu Bira.

Para saber sobre as parcerias com o município de Epitaciolândia acesse o link : https://agencia.ac.gov.br/tratamento-de-ramais-feito-pelo-governo-em-epitaciolandia-ira-aquecer-a-producao-agricola-da-regiao/

Comentários

Continue lendo

Extra

Sem fundamento: Delegado Rêmullo Diniz é absolvido da acusação de peculato 

Publicado

em

O delegado de Polícia Civil Rêmullo Diniz, acusado pelo crime de  peculato, foi absolvido pela Justiça do Acre.

A decisão foi do Juiz da Vara de Delitos de Roubo e Extorsão da Comarca de Rio Branco Gustavo Sirena, que julgou improcedente a denúncia do Ministério Público do Acre.

Em dos trechos da sentença, o magistrado disse que “Não é demais ressaltar que o que existem nos autos, são ilações e Conjecturas desacompanhadas de qualquer prova firme e segura acerca da autoria delitiva.

As denúncias contra Rêmullo Diniz foram feitas em 2019, quando o atual coordenador do GEFRON, foi nomeado pelo Governador Gladson Cameli do PP, secretário de Polícia Civil.

Na época, Diniz foi alvo de dois inquéritos instaurados por delegados da  própria Polícia Civil.

Em dos casos, Rêmullo foi acusado de desviar R$ 3.584, dinheiro que teria sido encontrado com uma de uma vítima de homicídio.

O possível crime, que caracterizou o peculato, teria ocorrido em agosto de 2019, quando o delegado atuava na DHPP.

O ex-secretário de Polícia Civil foi acusado também de fraudar documentos para tentar se livrar do susposto desvio do dinheiro. “Na época foi ouvido num dia e, no outro já foi indiciado’, revelou Diniz.

Ainda na sentença o Juiz Gustavo Sirena disse que a prova oral (depoimentos) não comprova a autoria criminosa.

Além disso, segundo a decisão, só foi  possível extrair, salvo a fala de uma servidora, a existência somente de alguns testemunhos de ouvir dizer, os quais sequer apontam, de forma categórica, que o réu se apropriou do dinheiro em proveito próprio ou alheio.

Comentários

Continue lendo

Extra

Advogado pede cassação de vereador de Epitaciolândia e Mesa Diretora não cumpre regimento interno

Publicado

em

Sessão Extraordinária ocorrida nesta quinta-feira, dia 2, não foi lido a denúncia protocolada pelo advogado em relação ao pedido de cassação do vereador.

Em mais de uma de suas sessões para poucos, a Câmara Municipal de Epitaciolândia realizou uma sessão extraordinária nesta quinta-feira, dia 2, que teve como protagonista, um pedido de cassação do ex-presidente Diojino Guimarães da Silva, que segundo os Autos Nº: 0800007-40.2023.8.01.0004, impetrado pelo Ministério Público do Estado do Acre, resultou no afastamento do vereador de suas funções pública.

A Justiça do Acre por sua vez, após acatar o processo do MPAC, terminou por condenar Diojino a sete anos de reclusão, além do afastamento, por entender que a permanência do mesmo no Legislativo Mirim, poderia dificultar o andamento do processo, que recorre em liberdade.

Diante dos fatos, o advogado Gabriel Thiberio Carrilho Vieira Rossi, registrou uma carta denuncia onde pede que a Mesa Diretora, tomasse providencias para abertura da cassação do mandato de Diojino por definitivo, “em defesa da honra da casa legislativa e pela justiça, representando cada cidadão de Epitaciolândia”.

Segundo o advogado, embasado em Decretos, Leis e Regimento Interno, o Artigo 5º garante o processo legal para que o mesmo seja cassado por definitivo, uma vez que foi comprovado a prática de atos de corrupção ou de improbidade administrativa.

Diojino Guimarães – Foto: oaltoacre/arquivo

No Regimento Interno, entre os Artigos 216º, 217º e 218º (resumidamente), a Câmara tem o direito de processar o vereador pelas práticas cometidas, em julgamentos durante Sessões Extraordinárias convocadas, “Quando a deliberação for no sentido da culpabilidade do acusado, expedir-se-á́ decreto legislativo de perda do mandato, do qual se dará́ notícia à Justiça Eleitoral.” Além de decidir sobre a perda do mandato por voto secreto e maioria absoluta, conforme item XX do Artigo 218º.

Tal pedido, pede que medidas sejam tomadas para restaurar a confiança da população do município em seus representantes e que sejam punidos aqueles que desrespeitam a Lei e utilizam de seus cargos para benefício próprio.

Não foi lido em Sessão

O pedido protocolado no dia 30 de Abril, deveria ser posto na pauta do dia, mas, foi devidamente ignorado pela Mesa Diretora, que segundo o presidente Rubenslei Rodrigues (PSD), irá analisar o caso para posterior pronunciamento.

Diante da não leitura durante a Sessão Extraordinária, o advogado Gabriel Thiberio registrou no Ministério Público do Acre, sob o nº 05.2024.00003315-9, sendo encaminhado a Promotoria Cumulativa de Epitaciolândia, para que seja tomada providencias e cumprido o Regimento Interno referente a cassação de Diojino na próxima Sessão que ocorre dia 6 próximo.

Veja Carta Denuncia e decisão do afastamento de vereador

CASSAÇÃO DIOJINO

0800007-40.2023.8.01.0004

Comentários

Continue lendo

Extra

Em flagrante: GEFRON prende colombiano que tentava levar Haxixe marroquino para Rio Branco

Publicado

em

A ação dos agentes do Grupo Especializado em Fronteira, ocorreu na tarde de quarta-feira, 1, na Base da Unidade Policial, localizada em Senador Guiomard.

Um colombiano de 34 anos, foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas pelo GEFRON.

“Ele trazia em sua bagagem quatro rolos de artesanato que ocultavam em seu interior quatro quilos de haxixe marroquino”, disse o Delegado Rêmullo Diniz.

O haxixe marroquino é uma droga extraída em processo mecânico usando maconha, no qual é tirado uma pasta oleosa de grande riqueza e valor.

O quilo dessa droga chega a custar mais de R$ 70 mil.

Segundo o preso teria recebido a droga pouco antes de embarcar no táxi em Brasiléia e iria trazer para Rio Branco, onde receberia a importância de R$ 3 mil.

Indiciado por tráfico internacional de drogas, o colombiano, que não teve o nome revelado foi encaminhado para a sede da Polícia Federal, em Rio Branco.

Comentários

Continue lendo