Flash
Prefeito de Rio Branco prestigia Ato Cívico em comemoração aos 119 anos do bairro 6 de Agosto

Tradicional desfile cívico foi realizado na principal rua do bairro (Foto: Evandro Derze/Assecom)
Como parte das comemorações do aniversário de 119 anos da 6 de Agosto, neste domingo (6), foi realizado o tradicional desfile cívico na principal avenida do bairro. Com as calçadas lotadas, a população observava atenta a passagem das escolas, que carregavam a história da 6 de agosto em cartazes e das instituições cívico-militares, além do desfile de carros antigos e da apresentação de Jiu-Jitsu, fruto de um projeto social realizado no bairro.
Durante o evento, os moradores falavam da diferença que é ter uma gestão que trabalha em busca de melhorias na condição de vida dos rio-branquenses.
“A prefeitura em suas atribuições tem me dado uma resposta satisfatória. Espero que no próximo mandado as coisas melhorem mais ainda. Parabéns”, disse José Carlos da Silva Oliveira.
“A minha rua, antes e depois da alagação ,ficou toda deteriorada, mas depois, graças a Deus, com a ajuda do prefeito, tudo mudou. Agora, minha rua está asfaltada. Está maravilhosa”, declarou Sanugem da Silva, moradora do bairro há 38 anos.
Quem também esteve presente à festividade foi Guajarina Lima Margarido, moradora do bairro há mais de 60 anos, considerada uma das mais antigas.
“Essa festa tem que acontecer, porque já viu um bairro desse tamanho com tanta gente. Já pensei em sair, mas aqui é meu lugar”, enfatizou.

O vereador Raimundo Castro, disse ter orgulho do lugar onde nasceu e cresceu. Ele enfatizou como essa gestão tem tido um olhar sensível para às necessidades do bairro.
“Eu tenho um grande orgulho pela 6 de agosto e tenho que parabenizar também um dos melhores prefeitos que passou por aqui, que não mediu esforços num momento difícil. Após a alagação, o nosso prefeito vem reconstruindo os bairros. São 440 ruas que serão asfaltadas, aqui na 6 ele já asfaltou quase 100%. Tenho que parabenizar esse prefeito que tem o olhar para o povo”, falou.
Além de participar da comemoração, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom passou no Mercado da 6 de agosto para verificar o andamento da revitalização que tem sido feita no espaço.
De acordo com Francisca da Silva, mais conhecida como “Dona Xiquinha”, ela e os colegas permissionários já estavam há 20 anos na espera de uma promessa que só veio ser concretizada nesta gestão.
“Parabéns pela ação porque nós não esperávamos nunca por isso aí. Era só promessa, promessa e não saia”, desabafou.
O secretário de Agropecuária, Eracides Caetano explicou que no bairro a reclamação era total. Há 20 anos os comércios pediam para que o mercado fosse telado.
“Aqui tinha uma invasão de pombos onde as pessoas não tinham mais condições de vir tomar um café ou almoçar. Por isso a gente está aí fazendo essa reforma e se Deus quiser vai ficar tudo, ok.”
O prefeito Tião Bocalom falou da importância da união entre os moradores do bairro e fez questão de prestigiar a festa.
“Fiquei muito feliz e quero parabenizar a nossa 6 de agosto pelos 119 anos, parabéns aos guerreiros e àqueles que moram e fazem o bairro de verdade”, declarou.
Comentários
Flash
Prefeitura inicia reforma de praça em Epitaciolândia para aniversário da cidade, enquanto moradores criticam situação dos bairros
Revitalização antecede festas com shows nacionais, mas população aponta problemas estruturais em grande parte do município
A Prefeitura de Epitaciolândia iniciou a reforma da Praça Edmundo Pinto, localizada na região central da cidade. A obra faz parte do conjunto de ações preparatórias para o 34º aniversário de emancipação política e econômica do município, celebrado no próximo mês de abril.
De acordo com a gestão municipal, a revitalização tem como objetivo melhorar a estrutura do espaço, proporcionar mais conforto à população e tornar o ambiente mais atrativo para moradores e visitantes. A praça é considerada um dos principais pontos das festividades e deve concentrar grande fluxo de público durante a programação comemorativa.
Entre os eventos previstos está o 13º Circuito Country, tradicional na região, que contará com atrações de renome nacional. Entre os nomes confirmados estão Joelma, Loubet, Japinha Conde e Luma Dantas. O evento recebeu investimentos parlamentares próximos de R$ 2 milhões, mas tem sido alvo de questionamentos por parte do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e de críticas de moradores.
Apesar das ações voltadas às comemorações, a população relata problemas em diversos bairros da cidade. Entre as principais reclamações estão ruas em condições precárias de trafegabilidade e falhas na coleta de lixo, que têm resultado em acúmulo de resíduos a céu aberto.
O cenário tem gerado insatisfação entre moradores, que cobram melhorias estruturais mais amplas. Nos bastidores políticos, há ainda especulações sobre possíveis articulações do atual prefeito para disputar novos cargos eletivos nas próximas eleições.
Comentários
Flash
Gladson Camelí afirma que deixará o Acre “melhor do que recebeu” durante entrega de obra em Rio Branco
Governador destaca legado de obras, rebate críticas da oposição e anuncia avanço na regularização de servidores públicos
Durante a entrega da primeira fase do complexo viário da Avenida Ceará com a Getúlio Vargas, em Rio Branco, o governador Gladson Camelí afirmou, na manhã desta quinta-feira (26), que encerrará sua gestão com a sensação de dever cumprido e que deixará o estado em melhores condições do que encontrou ao assumir o governo, anteriormente comandado por Tião Viana.
Em discurso, o chefe do Executivo destacou que pretende sair do cargo “de cabeça erguida” e com a consciência tranquila. Segundo ele, sua gestão realizou obras que, no início, eram vistas com desconfiança.
Camelí também rebateu críticas da oposição, que, segundo ele, questiona a execução de grandes projetos durante seu mandato. O governador citou intervenções estruturais realizadas em diferentes regiões do estado, como pontes e obras viárias, e ironizou os críticos ao sugerir que “procurem um oftalmologista” caso não reconheçam os avanços.
Além das obras, o governador ressaltou medidas voltadas aos servidores públicos. Ele mencionou o envio de um projeto de lei que regulariza a situação de mais de 2 mil trabalhadores considerados irregulares, que estavam há cerca de uma década com progressões salariais congeladas.
De acordo com Camelí, a correção já começa a valer na folha de pagamento de abril. O governador afirmou ainda que a medida atende a uma demanda antiga da categoria e destacou o retorno positivo recebido dos servidores beneficiados.
Comentários
Flash
Prefeito de Brasiléia participa de simpósio internacional e reforça compromisso com a primeira infância
O prefeito Carlinhos do Pelado participou, ao longo de três dias, do 11º Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, realizado no Gran Arrey Hotel, em Teresina (PI). O evento é considerado um dos principais espaços de debate sobre políticas públicas voltadas às crianças de 0 a 6 anos no país.
Com o tema “Crianças no centro das políticas públicas dos territórios”, o simpósio reuniu gestores públicos, especialistas e lideranças de diversas regiões do Brasil para discutir estratégias voltadas ao desenvolvimento integral na primeira infância. Entre os principais pontos abordados estiveram educação infantil, saúde, assistência social, impactos das mudanças climáticas, uso da tecnologia e o fortalecimento dos vínculos familiares.
Durante o encontro, também foram debatidos os avanços dos 10 anos do Marco Legal da Primeira Infância e a implementação da Política Nacional Integrada da Primeira Infância (PNIPI), instituída em 2025, destacando a importância de decisões baseadas em evidências científicas e da integração entre diferentes áreas da gestão pública.
O prefeito destacou a relevância da participação no evento e o impacto direto dessas discussões para o município. “Saio desse evento ainda mais convicto de que investir na primeira infância é investir no futuro do nosso município. Seguimos firmes, trabalhando para construir políticas públicas mais humanas, eficientes e que realmente transformem vidas desde os primeiros anos”, afirmou.
Brasiléia vem se destacando na área: em 2024, o município conquistou pela primeira vez o selo UNICEF, resultado da adoção de metodologias que fortalecem políticas públicas voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes de forma integrada entre diferentes setores da administração.
Segundo o prefeito, a participação no simpósio reforça o compromisso da gestão com o avanço contínuo das políticas públicas. “Brasiléia faz parte desse movimento de valorização da primeira infância, e nossa rede de educação vem avançando a cada ano, melhorando a qualidade de vida e os ensinamentos da nossa galerinha”, concluiu.
Criado em 2011, o Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância já reuniu mais de 24 mil participantes ao longo de suas edições, consolidando-se como um espaço estratégico para formulação e fortalecimento de políticas públicas em todo o Brasil.









Você precisa fazer login para comentar.