Acre
Prefeito que recebeu ‘herança maldita’ de prefeita petista reclama de perseguição
Da ContilNet Notícias
Administrando um dos menores municípios do Acre há um ano e sete meses, o prefeito Humberto Filho, o Doutor Betinho (PSDB), continua a luta para colocar Assis Brasil nos trilhos.
Entre a luta para manter a prefeitura adimplente, honrar compromissos de dívidas deixada pela administração passada e a permanente busca por dar conta das obrigações mínimas como manter a cidade limpa, o prefeito segue trabalhando para fazer de Assis Brasil uma cidade melhor para se viver.
Em menos de três meses é a segunda vez que a prefeitura de Assis Brasil realizou um mutirão de limpeza nas ruas do município através da diretoria de limpeza pública. “Mesmo assim, algumas pessoas tentam manchar o nosso trabalho através de críticas infundadas na internet. Umas querem mostrar uma cidade suja e maltratada, tomada pelo lixo e urubus, quando na verdade isso é mentira. Outros sabem da realidade, de como encontrei esta prefeitura, mas mesmo assim tentam manchar nossa administração com calúnias. É a turma do quanto pior, melhor”, rebate.
Vale ressaltar que além da preocupação de Betinho em sanar as contas da prefeitura e cuidar da limpeza da cidade, há também um empenho em potencializar as ações da Saúde naquela cidade.
Somente nos últimos seis meses foram entregues uma nova Unidade Básica de Saúde equipada com consultório médico, salas de triagem, vacina e enfermagem, farmácia e consultório odontológico completo, inclusive com aparelho de raio X bucal, e também veículos para potencializar atendimento nas áreas mais isoladas no município.
Quando ele assumiu o cargo de prefeito, em janeiro de 2013, o município tinha um posto de saúde com apenas um médico. Hoje conta com três unidades que dispõem de cinco médicos para atender a comunidade. Um destes profissionais é exclusivo da saúde indígena.
Assis Brasil é um dos poucos municípios do Acre que dispõe de um laboratório de análise clínicas que faz quase cinquenta tipos de exame. “Hoje, as pessoas não pecisam mais se deslocar até Rio Branco para fazer hemograma e outros tipos de exames, já que a prefeitura dispõem de um moderno laboratório”, explica o prefeito.
Em menos de dois anos em que está a frente da administração do município, Betinho construiu, ampliou e reformou 32 escolas nas zonas urbana e rural.
Um dos problemas que o prefeito enfrenta até hoje são as dívidas com encargos deixadas pela administração da petista Eliane Gadelha, que esteve à frente da prefeitura de Assis Brasil por dois mandatos. Quando ela deixou o cargo, a prefeitura estava inadimplente em 14 itens.
Antes de completar um ano de administração, o prefeito tucano conseguiu deixar o município totalmente adimplente. Com poucos meses, mais uma dívida deixada por Eliane Gadelha estourou deixando a prefeitura outra vez com sérios problemas.
Durante meses, o Fundo de Participação do Município (FPM) e outros recursos foram sequestrados por órgãos do governo federal, o que gerou grandes problemas para a administração de Betinho.
“Tenho pedido a Deus que me dê força, tranquilidade e sabedoria para continuar administrando o meu município. Muitas vezes as pessoas me criticam sem saber da herança maldita deixada pela administração da prefeita do PT. Outros sabem da realidade desta prefeitura, mas insistem em tentar desestabilizar nossa administração. São pessoas que apostam no quanto pior, melhor. Mas estou firme, na luta, não vou desistir. Vou mostrar que até o final do meu mandato nossa prefeitura estará totalmente saneada”, garante o prefeito.
A população que reside no interior também vem sendo beneficiada com a abertura e manutenção de ramais. O prefeito lembra que teve apoio do governo do estado e de programas como o Pronatec para fazer os investimentos em Assis Brasil. “Precisamos que este ano o governo ajude a prefeitura a continuar com o serviço nos ramais, já que este é o único acesso que pode trazer os agricultores e outros moradors da zona rural até a cidade”, alerta o prefeito.
Este ano, Betinho também distribiu kits escolares nas escolas municipais contendo cadernos de dez matérias, com 200 páginas e de 36 folhas para alunos que estão iniciando a vida escolar. Nos kits também contém lapis comum, lápis de cor, apontador, borracha, régua e uma mochila à prova d´água padronizada com a logo do município.
Comentários
Acre
Prefeito Sérgio Lopes recebe equipe da Casa da Mulher Brasileira para firmar parcerias em Epitaciolândia
Encontro visa fortalecer políticas públicas e desenvolver ações de apoio às mulheres no município
Epitaciolândia, AC. O prefeito Sérgio Lopes recebeu, nesta quinta-feira, 10, a equipe da Casa da Mulher Brasileira para discutir parcerias que promovam ações em prol das mulheres epitaciolandenses. O objetivo da reunião foi alinhar projetos que garantam maior acolhimento, proteção e oportunidades para as mulheres do município.
Durante o encontro, foram abordadas iniciativas como capacitação profissional, combate à violência doméstica, assistência psicológica e jurídica, além de programas de empoderamento feminino. A Casa da Mulher Brasileira, que já atua em outras regiões do estado, oferece serviços integrados para auxiliar mulheres em situação de vulnerabilidade.
Sérgio Lopes destacou a importância da parceria: “É fundamental unir forças com instituições que têm expertise no atendimento às mulheres. Já criamos a Secretaria da Muller e vamos criar redes de apoio eficiente, garantindo dignidade e oportunidades para todas as epitaciolandenses.” Destacou.
A equipe da Casa da Mulher Brasileira elogiou a iniciativa do município e se colocou à disposição para colaborar com políticas públicas que fortaleçam os direitos das mulheres. A expectativa é que, nos próximos meses, sejam implementados projetos concretos resultantes dessa cooperação.
Comentários
Acre
Acre terá calor e pancadas isoladas de chuva nesta quinta-feira (10)
A quinta-feira, 10, será marcada por tempo quente e variações de nuvens em todo o estado do Acre, segundo a previsão meteorológica. Pancadas de chuva podem ocorrer em pontos isolados, com baixa probabilidade de temporais intensos.
Nas microrregiões do leste e sul do estado, como Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia será de sol entre nuvens, com possibilidade de chuvas pontuais. A umidade relativa do ar deve oscilar entre 40% e 50% durante a tarde, alcançando níveis entre 85% e 95% nas primeiras horas do dia. Os ventos predominam do norte, com variações de noroeste e nordeste, soprando de forma fraca a calma.
Já nas regiões do centro e oeste, como Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o padrão climático se repete: sol, calor e possibilidade de chuvas rápidas e isoladas. A umidade mínima prevista para a tarde varia entre 45% e 55%, enquanto a máxima pode chegar a 100% no início do dia.
Comentários
Acre
Acre segue com três nomes na lista suja do trabalho escravo

Criador: Michel Filho | Crédito: Agência O Globo – Direitos Autorais: Infoglobo
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) atualizou nesta quarta-feira, 9, o cadastro de empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas à escravidão. A nova lista, popularmente conhecida como “lista suja”, inclui 155 novos nomes. Nenhum dos novos nomes são do Acre.
Com a atualização, o total de registros ativos no cadastro chega a 745. As principais atividades econômicas envolvidas nos casos são criação de bovinos, cultivo de café e trabalho doméstico, setores historicamente associados à vulnerabilidade trabalhista.
Atualmente, o Acre conta com três pessoas na lista, são elas: Sandro Ferreira da Silva, dono da Fazenda Retiro, localizada na BR-364, km 24, no município de Manoel Urbano, permanece na lista. Além dele, Hudson Primo Coelho, com endereço registrado na Bahia, e João Paulo Nunes da Silva, residente no Mato Grosso, também constam na relação, embora não possuam propriedades no Acre.
A “lista suja” é atualizada a cada seis meses e tem como objetivo dar transparência às ações de combate ao trabalho escravo contemporâneo no Brasil. A última atualização havia sido feita em outubro de 2024.
Você precisa fazer login para comentar.