Acre
Prefeito de Xapuri fala das dificuldades e otimismo nos primeiros dias
O prefeito de Xapuri, Marcinho Miranda (PSDB), falou hoje sobre os primeiros dias de sua administração. Em entrevista à Rádio Educadora, relatou as dificuldades de início de mandato, mas afirmou que as coisas já estão dando certo no começo de sua gestão.
As principais dificuldades se referem às condições do maquinário da prefeitura, que segundo ele está em mau estado, e à falta de logística para preparar melhor a cidade para a festa do santo padroeiro, São Sebastião, que já está em andamento e tem seu ponto alto no dia 20.
Sem alimentar a polêmica das tendas, assunto já bastante comentado em postagens anteriores, afirmou que algumas foram conseguidas junto às prefeituras de Senador Guiomard e Plácido de Castro para serem utilizadas na cobertura da praça de alimentação.
A área destinada aos marreteiros não contará com a estrutura montada nos quatro anos da última administração, mas o atual prefeito destaca algo positivo nesse fato. A responsabilidade de cada um dos comerciantes em construir suas barracas gera empregos aos carpinteiros locais.
Na área da limpeza pública, o prefeito afirmou que toda a equipe desse setor está nas ruas realizando a coleta de lixo e a capina de ruas. Alguns buracos na área central foram tapados com areia e tijolos, mas estão sendo aguardados para essa semana reparos em asfalto.
“Não temos ainda como fazer despesas em razão do nosso sistema tributário e de empenho estarem fechados. Temos que ter todo o cuidado com a maneira que procedemos porque mexer com dinheiro público é uma coisa muito burocrática e complicada”, afirmou.
Marcinho Miranda acredita que num prazo de 90 dias a prefeitura estará com plenas condições para trabalhar. Esse foi o tempo que ele deu aos secretários nomeados no dia 2 de janeiro para que os problemas sejam conhecidos e as primeiras ações implementadas.
“Dei 90 dias para a equipe diga ao que veio. Todos deverão, nesse prazo, saber cem por cento sobre as suas respectivas pastas, sobre a importância delas, e o planejamento terá que estar sendo cumprido à risca. Se alguém não se adequar, nós ouviremos; se for necessário darmos uma segunda chance, daremos; e se for preciso tirar, tiraremos”, sentenciou.
O prefeito destacou a dificuldade que a prefeitura está tendo na área de saúde, pois os funcionários do estado, inclusive os médicos, que estavam prestando serviço ao município foram devolvidos à Secretaria Estadual de Saúde no fim do ano passado. Ele informou que se reúne nesta terça-feira (15) com a secretária Suely Melo, com o objetivo de resolver a situação.
“Sem a parceria com o governo do estado o município não tem a menor condição de prestar o atendimento mais básico ao cidadão. Espero que a secretária de Saúde e o governador Tião Viana atendam o nosso apelo para que agente possa voltar a oferecer à população o serviço que a população tanto precisa”, completou.
Sobre a festa de São Sebastião, o prefeito Marcinho Miranda garantiu que apesar das dificuldades a prefeitura está trabalhando de maneira intensa e com muito otimismo para que a cidade receba os turistas e romeiros da melhor maneira possível, e pediu para que a população seja hospitaleira e gentil com os visitantes que já estão batendo à porta.
Fonte: Blog Xapuri Agora!
Comentários
Acre
Ifac inicia nesta segunda-feira (26) inscrições para o 2º bloco do 4º Ciclo do Programa Mulheres Mil
As inscrições estarão abertas no período de 26 de janeiro a 6 de fevereiro de 2026, e vagas são para os municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira e Xapuri
O Instituto Federal do Acre (Ifac), através da Pró-reitoria de Extensão (Proex), divulgou editais complementares referentes à abertura das inscrições para o 2º bloco do Programa Mulheres Mil, referente ao 4º Ciclo, que tem como objetivo promover a inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade social no estado do Acre.
Os cursos estão sendo ofertados através da parceria do Ifac com o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), que tem como titular a vice-governadora Mailza Assis, além do apoio das prefeituras municipais. Estão sendo disponibilizadas 120 vagas nos cursos de qualificação profissional.
O programa reúne um conjunto de políticas públicas e diretrizes governamentais voltadas para promover a inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade.
Período de inscrições – As inscrições estarão abertas no período de 26 de janeiro a 6 de fevereiro de 2026, conforme os editais complementares publicados no dia 12 de janeiro de 2026. Nesta etapa, o programa contempla os municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira e Xapuri, ampliando o acesso à formação profissional e cidadã em diferentes regiões do estado.
No 2º bloco, são ofertados cursos de qualificação profissional, alinhados às demandas locais e ao fortalecimento da autonomia econômica das participantes. Entre as formações previstas estão áreas como microempreendedorismo, assistência escolar, operadora de caixa, cuidadora infantil, frentista, entre outras, variando conforme o município.
As inscrições são realizadas presencialmente, em locais definidos nos editais de cada cidade, incluindo escolas, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e secretarias municipais parceiras. O processo seletivo prevê a publicação do resultado preliminar em 19 de fevereiro, com período para recursos no dia 20 de fevereiro e divulgação do resultado final em 24 de fevereiro de 2026.
Previsão de início das aulas – A previsão de início das aulas do 2º bloco é 2 de março de 2026. O Programa Mulheres Mil é uma ação estratégica do Ifac voltada à promoção da equidade de gênero, da inclusão social e do desenvolvimento local, reafirmando o compromisso institucional com a transformação social por meio da educação pública, gratuita e de qualidade.
Para mais informações, as interessadas devem consultar os editais complementares (links abaixo) e que estão disponíveis no site oficial do Ifac (https://editais.ifac.edu.br/) ou procurar os locais de inscrição em seus municípios.
Acesse os editais complementares de cada município
Edital complementar 06 ao edital 14/2025 – Alunas Rio Branco
Edital complementar 04 ao edital 15/2025 – Alunas Cruzeiro do Sul
Edital complementar 06 ao edital 16/2025 – Alunas Tarauacá
Edital complementar 05 ao edital 17/2025 – Alunas Sena Madureira
Comentários
Acre
Chuvas volumosas castigam boa parte do país nesta quinta-feira (22/1)

O deslocamento das Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) seguem influenciando o clima na maior parte do país; por isso, a quinta-feira (22/1) deve ser chuvosa em quase todo o território nacional.
Alguns estados, com destaque para Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, no Sudeste, podem ter volumes mais altos de precipitação, com rajadas de vento em algumas áreas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de “perigo potencial” para chuvas intensas válido até o próximo sábado (24/1), para os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, para todo o território de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas, Tocantins, Piauí e Maranhão, parte de Pernambuco, Ceará, Pará e Amapá.
Temperaturas amenas
Também em razão da continuidade das chuvas e após um período de calor intenso, as temperaturas seguem mais amenas. No entanto, elas tendem a subir gradativamente.
O Rio de Janeiro (RJ) terá os termômetros variando de 21°C a 24°C; em Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP), será entre 15°C e 21°C; e Vitória (ES), entre 20°C e 25°C. Goiás e Brasília têm previsão de muita chuva também sob influência da ZCAS.
Em áreas do Nordeste, também é esperado um excesso de nebulosidade que favorece condição para chuva, que inclusive pode ser forte em vários momentos do dia. Há chuva isolada nas capitais e dia com muita nebulosidade. A temperatura também vai variar bem, com máxima chegando a 31°C, caso de Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Fortaleza e São Luis.
No Norte, a previsão é de bastante chuva em áreas do Amazonas e região do Pará, que também tem risco de chuva forte podendo, em alguns pontos, ter registro de granizo. Neste caso, a influência é da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), com uma faixa de nebulosidade que provoca chuvas, que podem vir fortes, com trovoadas e rajadas.
A Região Sul não tem previsão de chuva para esta quinta-feira. A atenção deve ser quanto às temperaturas, que podem variar muito ao longo do dia. Em Porto Alegra (RS), a mínima pode chegar a 18°C, enquanto a máxima pode atingir 30°C. Em Florianópolis (SC), os termômetros podem ficar entre 19°C e 28°C. Já em Curitiba (PR), entre 13°C e 25°C.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Acre
Com competição de jogos eletrônicos, Arena Gamer atrai juventude xapuriense para a Festa de São Sebastião
A Arena Gamer, iniciativa do governo do Estado, organizada pela Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), foi um dos destaques da programação da Festa de São Sebastião, em Xapuri, ao promover a Copa São Sebastião de jogos eletrônicos. O espaço reuniu centenas de jovens com competições que movimentaram o público, estimularam a convivência e aproximaram a juventude das ações de inovação e tecnologia levadas pelo Executivo estadual à festividade.
A Copa São Sebastião contou com quatro modalidades: Clash Royale e Fifa 26, disputados de forma individual; e Free Fire e Counter-Strike 1.6 (CS 1.6), em formato coletivo. O CS 1.6 é um jogo clássico, bastante conhecido no cenário gamer, no qual equipes se enfrentam em rodadas estratégicas que exigem cooperação, agilidade e raciocínio rápido. As disputas ocorreram ao longo de vários dias, com classificatórias diárias e finais até terça-feira, 20.

Ao todo, a competição reuniu mais de 18 inscritos no Clash Royale, mais de 22 participantes no Fifa 26 e 24 equipes no Free Fire, cada uma formada por quatro jogadores, além das equipes de CS 1.6, cujas partidas avançaram até as madrugadas dos dias de evento. A premiação totalizou R$ 3 mil, distribuídos entre as quatro modalidades, com R$ 500 para o primeiro lugar e R$ 250 para o segundo em cada competição, reforçando o caráter competitivo e atrativo da atividade.
Para o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, a Arena Gamer mostra que inovação e cultura podem caminhar juntas. “A Copa São Sebastião na Arena Gamer foi uma forma de dialogar com a juventude, valorizar talentos e mostrar que a tecnologia também faz parte do desenvolvimento social e econômico. Com esse espaço, o governo aproximou os jovens da cidade, incentivou a participação e cria novas oportunidades de interação, aprendizado e lazer”, destacou o secretário.
The post Com competição de jogos eletrônicos, Arena Gamer atrai juventude xapuriense para a Festa de São Sebastião appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE



Você precisa fazer login para comentar.