Acre
Prefeito em exercício Alysson Bestene realiza visita técnica na Estação de Captação e Tratamento (ETA) I

O prefeito de Rio Branco – em exercício, Alysson Bestene, acompanhado do diretor-presidente do Saerb Enoque Pereira e do coordenador da Defesa Civil municipal coronel Cláudio Falcão, realizou uma visita técnica na Estação de Captação ETA l, na manhã desta terça-feira (7). A adutora que hoje sofre comprometimento na estrutura, irá receber intervenção do poder público para evitar o colapso no abastecimento da cidade. No dia 2 de janeiro o prefeito Tião Bocalom, anunciou situação de emergência no local para agilizar as obras de recuperação. O prefeito em exercício veio conferir de perto a situação do lugar.

Alysson: “As equipes estão emanadas para resolver o problema” (Foto: Val Fernandes/Secom
“A gente está aqui acompanhado do coordenador da Defesa Civil, nosso coordenador coronel Falcão, junto com o presidente do Saerb, o Enoque, toda a equipe, onde a gente teve uma tratativa junto ao Governo do Estado, em especial com o secretário Egleuson, da SEURB. Ontem a gente já teve a notícia que o projeto já finalizou, está sendo encaminhado para a aprovação junto ao Saerb e com muita urgência vai ser licitado para que haja toda a reforma nessa estação de tratamento de água. Uma estação importante que gera em torno de 40% na capacidade de abastecimento.”
A capacidade de produção da ETA l, é de quinhentos e oitenta e seis litros por segundo e abastece a parte alta da cidade, Horto Florestal, Centro, São Francisco, ou seja, 50% do abastecimento de água da cidade.

Foto: Val Fernandes/Secom
“É uma situação bem complexa, mas o Saerb está tentando ver da melhor forma possível para não faltar água na cidade de Rio Branco, através de ações imediatas. Apesar de que a natureza também não vai nos dar uma resposta talvez da forma que a gente quer, é imprevisível, mas da forma que vem a gente está tentando amenizar”, destacou o diretor-presidente, Enoque Pereira.
Além da contenção do desbarrancamento, os serviços vão contemplar a reforma e ampliação nos filtros de decantação. A grande preocupação da Defesa Civil é com a retração do rio, o que acelera ainda mais o desmoronamento.

Foto: Val Fernandes/Secom
“Em relação à questão do rio, houve uma retração bastante forte nos últimos dias e isso para uma área que está desmoronando não é bom, não é uma boa notícia, pelo contrário, ela agrava muito mais. A partir do momento que nós temos uma elevação das águas e uma retração das águas faz com que o processo erosivo se acelere, e é justamente disso que nós estamos tratando aqui, com a vinda e a visita aqui do prefeito exercício, Alysson juntamente com o presidente Enoque e toda a sua equipe, de maneira que nós possamos preservar a estrutura que ainda está de pé, mas imediatamente começarmos a fazer as obras emergenciais, que teve uma decretação de situação de emergência para acelerar o processo e dessa maneira esperamos que a gente possa, sim, manter o abastecimento como o Saerb tem mantido.
Ainda de acordo com o prefeito em exercício, as obras de emergência darão início nos próximos dias.
“Todas as equipes estão emanadas para o mais rápido possível a gente resolver essa problemática para não faltar água, para não desabastecer boa parte da nossa cidade”, concluiu.
- Foto: Val Fernandes/Secom
- Foto: Val Fernandes/Secom
- Foto: Val Fernandes/Secom
- Foto: Val Fernandes/Secom
- Foto: Val Fernandes/Secom
- Foto: Val Fernandes/Secom
- Foto: Val Fernandes/Secom
- Foto: Val Fernandes/Secom
- Foto: Val Fernandes/Secom
- Foto: Val Fernandes/Secom
- Foto: Val Fernandes/Secom
- Foto: Val Fernandes/Secom
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.















Você precisa fazer login para comentar.