Conecte-se conosco

Acre

Prefeito que recebeu ‘herança maldita’ de prefeita petista reclama de perseguição

Publicado

em

Um dos problemas que o prefeito enfrenta até hoje são as dívidas com encargos deixadas pela administração da petista Eliane Gadelha.

Prefeito de Assis Brasil, Humberto Filho - Foto: Arquivo/oaltoacre

Prefeito de Assis Brasil, Humberto Filho – Foto: Arquivo/oaltoacre

Da ContilNet Notícias

Administrando um dos menores municípios do Acre há um ano e sete meses, o prefeito Humberto Filho, o Doutor Betinho (PSDB), continua a luta para colocar Assis Brasil nos trilhos.

Entre a luta para manter a prefeitura adimplente, honrar compromissos de dívidas deixada pela administração passada e a permanente busca por dar conta das obrigações mínimas como manter a cidade limpa, o prefeito segue trabalhando para fazer de Assis Brasil uma cidade melhor para se viver.

Em menos de três meses é a segunda vez que a prefeitura de Assis Brasil realizou um mutirão de limpeza nas ruas do município através da diretoria de limpeza pública. “Mesmo assim, algumas pessoas tentam manchar o nosso trabalho através de críticas infundadas na internet. Umas querem mostrar uma cidade suja e maltratada, tomada pelo lixo e urubus, quando na verdade isso é mentira. Outros sabem da realidade, de como encontrei esta prefeitura, mas mesmo assim tentam manchar nossa administração com calúnias. É a turma do quanto pior, melhor”, rebate.

Vale ressaltar que além da preocupação de Betinho em sanar as contas da prefeitura e cuidar da limpeza da cidade, há também um empenho em potencializar as ações da Saúde naquela cidade.

Somente nos últimos seis meses foram entregues uma nova Unidade Básica de Saúde equipada com consultório médico, salas de triagem, vacina e enfermagem, farmácia e consultório odontológico completo, inclusive com aparelho de raio X bucal, e também veículos para potencializar atendimento nas áreas mais isoladas no município.

Quando ele assumiu o cargo de prefeito, em janeiro de 2013, o município tinha um posto de saúde com apenas um médico. Hoje conta com três unidades que dispõem de cinco médicos para atender a comunidade. Um destes profissionais é exclusivo da saúde indígena.

Assis Brasil é um dos poucos municípios do Acre que dispõe de um laboratório de análise clínicas que faz quase cinquenta tipos de exame. “Hoje, as pessoas não pecisam mais se deslocar até Rio Branco para fazer hemograma e outros tipos de exames, já que a prefeitura dispõem de um moderno laboratório”, explica o prefeito.

Em menos de dois anos em que está a frente da administração do município, Betinho construiu, ampliou e reformou 32 escolas nas zonas urbana e rural.

Um dos problemas que o prefeito enfrenta até hoje são as dívidas com encargos deixadas pela administração da petista Eliane Gadelha, que esteve à frente da prefeitura de Assis Brasil por dois mandatos. Quando ela deixou o cargo, a prefeitura estava inadimplente em 14 itens.

Antes de completar um ano de administração, o prefeito tucano conseguiu deixar o município totalmente adimplente. Com poucos meses, mais uma dívida deixada por Eliane Gadelha estourou deixando a prefeitura outra vez com sérios problemas.

Durante meses, o Fundo de Participação do Município (FPM) e outros recursos foram sequestrados por órgãos do governo federal, o que gerou grandes problemas para a administração de Betinho.

“Tenho pedido a Deus que me dê força, tranquilidade e sabedoria para continuar administrando o meu município. Muitas vezes as pessoas me criticam sem saber da herança maldita deixada pela administração da prefeita do PT. Outros sabem da realidade desta prefeitura, mas insistem em tentar desestabilizar nossa administração. São pessoas que apostam no quanto pior, melhor. Mas estou firme, na luta, não vou desistir. Vou mostrar que até o final do meu mandato nossa prefeitura estará totalmente saneada”, garante o prefeito.

A população que reside no interior também vem sendo beneficiada com a abertura e manutenção de ramais. O prefeito lembra que teve apoio do governo do estado e de programas como o Pronatec para fazer os investimentos em Assis Brasil. “Precisamos que este ano o governo ajude a prefeitura a continuar com o serviço nos ramais, já que este é o único acesso que pode trazer os agricultores e outros moradors da zona rural até a cidade”, alerta o prefeito.

Este ano, Betinho também distribiu kits escolares nas escolas municipais contendo cadernos de dez matérias, com 200 páginas e de 36 folhas para alunos que estão iniciando a vida escolar. Nos kits também contém lapis comum, lápis de cor, apontador, borracha, régua e uma mochila à prova d´água padronizada com a logo do município.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre permanece elevado em Rio Branco e continua acima da cota de transbordo. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, na medição realizada às 5h21 da manhã desta segunda-feira (29), o manancial atingiu 15,32 metros.

Ainda segundo a Defesa Civil, na última aferição feita à meia-noite, o rio marcou 15,24 metros, o que representa um aumento de 8 centímetros em relação às medições anteriores, confirmando a tendência de elevação.

Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuva na capital acreana, com acumulado de 0,00 milímetro no período. A elevação do nível do rio é atribuída ao volume de água proveniente das cabeceiras e afluentes.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros, ambas já superadas. A Defesa Civil Municipal segue monitorando a situação e acompanhando a evolução do nível do rio, mantendo as equipes em prontidão para atendimento às áreas de risco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Publicado

em

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).

De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.

Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mais de 360 pessoas estão em abrigos municipais após cheias em Rio Branco

Publicado

em

Prefeitura atualiza situação e informa que Rio Acre atingiu 15,32 metros, com tendência de subida

A Prefeitura de Rio Branco divulgou, na manhã desta segunda-feira (29), a atualização mais recente sobre a situação dos abrigos montados para atender famílias afetadas pelas cheias do Rio Acre e dos igarapés da capital. De acordo com o boletim das 6h, um total de 364 pessoas, pertencentes a 135 famílias, estão acolhidas em seis pontos diferentes da cidade.

Segundo o levantamento, a Escola Municipal Álvaro Vilela Rocha abriga 14 famílias, somando 51 pessoas. Na Escola Municipal Anice Jatene, são 16 famílias, com 56 pessoas acolhidas. A Escola Municipal Maria Lúcia atende 13 famílias, totalizando 38 pessoas. Já a Escola Estadual Georgete Kalume recebe oito famílias, com 31 pessoas, enquanto a Escola Estadual Marilda Gouveia abriga nove famílias, reunindo 58 pessoas.

O maior número de desabrigados está concentrado no Centro de Cultura Mestre Caboquinho, onde 75 famílias estão acolhidas, totalizando 130 pessoas.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Tião Bocalom (PL) informou que esta é a última atualização das 6h da manhã e destacou que, na medição mais recente, o nível do Rio Acre atingiu 15,32 metros, apresentando tendência de elevação de aproximadamente um centímetro por hora.

O gestor ressaltou ainda que a atuação da Defesa Civil Municipal tem sido contínua no enfrentamento da situação e reafirmou o compromisso da gestão com o cuidado às famílias atingidas pelas alagações.

“Já enfrentamos outras alagações antes e nosso cuidado com a população sempre foi grande e presente, a ponto até de render um prêmio nacional à nossa Defesa Civil Municipal. Seguiremos trabalhando com fé e coragem para ajudar a nossa gente. Vamos juntos!”, afirmou o prefeito.

Comentários

Continue lendo