Acre
Prefeito de Xapuri realiza encontro com moradores e produtores na zona rural
Assessoria de Comunicação – PMX
Distante 72 Km do centro da Cidade, onde o acesso é pela Estrada Petrópolis, a Comunidade do Espalha se reuniu com o prefeito Marcinho Miranda, Secretário da SEMINFRA, assessores e com o vereador Iran Vasconcelos (PMDB). Na oportunidade muitos assuntos foram discutidos e sugeridos por representantes de Sindicatos, Associações e Moradores.
Ouvindo os representantes de Sindicatos, Associações e moradores da Comunidade, um dos maiores problemas é com relação as condições do Ramal, que para todos e todas presentes é uma das prioridades diante de muitas outras.
Outras reivindicações da comunidade é com relação ao Transporte Escolar e Escoamento dos Produtos, Energia Elétrica, Merendeira, Telefone Rural e Atendimento á Saúde.
A Comunidade de São Matheus, representado pelo Agricultor Manoel Rodrigues da Silva, apresentou durante o encontro um oficio enviado a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, requerendo que fosse deslocado um caminhão para que os produtores tivessem como expor seus produtos na feira da cidade, solicitou do prefeito que intermediasse essa solicitação junto ao Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento.
“Estamos muito alegre e honrados em estarmos reunindo de frente com o prefeito Marcinho Miranda, secretário, assessores e com o vereador Iran Vasconcelos, há anos que nenhuma autoridade se fez presente junto à essa comunidade para buscarmos alternativas de melhorias para um povo tão trabalhador e dedicado. Nosso ramal está praticamente intrafegável, pois os ex-prefeitos não fizeram um trabalho de responsabilidade ou seja de qualidade. Sabemos também que é cedo para cobrarmos algo de uma prefeitura quase toda sucateada, principalmente nos seus maquinários (tratores, caminhões, caçambas).
Estamos muito contente com a sua presença e com a atenção que foi dada junto aos produtores e moradores. Sabemos que vosso prefeito irá se dedicar para nos ajudarmos, pois estamos sofrendo há muito tempo, pois pouca coisa foi feita nessa comunidade e quando fazem é serviços de péssimas qualidades e eleitoreira, que só servem para enganar. Esperamos que a sua administração seja sincera, honesta e acima de tudo que valoriza o ser humano, e pode contar com a nossa confiança e apoio prefeito”, disse o Sr. Rivaldo Gomes de Souza (Coordenador do Encontro).
“Sabemos das dificuldades na qual essa comunidade vem passando, dificuldades essa que há anos vem se arrastando e que nunca procuraram pelo menos amenizar os problemas mais cruciais.
Fiz questão de acompanhar o prefeito Marcinho Miranda, secretário e assessores nesse encontro, saber da real situação em que se encontra essa tão aguerrida comunidade, uma das comunidades mais distante da cidade. Jamais vou esquecer dos compromissos que tivemos, eu e o prefeito com vocês na campanha de 2012 e vamos na medida do possível cumprir.
A prefeitura, eu e a comunidade juntos, já demos inicio um de nossos compromissos que é a realização de atividades de Esporte e Lazer, com a realização do Campeonato de Futebol dessa Regional e futuramente vem mais atividades em todas as áreas.
Meu mandato está a disposição de todos vocês e que junto com o prefeito Marcinho Miranda buscaremos melhorias para toda a população da Cidade de Xapuri, sabemos que estamos apenas cinco meses de mandato e muita coisa melhorou e podem ficar na certeza que muita coisa irá melhorar muito mais, principalmente nas comunidades da zona rural, sempre estarei requerendo do prefeito melhorias e sendo parceiro na busca de uma cidade muito mais desenvolvida, vamos tirar Xapuri do atraso e do abandono”, falou o Vereador Iran Vasconcelos.
Estaremos juntos com a equipe da SEMINFRA de prontidão em tudo que for de necessário para ajudar essa comunidade, uma comunidade tão distante do centro da Cidade que precisa de toda a nossa atenção.
Estamos recuperando algumas máquinas, caminhões e outros equipamentos para quando iniciarmos os trabalhos nessa comunidade, tenhamos condições de realizar um trabalho que realmente surja efeito não só no verão como também no inverno.
É nossa meta de darmos total atenção aos ramais durante a gestão do prefeito Marcinho Miranda e do Vice Ailton Menezes.
Podem contar conosco e a nossa secretaria estará sempre a disposição para juntos procurarmos beneficiar os (as) produtores (as) e moradores (as) de todas as localidades de nosso municipio, pois é uma determinação do prefeito em valorizar as comunidades da zona rural – disse o secretário da SEMINFRA, Alécio Miranda.
Depois de quase 04 (quatro) horas de reunião, o prefeito Marcinho Miranda, Secretário da SEMINFRA, Assessores e o Vereador Iran Vasconcelos ouviram atentamente as reivindicações e sugestões dos (as) produtores (as) e moradores (as), que na oportunidade foi uma sugestão do próprio prefeito em primeiro ouvir a comunidade.
“Quero agradecer a Deus por mais esse momento e as pessoas que estão nesse encontro. É com muita satisfação e alegria em retornar a essa comunidade, agora como prefeito na busca de termos um encontro que visa buscar alternativas para a realizações de trabalhos a serem executados nessa comunidade, conforme as condições da prefeitura. Já começamos a fazer alguns trabalhos nessa região, a primeira foi com relação a parceria que tivemos com a equipe da Eletrobrás, Associação e Moradores na podagem, limpeza e manutenção do ramal, uma vez que estavam prejudicando á todos (as) com a falta diariamente da energia elétrica, pois estavam danificando as fiações e postes.
Desde março estamos amenizando os pontos mais críticos nos ramais, desde o Bairro da Sibéria até a comunidade do São João do Guarani, vamos dar nossa contribuição na maior festa dessa região, uma festa que é tradicional em nosso Município que reúne inúmeras famílias e turistas de nossa e outras cidades. Para que a Festa seja mais tranquila e bonita precisamos trabalhar nos pontos mais críticos e darmos segurança e comodidade aos que irão participar do evento.
Nosso compromisso com essa comunidade é que logo após os trabalhos que estão sendo executados da Sibéria até a comunidade do Guarani, vamos continuar até esse local, conforme vistoria não irá ser preciso trabalhar em toda a extensão e sim nos pontos mais críticos. Podem ter certeza que jamais esquecerei daqueles que se dedicam e trabalham arduamente para o desenvolvimento de nosso município.
Com relação ao transporte escolar e merendeira, solicitarei ao Secretário Municipal de Educação que entre em contato com o órgão responsável para buscar uma solução, já que não é de nossa responsabilidade, mas que vamos intermediar esse problema. Outra reivindicação da comunidade é com relação ao transporte dos produtos, pois iremos nos reunir com a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento para que todos seja beneficiados, já que é um programa de nosso governo em atender todas as comunidades com relação ao escoamento dos seus produtos até a cidade.
Para finalizar, quero dizer à todos vocês, que pegamos uma prefeitura um tanto quanto não se esperava, quase toda sucateada e com muitas dividas, mas que aos poucos estamos amenizando os graves problemas, mas não deixamos de trabalhar um só minuto, fazendo tudo dentro de nossas possibilidades e que quando sairmos dessas questões obscuras, iremos melhorar em muito nossas ações e metas.
Sou uma pessoa do campo, nasci, trabalhei e continuo trabalhando, procurarei na medida do possível trazer benefícios que vocês merecem e são merecedores. Solicito de cada um de vocês que tenham um pouco de paciência, ainda estamos arrumando a casa e quando a nossa situação melhorar só quem vai ganhar é o povo da Cidade de Xapuri.
Não sou de prometer nada, pois serei um administrador que trabalha e irá trabalhar com a verdade dentro de minhas possibilidades e da estrutura, trabalharei sempre em conjunto com todas as comunidades da cidade, serei um administrador que primeiro irei ao encontro das comunidades ouvir as reivindicações, sugestões, presenciar de perto as dificuldades existentes e juntos procuramos meios de solucionarmos quaisquer que seja os problemas. Agradeço pelo carinho e atenção de todos e que Deus abençoe e ilumine cada família dessa comunidade “. Finalizou o prefeito Marcinho Miranda.
Comentários
Acre
Prefeitura de Rio Branco reforça ações de emergência
A Prefeitura de Rio Branco mobilizou, nas primeiras horas deste sábado (27), uma força-tarefa para atendimento às famílias afetadas pelas fortes chuvas registradas nas últimas 48 horas na capital.
O volume acumulado de água fez o nível do Rio Acre subir rapidamente e provocou o transbordamento de igarapés que cortam a cidade, atingindo diversas áreas urbanas.
Diante da situação, o prefeito Tião Bocalom convocou uma reunião de emergência em seu gabinete, reunindo todos os secretários municipais para alinhar ações imediatas de resposta e assistência.
Logo após o encontro, o prefeito visitou a Escola Álvaro Vieira da Rocha, no bairro Conquista, onde 10 famílias — totalizando 36 pessoas — já estão abrigadas pela Defesa Civil Municipal e pela Secretaria de Assistência Social.
Tião Bocalom destacou o trabalho integrado das equipes municipais e reforçou que todas as providências vêm sendo adotadas desde o início das ocorrências.
“Não é com prazer, é com tristeza. Mas fazer o quê? Infelizmente, as chuvas chegaram e as inundações começaram a aparecer. Desde ontem, nossas equipes da Defesa Civil, apoiadas por todas as secretarias, estão em campo até duas horas da manhã para retirar famílias. Aqui nesta escola estão 10 famílias, 36 pessoas, e estamos tomando todas as providências possíveis. A prefeitura está fazendo a sua parte, como sempre fizemos, junto ao governo do Estado e à Defesa Civil. Tanto é que em 2021 ganhamos o prêmio de melhor acolhimento da Defesa Civil Nacional. Fazemos tudo com dor no coração, porque sabemos o quanto é difícil para as famílias, mas seguimos firmes para garantir apoio a quem mais precisa.” ressaltou o prefeito de Río Branco
Após visitar as famílias abrigadas, o gestor seguiu para o Parque de Exposições, onde equipes já iniciam a preparação para novas ações de acolhimento e prevenção, caso o nível das águas continue subindo.
A Prefeitura de Rio Branco segue monitorando a situação e reforça que está de prontidão para atender novas ocorrências decorrentes das chuvas.
Comentários
Acre
Cinco mulheres são presas ao tentar entrar com drogas escondidas em laranjas no presídio de Rio Branco
Cinco mulheres foram presas na manhã deste sábado (27) ao tentarem introduzir drogas escondidas dentro de laranjas no Complexo Penitenciário de Rio Branco. A prisão ocorreu durante o procedimento de fiscalização de rotina realizado por policiais penais da unidade.
Segundo informações da administração penitenciária, o material levado pelas visitantes passou pelo aparelho de raio X, que identificou irregularidades no interior das frutas. Durante a inspeção manual, os agentes localizaram 779 gramas de maconha, 105 gramas de cocaína e cerca de um quilo de tabaco.
Diante do flagrante, todo o material ilícito foi apreendido e as cinco mulheres receberam voz de prisão ainda dentro do complexo prisional. Elas foram conduzidas à Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde permaneceram à disposição da Justiça e devem responder por crimes relacionados à tentativa de introdução de drogas no sistema penitenciário.
Comentários
Acre
Rio Acre ultrapassa cota de transbordamento e atinge 14,55 metros em Rio Branco
Elevação de 82 centímetros em um único dia aumenta risco de alagamentos em áreas ribeirinhas da capital

Foto: Jardy Lopes
O nível do Rio Acre seguiu em elevação ao longo deste sábado (27), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 21h, o manancial atingiu 14,55 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, que é de 14,00 metros.
De acordo com os dados oficiais, a primeira aferição do dia, às 5h26, apontava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros. Às 9h, o rio chegou a 14,00 metros, alcançando oficialmente a cota de transbordo. O nível continuou subindo ao longo do dia: 14,14 metros ao meio-dia, 14,30 metros às 15h, 14,43 metros às 18h e, por fim, 14,55 metros às 21h.
Com isso, o Rio Acre acumulou uma elevação de 82 centímetros em apenas 24 horas, ampliando o risco de alagamentos em áreas ribeirinhas da capital acreana.
Apesar de não haver registro de chuvas nas últimas 24 horas em Rio Branco — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes chuvas registradas nas cabeceiras e em municípios do interior do estado.



















Você precisa fazer login para comentar.