Conecte-se conosco

Acre

Prefeito visita obras de infraestrutura na zona rural de Rio Branco

Publicado

em

Prefeitura trabalha com recursos próprios (Foto: Renilson Rodrigues)

Com recursos próprios, a Prefeitura de Rio Branco vem trabalhando na zona rural da capital. Nesta terça-feira (29), o prefeito visitou algumas obras que estão sendo executadas pela Emurb. A visita ocorreu logo cedo no ramal Bom Jesus. As máquinas estão na travessa Luiz Fernando Veríssimo concluindo uma obra de asfaltamento.

O diretor-presidente da Emurb, José Assis Benvindo, informou que a intenção é terminar a obra o mais breve possível.

“As equipes trabalham com a capa asfáltica em todo o trecho até a casa de um cadeirante, que é a maior solicitação da comunidade.”

As máquinas estão concluindo a obra (Foto: Renilson Rodrigues)

Em quase um quilômetro de asfalto, mais de cem famílias serão beneficiadas. “Esse ramal, segundo a informação que a gente tem, existe há mais de 40 anos. A comunidade sempre cobrou isso do poder público e nós, graças a Deus, estamos chegando aqui com esse trabalho. Estamos fazendo 850 metros aqui de arrumação do ramal. Está tudo com drenagem como manda o figurino. A gente quer fazer uma obra de qualidade”, garantiu o prefeito Tião Bocalom.

A aposentada Soneli Maria da Silva, moradora do ramal, conta que já enfrentou muitos transtornos pelas más condições da estrada. “Nossa, aqui agora está uma maravilha. Já enfrentei muitos transtornos. Em época de chuva era muito barro, agora não aguento tanta poeira. É um sonho realizado, vou ter o asfalto na minha porta.”

Outro morador, o autônomo Ermilton Pereira ressaltou que na comunidade há pessoas que necessitam de condições de acessibilidade para ter vida mais digna. “Aqui nós temos pessoas acamadas, temos cadeirante, pessoa com hemodiálise. Há 18 anos que moro aqui, tem morador que tem 30 anos e nunca tinha entrado uma máquina aqui.”

Morando há oito anos no ramal, Márcio Cleide disse que após o asfaltamento do trecho vai transitar com facilidade. “A gente só tem a agradecer a Deus, por esse trabalho que a prefeitura vem fazendo na nossa rua. São oito anos de transtorno, mas graças a Deus isso está chegando ao fim. O prefeito está de parabéns por estar concluindo a nossa obra.”

Do ramal Bom Jesus, o prefeito e sua equipe técnica foram até o ramal da Garapeira, na Vila Acre. Lá as obras são de drenagem e pavimentação asfáltica. “Nós estamos aqui fazendo uma visita em três ramais aqui no Segundo Distrito. Na Vila Acre são três ramais, esse aqui é um deles, já já a gente vai andar por eles. É fazer e fazer bem feito, drenagem e pavimentação”, destacou o prefeito.

Gestor visitou escola da região e recebeu carinho e gratidão (Foto: Renilson Rodrigues)

É mais de um quilômetro de trecho que liga a escola, unidade de saúde e também é usado como linha de ônibus. A obra também foi um pedido dos moradores. A prefeitura também construiu uma ponte sobre o igarapé Brindeira, que liga a uma comunidade de produtores assentados. A dona Maria das Graças fala da expectativa de ter o asfalto na frente da casa dela e diz que vem acompanhando a evolução da obra desde o início.

“Eu sempre tenho acompanhado o trabalho de estradas que eu vejo, mas essa travessa aqui deu trabalho, é um trabalho muito caprichado, muito bem feito, o solo aqui dá água, é muito rasinho, e eles tiveram que fazer um grande trabalhão.”

Ao final da vistoria das obras, o prefeito seguiu para a feira livre do bairro, a unidade de saúde da família e uma escola de ensino fundamental. Lá ele recebeu o carinho e o sentimento de gratidão dos moradores.

“Eu gostaria de atender cem por cento da cidade, mas é impossível uma cidade do tamanho de Rio Branco atender cem por cento, mas a gente está fazendo. Esse é um dos exemplos”, finalizou Bocalom.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre recua 10 centímetros, mas segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco

Publicado

em

Nível do rio marcou 14,30 metros às 15h; Defesa Civil mantém monitoramento devido à previsão de novas chuvas.

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre apresentou recuo de 10 centímetros neste sábado, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 15h, o manancial marcou 14,30 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.

De acordo com os dados oficiais, na primeira medição do dia, às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em seguida, às 12h, o Rio Acre subiu para 14,40 metros e, no início da tarde, recuou para 14,30 metros.

Apesar de não haver registro de chuva nas últimas 24 horas na capital — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nas regiões de cabeceiras e em municípios do interior do estado, cujas águas continuam chegando a Rio Branco.

Segundo Falcão, há previsão de novas chuvas tanto nas áreas de nascente do Rio Acre quanto na capital acreana, o que mantém os órgãos de monitoramento em estado de atenção.

Comentários

Continue lendo

Acre

Moradores da Sapolândia começam a deixar suas casas por conta da cheia

Publicado

em

Moradores do bairro Hélio Melo, conhecido como “Sapolândia”, em Rio Branco, começaram a deixar suas casas no início da tarde deste sábado (27), em razão da cheia do igarapé São Francisco que já começa a deslojar as famílias da região.

De acordo com a organização sem fins lucrativos Conexão do Bem, as famílias aguardaram durante a manhã por apoio da Defesa Civil. Diante da ausência de atendimento no período, os próprios moradores decidiram sair das residências por conta própria, como forma de evitar maiores prejuízos

A Defesa Civil informou que a previsão é de que o nível do Rio Acre e dos igarapés continue subindo neste domingo, o que pode agravar o cenário de inundação em áreas já atingidas da capital acreana. A situação segue em monitoramento.

VEJA O VÍDEO:

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre segue em elevação e atinge 14,40 metros em Rio Branco

Publicado

em

Nível do rio permanece acima da cota de transbordamento e aumenta risco de alagamentos na capital acreana.
Foto: Sérgio Vale

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre continua em elevação em Rio Branco neste sábado, 27, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com os dados oficiais, às 12h, o manancial marcou 14,40 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.

Na primeira medição do dia, realizada às 5h26, o rio estava em 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em poucas horas, o Rio Acre subiu mais 40 centímetros, intensificando o risco de alagamentos em diferentes regiões da capital.

Segundo a Defesa Civil, não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas em Rio Branco. Mesmo assim, a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações registradas nos dias anteriores, principalmente nas áreas de cabeceiras e em municípios do interior, cujas águas continuam desaguando na capital acreana.

Comentários

Continue lendo