Geral
Prefeito de Sena humilha policiais e impede apreensão de veículo: “Não vai prender ninguem!”
Prefeito afirmou que ficou ‘indignado’ ao ver motoristas sendo multados após a festa. Blitz ocorreu na madrugada de domingo (29), em Sena Madureira, no último dia da ExpoSena.

No vídeo, o prefeito tenta impedir que os policiais apreendam um veículo, provavelmente de um amigo seu.
Um vídeo onde aparece o prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (MDB), discutindo com policiais da Polícia Militar, ganhou as redes sociais na tarde deste domingo (29). Serafim fala alterado, e em tom de desprezo humilha os homens da lei.
No vídeo, o prefeito tenta impedir que os policiais apreendam um veículo, provavelmente de um amigo seu. Em tom de deboche e desprezo, Serafim pergunta a um tenente da PM: “Quem chamou você aqui, hem rapaz?!”. O tenente se mantém calmo, tentando explicar o motivo da apreensão do veículo.
“Outra vez o prefeito olha para um dos policiais e diz: “Vocês só aparecem aqui em época de festividades”.
Em seguida, toma a chave da mão do provável dono do veículo e olhando para o policial determina: “Não vai prender ninguém, não. Não guincha, meu irmão!”. O policial tenta conter o prefeito, e ele faz mais uma investida: Não vai pender, rapaz! Eu vou dirigi”, e caminha em direção a um carro estacionado em uma rua próximo o local onde aconteceu a ExpoSena.
Os internautas de plantão não deixaram por menos: “Se fosse um cidadão comum a polícia teriam levado preso na mesma hora. Mas como trata-se de um prefeito, ouviram desaforo, foram humilhados e não fizeram nada”.
O comando da Polícia Militar do Acre não havia se manifestado até o fechamento desta edição.
https://youtu.be/11QghdQ-60g
https://youtu.be/sFhxKca8EMU
‘Aquilo me revoltou’, diz prefeito
Procurado pelo reportagem, o prefeito afirmou que se sentiu revoltado ao ver vários motoristas sendo parados na blitiz por volta das 4h de domingo, após o show da dupla sertaneja Gean e Geovani. Segundo ele, em quatro dias, foram aplicadas mais de 700 multas de trânsito na cidade.
“Ali eu estava defendendo um morador, que inclusive eu não conheço, porque eu fiquei indignado. Não sou contra, de forma alguma, tanto que eu não estava dirigindo meu carro, porque estava alcoolizado. Daí vi muita gente sendo autuada e aquilo me revoltou, porque a gente luta muito para realizar uma festa dessas e aí de repente vai tudo por água abaixo. Fica a pergunta, por que eles não fazem blitz durante todo o ano? Só vêm na cidade da gente quando tem festa grande. Só vem aqui para arrecadar dinheiro”, alegou o prefeito.
Serafim reforçou que não tem nada contra a Polícia Militar. “Eu tinha conversado com o comandante geral, e achei que essa blitz seria educativa. Eu não tenho nada contra a Polícia Militar, pelo contrário, a gente se ajuda muito, eu sou parceiro da PM, respeito a polícia. Eu conversei com o tenente com educação e depois ele veio ser agressivo comigo. Isso aí o vídeo não mostra”, afirmou.

Durante blitz da Álcool Zero, prefeito de Sena Madureira dá carteirada: ‘tem que passar por cima de mim’ — Foto: Reprodução
Comentários
Geral
Rio Tarauacá sobe mais de 3 metros em 24 horas e começa a atingir as primeiras áreas da cidade

O Rio Tarauacá registrou elevação superior a três metros em apenas 24 horas e já começou a atingir as primeiras áreas urbanas do município. A rua Simão Leite Damasceno foi a primeira a ser alcançada pelas águas após a elevação repentina do nível do rio.
De acordo com o prefeito Rodrigo Damasceno, na sexta-feira, 26, o rio estava com 6,64 metros. Na última medição realizada neste sábado, 27, o nível chegou a 9,62 metros, ultrapassando a cota de transbordamento no município, que é de 9,50 metros.
“Estamos acionando toda a nossa equipe para ficar monitorando a situação e, se for o caso, iniciar as ações necessárias”, afirmou o prefeito.
Segundo ele, as equipes da Defesa Civil e da Assistência Social do município estão acompanhando de perto o cenário. A expectativa é que o rio comece a dar sinais de vazante a partir da manhã deste domingo.
VEJA O VÍDEO:
Comentários
Geral
Defesa Civil emite alerta de alto risco de inundação no Acre neste domingo

Foto: Sérgio Vale
A Defesa Civil do Acre emitiu um alerta de alto risco hidrológico para este domingo, 28, diante da previsão de fortes chuvas em Rio Branco e em outras regiões do estado. O aviso aponta alta possibilidade de transbordamento do Rio Acre e de seus principais afluentes, o que pode provocar inundações em áreas urbanas e rurais.
De acordo com o órgão, o cenário é de atenção máxima, especialmente nas localidades ribeirinhas e em áreas historicamente atingidas por cheias. A previsão indica volumes elevados de chuva, capazes de provocar elevação rápida dos níveis dos rios.
Em Rio Branco, a situação já é considerada crítica. O Rio Acre encontra-se aproximadamente meio metro acima da cota de transbordamento, medindo 14,40m ao meio-dia, com vários bairros atingidos e os abrigos começaram a ser montados no Parque de Exposições Wildy Viana.
A Defesa Civil reforça que a população dessas áreas deve permanecer atenta aos comunicados oficiais e seguir as orientações de segurança.
O alerta permanece válido enquanto persistirem as condições de chuvas intensas previstas para o estado.
Comentários
Geral
Regularização fundiária beneficia quase 40 mil pessoas e reforça protagonismo feminino

A entrega de títulos definitivos de propriedade no Acre vai além da garantia documental e representa um impacto social direto para milhares de famílias. Levando em consideração dados do IBGE, que apontam que na região norte a média é de três pessoas por família, o número de títulos entregues pelo governo do Estado alcança um benefício indireto para quase 40 mil pessoas, que passam a viver com mais segurança jurídica, dignidade e acesso a políticas públicas.
A regularização fundiária assegura direitos fundamentais, fortalece a cidadania e possibilita que famílias tenham acesso a crédito, investimentos, herança legal e valorização de seus imóveis. Cada título entregue representa uma transformação concreta na vida de quem há anos aguardava o reconhecimento oficial de sua moradia ou área produtiva.

Esse trabalho segue os princípios da Lei nº 13.465, de 2017, conhecida como Lei da Regularização Fundiária, que trata da regularização urbana e rural em todo o país. A legislação estabelece, de forma clara, a preferência pela mulher no registro do título de propriedade, especialmente quando ela é chefe de família, reconhecendo seu papel central na manutenção e organização do lar.
A escolha do governador Gladson Camelí (PP) e da vice-governadora Mailza (PP) de montar um time majoritariamente feminino para conduzir esse processo no Acre reforça o compromisso com a Constituição Federal e com a promoção da justiça social. À frente do Iteracre está uma mulher, Gabriela Câmara, acompanhada por mulheres em posições estratégicas, como a chefia do cadastro, do patrimônio, do gabinete, da regularização urbana e da regularização rural. Um time forte, técnico e sensível à realidade das famílias acreanas.

Os dados nacionais reforçam a importância dessa política. Segundo o Censo do IBGE 2022, o Brasil registrou cerca de 7,8 milhões de mulheres vivendo com filhos sem a presença do cônjuge ou de outros parentes. Esse tipo de composição familiar estava presente em 11,6% das famílias em 2000 e passou para 13,5% em 2022, demonstrando que, a cada ano, mais mulheres assumem a chefia dos lares brasileiros.
Nesse contexto, a política de regularização fundiária executada no Acre ganha ainda mais relevância ao garantir que essas mulheres tenham seus direitos assegurados, promovendo autonomia, segurança e estabilidade para milhares de famílias. A entrega de títulos, portanto, não é apenas um ato administrativo, mas uma ação concreta de transformação social e valorização do papel da mulher na construção de um Acre mais justo e regularizado.

Você precisa fazer login para comentar.