Conecte-se conosco

Acre

Prefeito que recebeu ‘herança maldita’ de prefeita petista reclama de perseguição

Publicado

em

Um dos problemas que o prefeito enfrenta até hoje são as dívidas com encargos deixadas pela administração da petista Eliane Gadelha.

Prefeito de Assis Brasil, Humberto Filho - Foto: Arquivo/oaltoacre

Prefeito de Assis Brasil, Humberto Filho – Foto: Arquivo/oaltoacre

Da ContilNet Notícias

Administrando um dos menores municípios do Acre há um ano e sete meses, o prefeito Humberto Filho, o Doutor Betinho (PSDB), continua a luta para colocar Assis Brasil nos trilhos.

Entre a luta para manter a prefeitura adimplente, honrar compromissos de dívidas deixada pela administração passada e a permanente busca por dar conta das obrigações mínimas como manter a cidade limpa, o prefeito segue trabalhando para fazer de Assis Brasil uma cidade melhor para se viver.

Em menos de três meses é a segunda vez que a prefeitura de Assis Brasil realizou um mutirão de limpeza nas ruas do município através da diretoria de limpeza pública. “Mesmo assim, algumas pessoas tentam manchar o nosso trabalho através de críticas infundadas na internet. Umas querem mostrar uma cidade suja e maltratada, tomada pelo lixo e urubus, quando na verdade isso é mentira. Outros sabem da realidade, de como encontrei esta prefeitura, mas mesmo assim tentam manchar nossa administração com calúnias. É a turma do quanto pior, melhor”, rebate.

Vale ressaltar que além da preocupação de Betinho em sanar as contas da prefeitura e cuidar da limpeza da cidade, há também um empenho em potencializar as ações da Saúde naquela cidade.

Somente nos últimos seis meses foram entregues uma nova Unidade Básica de Saúde equipada com consultório médico, salas de triagem, vacina e enfermagem, farmácia e consultório odontológico completo, inclusive com aparelho de raio X bucal, e também veículos para potencializar atendimento nas áreas mais isoladas no município.

Quando ele assumiu o cargo de prefeito, em janeiro de 2013, o município tinha um posto de saúde com apenas um médico. Hoje conta com três unidades que dispõem de cinco médicos para atender a comunidade. Um destes profissionais é exclusivo da saúde indígena.

Assis Brasil é um dos poucos municípios do Acre que dispõe de um laboratório de análise clínicas que faz quase cinquenta tipos de exame. “Hoje, as pessoas não pecisam mais se deslocar até Rio Branco para fazer hemograma e outros tipos de exames, já que a prefeitura dispõem de um moderno laboratório”, explica o prefeito.

Em menos de dois anos em que está a frente da administração do município, Betinho construiu, ampliou e reformou 32 escolas nas zonas urbana e rural.

Um dos problemas que o prefeito enfrenta até hoje são as dívidas com encargos deixadas pela administração da petista Eliane Gadelha, que esteve à frente da prefeitura de Assis Brasil por dois mandatos. Quando ela deixou o cargo, a prefeitura estava inadimplente em 14 itens.

Antes de completar um ano de administração, o prefeito tucano conseguiu deixar o município totalmente adimplente. Com poucos meses, mais uma dívida deixada por Eliane Gadelha estourou deixando a prefeitura outra vez com sérios problemas.

Durante meses, o Fundo de Participação do Município (FPM) e outros recursos foram sequestrados por órgãos do governo federal, o que gerou grandes problemas para a administração de Betinho.

“Tenho pedido a Deus que me dê força, tranquilidade e sabedoria para continuar administrando o meu município. Muitas vezes as pessoas me criticam sem saber da herança maldita deixada pela administração da prefeita do PT. Outros sabem da realidade desta prefeitura, mas insistem em tentar desestabilizar nossa administração. São pessoas que apostam no quanto pior, melhor. Mas estou firme, na luta, não vou desistir. Vou mostrar que até o final do meu mandato nossa prefeitura estará totalmente saneada”, garante o prefeito.

A população que reside no interior também vem sendo beneficiada com a abertura e manutenção de ramais. O prefeito lembra que teve apoio do governo do estado e de programas como o Pronatec para fazer os investimentos em Assis Brasil. “Precisamos que este ano o governo ajude a prefeitura a continuar com o serviço nos ramais, já que este é o único acesso que pode trazer os agricultores e outros moradors da zona rural até a cidade”, alerta o prefeito.

Este ano, Betinho também distribiu kits escolares nas escolas municipais contendo cadernos de dez matérias, com 200 páginas e de 36 folhas para alunos que estão iniciando a vida escolar. Nos kits também contém lapis comum, lápis de cor, apontador, borracha, régua e uma mochila à prova d´água padronizada com a logo do município.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Vídeo: Trabalhador é alvo de atentado a tiros e facada no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi atacada ao chegar em casa no loteamento Praia do Amapá e conseguiu buscar socorro por conta própria

O trabalhador Jaércio Martins, de 38 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (26), no loteamento Praia do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.

De acordo com testemunhas, Jaércio chegava em frente à própria residência, dirigindo um caminhão, quando foi surpreendido por integrantes de uma organização criminosa. Os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o veículo, na tentativa de atingir a vítima.

Na sequência, um dos criminosos se aproximou e desferiu um golpe de faca que atingiu o peito esquerdo do trabalhador. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local.

Mesmo ferido, Jaércio conseguiu se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em razão da gravidade do ferimento, ele foi transferido por uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro de Rio Branco.

Segundo a equipe médica, o estado de saúde da vítima é considerado estável. A Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência.

Comentários

Continue lendo

Acre

Sesacre aponta números e ações que marcaram a saúde pública do Acre em 2025

Publicado

em

Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou um balanço destacando números e ações que marcaram a saúde pública acreana ao longo de 2025. De acordo com os dados apresentados, o ano foi caracterizado pela ampliação do acesso aos serviços e pela interiorização dos atendimentos especializados.

Entre os principais resultados, a Sesacre informou a realização de mais de 27 mil atendimentos por meio do programa Saúde Itinerante, que levou serviços de saúde a municípios do interior do estado. Outro dado destacado foi a execução de mais de 12 mil cirurgias pelo programa Opera Acre.

O balanço também aponta a retomada de centros cirúrgicos, ampliação da oferta de exames, fortalecimento da rede hospitalar e avanços considerados históricos na área da oncologia. Segundo a secretaria, houve ainda recorde de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ao longo do ano.

A Sesacre mencionou, ainda, a implantação de programas voltados ao atendimento de urgência e à redução da mortalidade, como o Conecta Coração e o AVC – Segundos Importam, voltados para situações críticas em que o tempo de resposta é determinante.

Os dados foram divulgados em um vídeo publicado nas redes sociais da secretaria, que apresenta um resumo das ações realizadas em 2025 e projeta a continuidade das iniciativas para o próximo ano.

Comentários

Continue lendo

Acre

Nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros após fortes chuvas na capita

Publicado

em

Foto: David Medeiros

As fortes chuvas que atingem Rio Branco nas últimas horas provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade e elevaram rapidamente o nível do Rio Acre. Entre as áreas mais afetadas estão a Estrada do Calafate, a região da Igreja da Pista do Poço e a Baixada da Sobral, especialmente nos bairros Boa União e Plácido de Castro, onde a água invadiu várias residências.

Durante acompanhamento ao vivo feito pela equipe, foi constatado que, apesar de uma breve trégua na chuva, o volume de água nos rios segue aumentando. Imagens mostram que o nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros e continua em elevação, embora, até o momento, a Defesa Civil Municipal ainda não tenha divulgado boletim oficial atualizado.

Na região da Ponte Metálica, a força da correnteza chamou atenção pelo grande volume de balseiros descendo pelo rio, indicando que a chuva atingiu toda a bacia hidrográfica.

Mesmo diante da situação de risco, moradores dos dois lados do rio aproveitaram a cheia para pescar. Durante a transmissão, duas pescadoras foram flagradas capturando peixes da espécie pintado. Segundo elas, apesar de alguns peixes serem pequenos, a pescaria rendeu o suficiente “para garantir o caldo”.

Outro episódio inusitado chamou a atenção durante a cobertura. Um homem foi visto dormindo sobre um dos pilares da Ponte Metálica, próximo à marca de medição do Rio Acre, onde há registro histórico de até 16 metros. Mesmo com o fluxo intenso de veículos sobre a ponte, o homem permaneceu dormindo tranquilamente, despertando surpresa entre os que acompanhavam a transmissão.

A equipe segue monitorando, em tempo real, os pontos de alagamento pela capital acreana. Novas informações sobre o nível do Rio Acre e ações da Defesa Civil devem ser divulgadas a qualquer momento.

Comentários

Continue lendo