Extra
Prefeitos do Alto Acre aderem ao Decreto Estadual e ‘Pacto sem Covid’ com restrições no comércio

Prefeitos do Alto Acre, Polícia Militar, Procuradores, Vigilância Sanitária e Secretários de Saúde estiveram presentes.
Os gestores da regional do Alto Acre (Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri), resolveram que a partir desta quarta-feira, dia 27, estarem de acordo com o Decreto Estadual publicado na semana passada, onde determina algumas restrições e toque de recolher após as 22 horas até às 6 da manhã do dia seguinte.
Tais medidas passam a ser monitoradas pela Polícia Militar e Vigilância Sanitária de cada Município. A decisão partiu do Ministério Público que exigiu dos gestores tomassem tais decisões, diante dos casos de aumento de infecção causadas pelo vírus cvid-19 no Estado.
Os gestores destacaram que, não está sendo de bom agrado, tomarem tais medidas, mas está sendo necessário para que vidas sejam salvas. Mas, também cobram a parcela de responsabilidade da população, principalmente de uma minoria que teimam em ir para bares e se aglomeram sem qualquer critério, sabendo que podem estar se infectando e levando o vírus para suas casas e familiares.
Tal preocupação aumenta com o surgimento de casos relacionados à dengue, que também vem tirando vidas e lotando hospitais da regional. “De nada adianta se os moradores de nossos municípios não fizer sua parte, pois, nós estamos fazendo a nossa. Serão 15 dias até ser divulgado o novo levantamento da Saúde Estadual, onde dirá de mudamos de bandeira, enquanto isso, vamos lutar”, disse a prefeita de Brasiléia.
O município de Assis Brasil já está atuando com o apoio das Forças Nacional e Militar do Acre e demais órgãos. Segundo o prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, reuniões em praças públicas já estão proibidas, alguns comércios já não abrem a partir das 22 horas, além de outras determinações que sirvam para impedir a propagação do vírus.
Em Epitaciolândia, estarão também se adequando ao Decreto Estadual. Segundo o vice-prefeito, Professor Soares, as preocupações são as mesmas e estarão atuando para que possam frear o avanço do vírus covid-19 e a dengue. “Estaremos nos reunindo para tomar essas medidas o mais breve possível. Perdemos o nosso Secretário de Obras, o ex-vereador Kaki nesta terça-feira (26), além de uma enfermeira, não podemos ficar de braços cruzados e precisamos do apoio da população”, destacou.Em relação as pontes que ligam Epitaciolândia e Brasiléia ao lado boliviano, ainda estão aguardando a posição do Governo Federal. O governador do Acre já fez o pedido para o fechamento e aguarda decisão de Brasília.
Veja vídeos na íntegra da reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira (27), no centro cultural do município de Brasiléia.
Comentários
Extra
Fronteira do amor: Casal é flagrado em ato sexual em plena avenida comercial de Brasiléia
Um casal em situação de vulnerabilidade social foi flagrado mantendo relações sexuais em via pública na noite desta sexta-feira (11), em Brasiléia, na fronteira do Acre. A cena ocorreu na calçada de um prédio comercial na Avenida Manoel Marinho Montes, considerada uma das mais movimentadas da cidade e principal polo comercial do município.
Imagens feitas por populares mostram o casal em pleno ato, sem qualquer preocupação com o movimento intenso de veículos e pedestres. O local onde o caso ocorreu é conhecido por ser frequentado por usuários de substâncias entorpecentes, situação que já havia sido denunciada anteriormente por moradores e comerciantes da região.
O vídeo, que circulou amplamente em grupos de aplicativos de mensagens, gerou indignação nas redes sociais e reacendeu o debate sobre a ausência de políticas públicas voltadas à saúde mental, ao tratamento de dependência química e ao acolhimento de pessoas em situação de rua no município.
Até o momento, não há confirmação se o caso foi formalmente comunicado às autoridades policiais ou ao Ministério Público. A expectativa da população é que o poder público tome providências para coibir esse tipo de situação em via pública.
MATÉRIA RELACIONADA:
Vídeo: Onda de usuários de drogas preocupa comerciantes e moradores em Brasiléia
Comentários
Extra
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas / Sebrae – AVISO DE LICITAÇÃO
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas / Sebrae
AVISO DE LICITAÇÃO
Pregão Eletrônico SRP nº 22/2025
1. OBJETO
Registro de Preços para aquisição de equipamentos eletrônicos e de informática, sob demanda, para modernização e ampliação da infraestrutura da tecnologia da informação do ÓRGÃO GE- RENCIADOR DO REGISTRO DE PREÇOS em conforme condições especificadas neste edital e seus anexos.
2. RECEBIMENTO E ABERTURA DAS PROPOSTAS.
Local da realização: www.redeempresas.com.br;
Término do prazo para envio de propostas: 18 de julho de 2025 às 10:45h;
Início da sessão de disputa de preço: 18 de julho de 2025 às 11:00h.
Será sempre considerado o horário de Brasília.
3. ESCLARECIMENTOS DE DÚVIDAS.
Questionamentos poderão ser encaminhados ao SEBRAE/AC, somente por escrito pelo e-mail: cpl@ac.sebrae.com.br, aos cuidados da Comissão de Licitação, até 02 (dois) dias úteis antes da data de abertura da sessão pública.
Rio Branco-AC, 11 de julho de 2025.
Comentários
Extra
Prefeito Sérgio Lopes celebra importante conquista para os moradores da Reserva Chico Mendes
O Prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, anunciou nesta semana mais uma grande conquista para os moradores da Reserva Extrativista Chico Mendes. Após uma articulação iniciada em abril deste ano, durante visita oficial a Brasília, o gestor municipal comemorou a publicação de uma portaria que transfere a competência para emissão de autorizações para construção de tanques de criação de peixes na reserva.
Na ocasião, o prefeito esteve na sede do ICMBio e do Ibama para tratar da necessidade de alteração na legislação ambiental, visando facilitar e agilizar o acesso dos moradores a essas autorizações, fundamentais para o fortalecimento da piscicultura como alternativa de renda dentro da unidade de conservação.
O resultado veio no último dia 18 de junho de 2025, com a publicação da portaria que oficializa a transferência dessa responsabilidade do IBAMA para o ICMBio. “Assim como conquistamos a liberação de autorizações para destocas de até dois hectares, agora os moradores poderão solicitar diretamente ao ICMBio a autorização para a construção de tanques de criação de peixes dentro das colocações na reserva. É uma vitória de todos nós, fruto da luta coletiva”, destacou Sérgio Lopes.
A conquista contou com o apoio de importantes parceiros, entre eles representantes do Ibama, lideranças das associações locais como Romário, da AMPREAB, e Açúcar, da AMNOPRELANDIA, além do deputado federal Roberto Duarte, que também se somou a esse pleito.
“Essa é mais uma ação que demonstra nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida das famílias que vivem na Reserva Chico Mendes. Seguimos juntos, lutando por mais avanços e dignidade para nossa gente”, finalizou o prefeito.
Você precisa fazer login para comentar.