Acre
Prefeito Everaldo Gomes e Secretária de Educação entregam kits do PDE campo
Equipe da gestão municipal entregou todos os materiais em duas escolas de ensino e receberam elogios dos professores, pais e comunidades
WILIANDRO DERZE, assessoria PMB
Garantindo as condições de estudo das crianças da zona rural do município de Brasiléia. O prefeito Everaldo Gomes, juntamente com a secretária Municipal de Educação, Alda Pacheco e o vereador Marquinhos Tibucio fizeram a entrega dos kits do Programa de Desenvolvimento da Escola do Campo – PDE. As escolas contempladas nessa quinta-feira, 18, foram Paraiso no km 19 no ramal São Cristovam e Antônio Carneiro da Silva no ramal do Polo km 04.
A primeira comunidade visitada fica distante aproximadamente 60 km do centro de Brasiléia, o que também não impediu da equipe coordenada pelo prefeito e secretária de educação de fazer a entrega dos utensílios adquiridos por cada escola.
Na primeira escola foram entregues um fogão de seis bocas, motor bomba, livros, dicionários um armário escolar e uma máquina fotográfica. O que foi recebido pelo professor responsável pela escola na presença de alunos e algumas mães presentes na reunião.
O primeiro kit entregue ajuda no reforço do ensino, como também acaba com o problema de abastecimento devido não haver um moto bomba para captar a água para a escola. O fogão velho que estava dando problemas foi trocado por um outro e a máquina fotográfica servirá para registrar os passeios e estudos das crianças.
Para o prefeito é uma satisfação poder entregar os kits e saber que existe alunos dedicados também na zona rural do município. “Todo esse material entregue é uma forma de estar mostrando que temos o maior interesse em conseguir as estruturas necessárias para garantir um ensino cada vez mais perto do excelente”, destacou o prefeito.
Alda Pacheco disse que as escolas foram contempladas com os kits de acordo com as necessidades. “Estamos entregando os materiais e esperamos que os professores, os alunos junto com a comunidade, cuidem e preservem todos que são de utilização da escola”, afirmou.
O professor da escola Paraiso, Francinaldo Alves disse que a muitos anos a escola espera a visita da secretária de educação e somente na gestão do prefeito Everaldo Gomes pode ver a presença dos gestores preocupados com a situação do ensino na zona rural. “Ficamos motivados em saber que essa nova gestão tem esse compromisso de estar presente e atendendo as reivindicações e necessidades dos alunos”, comentou o professor.
Logo que foi entregue os kits o prefeito e secretária assinaram um documento que foi recebido pelo professor, que ficará responsável por todos os materiais.
Os alunos da escola disseram que a presença dos governantes na escola é motivo de muita alegria, por que somente assim suas necessidades são vistas de perto. Queremos aprender ler e escrever da mesma forma que os alunos da cidade aprende e queremos ter condições de chegar a universidade, mas para isso precisamos ter o apoio de todos”, disseram Brena Feitosa da Silva, 9, e Gleicio Silvio Brito, 6.
A segunda escola Antônio Carneiro da Silva localizada no ramal do Polo foi contemplada com a entrega de duas Tvs, dois dvds, armário de cozinha, liquidificador, máquina fotográfica, além de dicionários, livros e jogos escolares.
O prefeito Everaldo e a secretária de educação, além dos coordenadores de cada região de ensino também estiveram presentes na reunião de entrega dos materiais. O encontro reuniu vários pais de alunos que fizeram questão de participar do evento.
A secretária esclareceu que ficou muito preocupada com os registros de furtos que aconteceram na escola e com os objetos que foram levados. Computadores e vários outros objetos foram levados da escola de uma forma estranha. Tenho preocupação em está deixando esse material. Conto com a comunidade, os pais, e principalmente com os professores que são os responsáveis pelos materiais que estão sendo entregues. Esperamos que não tenha mais registros como o que aconteceu no início do ano”, destacou Alda.
O professor Ananinas Brilhante disse que ficará na história a presença da secretária de educação e do prefeito na escola. “Só temos a agradecer o empenho e a motivação que vocês deixam para nós professores, pais e alunos. Vamos continuar se dedicando ao ensino. Agora sabemos que temos apoio do município e vamos nos dedicar a garantir cada vez mais um ensino digno a todas as crianças e jovens da região”, disse.
A entrega dos demais kits serão realizadas a partir da próxima semana pela equipe da secretaria de Educação na presença da secretária Alda Pacheco que está visitando todas as comunidades no objetivo de saber em loco a situação de cada escola do município.
Comentários
Acre
Homem é agredido com ripas por grupo no bairro Vitória, em Rio Branco
Vítima foi socorrida pelo Samu com suspeita de fratura e levada ao pronto-socorro em estado estável
Um homem identificado como Thander Alessandre Batista Astec, de 29 anos, foi socorrido na noite desta sexta-feira (23) após ser brutalmente agredido por um grupo de pessoas armadas com pedaços de ripa, no bairro Vitória, na Rua Luiz Gonzaga, região do São Francisco, na parte alta de Rio Branco.
De acordo com informações apuradas, a vítima apresentava suspeita de fratura no braço esquerdo e diversos ferimentos nas costas, causados durante as agressões. Populares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte básico para prestar atendimento no local.
Ainda segundo relatos, no momento da chegada da equipe de socorro, vários indivíduos estariam correndo atrás da vítima. Diante do risco iminente, os socorristas colocaram Thander rapidamente dentro da ambulância e o encaminharam ao Pronto-Socorro de Urgência e Emergência de Rio Branco.
Informações preliminares apontam que o homem estaria sendo acusado de furto na região e que as agressões teriam ocorrido como uma suposta forma de “disciplina” imposta por populares.
No hospital, Thander foi entregue ao Setor de Traumatologia para avaliação mais detalhada. Apesar dos ferimentos e da suspeita de fratura, seu estado de saúde é considerado estável. A Polícia Militar não foi acionada para atender a ocorrência, e o caso poderá ser apurado pelas autoridades competentes.
Comentários
Acre
GIRO apreende cerca de 350 gramas de cocaína em terreno baldio em Manoel Urbano
Entorpecente foi encontrado durante patrulhamento de rotina no bairro Iolanda
Policiais militares do Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO), do 8º Batalhão, apreenderam um pote vermelho contendo uma substância esbranquiçada, aparentando ser cocaína, com peso aproximado de 350 gramas, na tarde desta sexta-feira (23), em Manoel Urbano.
A apreensão ocorreu durante patrulhamento de rotina, em um terreno baldio localizado na Rua Alvorada, no bairro Iolanda. Ao realizarem a verificação da área, os policiais localizaram o recipiente com o entorpecente.
Após a ocorrência, o material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil do município, onde serão adotadas as providências cabíveis para a apuração do caso.
Comentários
Acre
Prefeitura de Rio Branco emite termo de compromisso para regularização de construção irregular em Casa de Carne
A Prefeitura tem se empenhado na fiscalização de construções irregulares na capital, com o objetivo de garantir o cumprimento das normas urbanísticas e a segurança da população
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, tem se empenhado na fiscalização de construções irregulares na capital, com o objetivo de garantir o cumprimento das normas urbanísticas e a segurança da população.

Recentemente, a Secretaria por intermédio da Diretoria de Fiscalização Urbanística emitiu um Termo de Compromisso de Demolição e Regularização para um estabelecimento comercial. (Foto: Secom)
Recentemente, a Secretaria por intermédio da Diretoria de Fiscalização Urbanística emitiu um Termo de Compromisso de Demolição e Regularização para um estabelecimento comercial localizado na Estrada Dias Martins, nº 526, conhecido como “Casa de Carne Rota do Boi”.
A medida foi tomada após a constatação de que a construção da cobertura metálica do estabelecimento estava em desacordo com as normas de urbanização, resultando em uma área de 80m² além do limite permitido para a construção no local.

“Estamos acompanhando de perto esse caso. A pessoa responsável pela obra não somente foi notificada, como também foi autuada. Além disso, ele assinou um Termo de Compromisso, no qual se compromete a demolir a parte irregular da construção em um prazo de 15 dias”, explicou Cid Ferreira. (Foto: Val Fernandes/Secom)
O secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, explicou a situação. “Estamos acompanhando de perto esse caso. A pessoa responsável pela obra não somente foi notificada, como também foi autuada. Além disso, ele assinou um Termo de Compromisso, no qual se compromete a demolir a parte irregular da construção em um prazo de 15 dias, conforme estabelecido pelo Termo”, frisou o titular das pasta.

De acordo com o documento, o autuado reconheceu a irregularidade na construção e assumiu o compromisso de demolir a parte da obra que não está de acordo com as regras de alinhamento e uso do solo. (Foto: Secom)
De acordo com o documento, o autuado reconheceu a irregularidade na construção e assumiu o compromisso de demolir a parte da obra que não está de acordo com as regras de alinhamento e uso do solo. A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, por meio da fiscalização, verificará o cumprimento do prazo estabelecido para a remoção da construção irregular.
O Termo de Compromisso, que foi assinado pelo responsável pela obra, estipula que a demolição deve ocorrer de forma integral e deve ser concluída no prazo máximo de 15 dias corridos após a assinatura do documento. Caso o prazo não seja cumprido, o autuado estará sujeito a novas medidas administrativas e penalidades.
Cid Ferreira finalizou dizendo: “Não podemos permitir que construções irregulares continuem colocando em risco a segurança e o ordenamento urbano da nossa cidade. Por isso, estamos tomando todas as providências legais cabíveis para garantir que o compromisso seja cumprido”, concluiu.
A Prefeitura de Rio Branco reforça seu compromisso com o desenvolvimento urbano responsável e a segurança das construções, garantindo que as normas sejam respeitadas para o bem de todos os cidadãos.



















Você precisa fazer login para comentar.