Cotidiano
Prefeito de Xapuri discute apoio à Apadeq em reunião com presidente da entidade
Valcir Freitas expôs as carências da entidade na prestação de apoio aos pacientes. Na ocasião, foram discutidas algumas opções de cooperação entre a Prefeitura e a Associação

Valcir conta com o apoio de instituições públicas como a Prefeitura e o Juízo da Comarca de Xapuri para manter de pé a entidade que, segundo ele, já salvou muitas vidas. Foto: assessoria
O prefeito de Xapuri, Maxsuel Maia, recebeu na manhã desta sexta-feira (7) o presidente da Associação Parentes e Amigos dos Dependentes Químicos (Apadeq Xapuri), Valcir Freitas. O encontro, intermediado pelo vereador Alcemir Teodózio, teve como objetivo discutir formas de cooperação entre a Prefeitura e a instituição.
Durante a reunião, Freitas apresentou as principais dificuldades enfrentadas pela Apadeq no atendimento aos pacientes. Entre as possíveis parcerias analisadas, destacam-se o apoio da Prefeitura na manutenção da sede da entidade e o fornecimento de combustível para o transporte de pacientes que precisam de internação em Rio Branco.
O prefeito Maxsuel Maia se comprometeu a avaliar as demandas apresentadas e buscar soluções para fortalecer o trabalho da Apadeq no município.
Valcir conta com o apoio de instituições públicas como a Prefeitura e o Juízo da Comarca de Xapuri para manter de pé a entidade que, segundo ele, já salvou muitas vidas. As reuniões semanais acontecem toda segunda-feira e contam com uma média de 25 participantes.

Associação Parentes e Amigos dos Dependentes Químicos (Apadeq Feminina/Rio Branco). Foto: internet
O prefeito Maxsuel Maia destacou a importância do trabalho da Apadeq para a comunidade local e acenou positivamente para a continuidade do apoio que a Prefeitura já presta ao trabalho feito pela entidade em Xapuri.
“O trabalho da Apadeq é fundamental para a sociedade nessa questão preocupante que é a dependência química, e nós estamos comprometidos em continuar apoiando essa nobre causa, que tem impacto direto no bem-estar da nossa cidade”, afirmou o gestor.
À frente do cargo de presidente da Apadeq Xapuri desde o ano de 2017, Valcir Freitas explica que, à exceção do apoio que recebe da Prefeitura e do Poder Judiciário, a entidade não conta com nenhum outro tipo de parceria ou ajuda.
“A gente nota que muita gente não dá importância para esse trabalho. Mas quando nós tiramos um dependente químico da rua e conseguimos recuperar essa pessoa, estamos ajudando o poder público a solucionar uma pequena parcela dos problemas existentes na sociedade”, disse Valcir.
Atualmente, a sede da Apadeq em Rio Branco abriga um número significativo de pessoas no Centro de Tratamento, onde boa parte dos pacientes são oriundos dos municípios, como Xapuri, que por meio de Valcir já encaminhou para lá mais de 300 dependentes químicos. nos últimos 12 anos.

O presidente da Associação Parentes e Amigos dos Dependentes Químicos (Apadeq Xapuri), Valcir Freitas. Foto: internet
Comentários
Cotidiano
Saiba quando serão os confrontos da quinta fase da Copa do Brasil
Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou nesta segunda-feira (23) o sorteio da quinta fase da competição
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou nesta segunda-feira (23) o sorteio dos duelos da quinta fase da Copa do Brasil 2026. O evento ocorreu na sede da entidade na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Os jogos desta eliminatória têm como data-base os dias 22 de abril e 23 de abril (ida) e 13 e 14 de maio (volta).
Vale destacar que, na quinta fase, entram os 20 clubes da Série A mais os 12 classificados da quarta fase. A partir de então, as equipes se enfrentam em jogo de ida e volta até a semifinal.
Veja o formato completo do torneio
- 1ª fase: 28 clubes menores ranqueados
- 2ª fase: 74 melhores ranqueados + 14 que avançaram da 1ª fase
- 3ª fase: 4 campeões de Copa do Nordeste + 44 que avançaram da 2ª fase
- 4ª fase: 24 clubes que avançaram da 3ª fase
- 5ª fase: Clubes da Série A + 12 clubes que avançaram da 4ª fase
- Oitavas de final: 16 clubes que avançaram da 5ª fase
- Quartas de final: 8 clubes que avançaram das oitavas de final
- Semifinais: 4 clubes que avançaram das quartas de final
- Final (em jogo único): 2 clubes que avançaram das semifinais
Datas-base da Copa do Brasil 2026
- 1ª fase: 18 de fevereiro e 19 de fevereiro – jogo único
- 2ª fase: 25 de fevereiro, 26 de fevereiro, 4 de março e 5 de março – jogo único
- 3ª fase: 11 de março e 12 de março – jogo único
- 4ª fase: 18 de março e 19 de março – jogo único
- 5ª fase: 22 de abril e 23 de abril (ida); 13 de maio e 14 de maio (volta)
- Oitavas de final: 1º de agosto e 2 de agosto (ida); 5 de agosto e 6 de agosto (volta)
- Quartas de final: 26 de agosto e 27 de agosto (ida); 2 de setembro e 3 de setembro (volta)
- Semifinal: 1º de novembro (ida); 8 de novembro (volta)
- Final: 6 de dezembro – jogo único
Comentários
Cotidiano
TCE-AC ratifica inexigibilidade de licitação para contratação de empresa por R$ 20 mil
A presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), conselheira Dulcinéa Benício de Araújo Barbosa, reconheceu e ratificou a inexigibilidade de licitação nº 5/2026 para a contratação da empresa Vocatus Economia e Finanças Ltda., no valor total de R$ 20 mil.
A decisão consta no Processo nº 999999.001080/2026-41 e foi publicada no Diário Eletrônico de Contas nesta segunda-feira (23).
De acordo com o ato, a contratação tem como objetivo a realização do treinamento intitulado “Complexidade Econômica e Complexidade Econômica Verde na Construção de um Ecossistema Produtivo Regional no Acre”.
A medida está fundamentada no artigo 74, inciso III, alínea “f”, da Lei nº 14.133/2021, que trata da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, permitindo a inexigibilidade de licitação em casos específicos previstos em lei.
O reconhecimento levou em consideração o Parecer Jurídico nº 59, constante nos autos do processo, que sugeriu a contratação direta da empresa, bem como a análise da documentação apresentada e o interesse da administração pública.
Comentários
Cotidiano
Com apenas um candidato inscrito, TJAC amplia divulgação de edital para vaga de advogado
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) determinou, nesta segunda-feira (23), a ampliação da divulgação do edital para preenchimento de vaga de juiz membro da classe dos advogados no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC). A medida foi adotada pelo relator, desembargador Elcio Mendes, após verificar que apenas um candidato apresentou inscrição até o momento.
O processo foi instaurado a partir de ofício da presidente do TRE-AC, desembargadora Waldirene Cordeiro, para preencher a vaga decorrente do término do biênio do juiz membro Hilário de Castro Melo Júnior, previsto para 14 de março de 2026. A escolha segue as normas das Resoluções nº 20.958/01 e 23.517/17 do Tribunal Superior Eleitoral.
O único candidato inscrito até o momento é o advogado Ednei Carneiro de Queros. O desembargador relator constatou que o edital não havia sido encaminhado por e-mail à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Acre, e também não havia sido divulgado no site oficial do Tribunal de Justiça.
Diante disso, o relator determinou duas providências à Secretaria de Apoio aos Órgãos Julgadores Administrativos e Comissões, o envio do edital por e-mail à OAB-AC e a remessa do documento à Diretoria de Informação Institucional para publicação no sítio eletrônico do TJAC. A medida visa garantir a composição de lista tríplice, conforme exige a legislação eleitoral para a nomeação de membros de tribunais regionais.

Você precisa fazer login para comentar.