Acre
Prefeito em exercício Jorge da Fazenda recebe visita da deputada Leila Galvão

Prefeito em exercício, Jorge da Fazenda recebeu a deputada do PT, Leila Galvão – Foto: Alexandre Lima
Alexandre Lima, com Marcus José
Durante a tarde desta terça-feira, dia 19, o prefeito em exercício de Brasiléia, Jorge da Fazenda (PSD), em seu segundo dia de trabalho, recebeu uma visita de cortesia no gabinete, da deputada estadual, Ana Leila Galvão (PT), que já foi prefeita do Município.
Leila Galvão falou da importância em se ter uma parceria com o seu município de origem, além de tentar estreitar uma aliança com o Governo do Estado, num pensamento de unidade e ajudar no desenvolvimento do mesmo.
O prefeito agradeceu a visita e falou das parcerias que poderão ajudar Brasiléia, que vem passando por momento delicado, tanto no lado político, quando administrativo. Disse que estará realizando aos poucos, mudanças internas no intuito de enxugar a prefeitura em várias áreas.
No atual momento, algumas secretarias irão ser mudadas e falou ainda que, estará realizando uma auditoria em todos os setores da prefeitura, para que possa ter uma ideia de onde poderá desenvolver trabalhos nos próximos dias.
Foi perguntado em relação a parceria com os vereadores, Jorge disse que estará trabalhando para os munícipes, pois, não está ali para fazer nenhum tipo de negociação que possa inchar a máquina pública. “Não é justo pessoas que não querem trabalhar ficar em casa recebendo, enquanto tem muitas que são produtivas e querem ajudar”.
Jorge agradeceu a visita e disse que a Prefeitura está de portas abertas para quem quiser trazer ajudar Brasiléia.
Veja vídeo reportagem.
Comentários
Acre
Acre é o 24º no ranking de liquidez e segue entre os menores com capacidade de caixa

O Acre ocupa a 24ª posição no Ranking de Competitividade dos Estados 2025, no indicador de Índice de Liquidez, registrando percentual de 132,1%. Com esse resultado, o estado aparece à frente apenas de Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Os dados são do Centro de Liderança Pública (CLP) e do Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro).
O Índice de Liquidez avalia a relação entre as obrigações financeiras de curto prazo e o caixa bruto disponível. O alerta dos especialistas é claro: quanto maior o índice, pior a situação — já que significa que o estado possui mais dívidas imediatas do que recursos disponíveis para pagá-las
O indicador considera apenas valores que podem ser utilizados prontamente e que não estão vinculados a despesas específicas. Por ter polaridade negativa, índices mais altos refletem menor liquidez e maior desequilíbrio entre caixa e obrigações. Em outras palavras, percentuais elevados revelam que o estado tem compromissos financeiros muito acima do dinheiro disponível.
A metodologia também destaca que o indicador pode apresentar grande variação entre os estados, podendo ultrapassar 200% ou até ficar negativo — ambos considerados cenários críticos. Nesses casos, a pontuação atribuída é zero, já que números extremamente altos ou negativos representam baixa ou nenhuma liquidez. Para os demais estados, a nota é normalizada em uma escala de 0 a 100.
Com o índice atual, o Acre permanece na parte inferior do ranking nacional, evidenciando desafios na gestão do caixa e na capacidade de honrar obrigações financeiras de curto prazo.

Comentários
Acre
Prefeitura de Rio Branco reforça a rede municipal de saúde com a posse de novos servidores
Acre
Governador cumpre agenda em Xapuri, visita Ponte da Sibéria e reforça compromisso com obras estruturantes
Em agenda cumprida na cidade de Xapuri, o governador Gladson Camelí fez questão de visitar a Ponte da Sibéria, inaugurada no dia 23 de novembro, considerada uma das obras mais importantes para a região. O gestor ressaltou que a estrutura simboliza não apenas a integração entre comunidades, mas também o cumprimento de um compromisso histórico com a população.

Governador destacou como obras estruturantes têm mudado a realidade dos acreanos. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
No início de setembro, o governador inaugurou a rodovia AC-380, conhecida como Estrada da Variante. Juntas, as duas obras estruturantes consolidam a marca da atual gestão na região do Alto Acre, especialmente no município de Xapuri.
“A Ponte da Sibéria não beneficia apenas Xapuri e o bairro da Sibéria. Ela garante o direito de ir e vir, integra o Alto Acre e abre caminho para grandes conquistas, como a ligação futura até Sena Madureira pelo corredor da rodovia interoceânica”, afirmou.
Durante entrevista à Rádio Aldeia na cidade, Camelí destacou outras ações realizadas no município, como a inauguração da nova sede da Secretaria da Fazenda (Sefaz), reforma da Rádio Aldeia e também a entrega do sistema de monitoramento eletrônico no estado.
Ele também citou o feirão de empregos realizado em Rio Branco, que, segundo ele, busca reduzir o déficit de desemprego no estado.

Em entrevista, governador avaliou seu governo e destacou como tem mudado a vida das pessoas, com concurso público e gerando mais oportunidades com ações estratégicas. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
O governador enfatizou os investimentos na comunicação pública, lembrando que todas as emissoras do interior estão sendo revitalizadas e que a TV Aldeia, em Rio Branco, já passou por reformas.
“Comunicar é salvar vidas. Na pandemia, foram os radialistas e comunicadores que levaram informação às famílias mais distantes, prevenindo e protegendo a população. Isso eu guardo no coração, porque presenciei a importância da comunicação naquele momento difícil”, disse.
Camelí avaliou positivamente o atual cenário do Acre, destacando o equilíbrio fiscal e a sintonia da equipe de governo. Ele citou que o pagamento da folha de dezembro já foi anunciado e que a gestão encerra 2025 “com chave de ouro”.
“Eu daria nota mil para toda a nossa equipe. O sucesso de um governo não é o governador que diz, são as pesquisas”, ressaltou.

Secretária de Comunicação, Nayara Lessa, acompanhou o governador na entrega da revitalização da rádio e agendas em Xapuri. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
Ao falar sobre sua maior conquista em sete anos de mandato, o governador destacou o olhar voltado para quem mais precisa, especialmente durante a pandemia da Covid-19.
“Minha maior obra foi dar uma resposta imediata à sociedade naquele período difícil. Cumpri meu juramento como governador e tomei decisões que salvaram vidas, sem esperar para amanhã e sem politizar a crise”, declarou.
Camelí também reforçou a parceria com o prefeito de Xapuri, Maxsuel Maia, e pediu apoio dos servidores para manter o equilíbrio financeiro e avançar em novas obras. “Tudo que pudermos fazer em conjunto, prefeitura e governo, vamos fazer. Temos desafios e não podemos perder tempo”, destacou.
O prefeito de Xapuri, Maxsuel Maia, destacou a importância das obras entregues pelo governo do Estado no município, ressaltando que elas representam avanços significativos para a população e para os servidores públicos.
“Não se trata apenas da entrega de uma obra física. Este prédio revitalizado e modernizado traz qualidade para o atendimento, dignidade para os servidores e para a população, que agora conta com espaços públicos equipados e sistematizados”, afirmou.
O prefeito enfatizou que os investimentos refletem o compromisso da gestão estadual com Xapuri e reforçam a parceria entre governo e município.
“Em nome da população xapuriense, quero agradecer ao governador Gladson Camelí e a toda a sua equipe pelo carinho e pelo trabalho que têm desempenhado em nossa cidade”, concluiu.















Você precisa fazer login para comentar.