Acre
Prefeito de Rio Branco continua com as visitas técnicas nas obras de recuperação dos ramais da capital

Prefeito de Rio Branco em visita ao polo Geraldo Fleming (Foto: José Leíndio/Assecom)
O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom aproveitou o ponto facultativo dessa sexta-feira (16) para realizar outra visita técnica nas obras de recuperação dos ramais dos polos de assentamento da cidade.
O gestor percorreu alguns trechos dos ramais do pólo Geraldo Fleming, onde as obras já estão bem adiantadas. Esse, é um dos pólos de maior produção agrícola da capital, onde 90% do que é produzido vem pra Rio Branco para abastecer as feiras e os supermercados, por meio da agricultura familiar.
O prefeito esteve acompanhado do secretário Municipal de Agropecuária, Eracides Caetano e dá equipe técnica da Seagro. Tião Bocalom foi ver de perto os últimos detalhes da recuperação do ramal e ouviu a satisfação dos produtores locais.
A produtora Maria Ondina disse que na colônia dela se produz de tudo um pouco e os produtos são vendidos na feira. Agora com a recuperação do ramal ela informou que está bem melhor agora.

Jânio: “A vista que estava está melhorando” (Foto: José Leíndio/Assecom)
“Ficou sim, graças a Deus, e vai ficar ainda mais”, ressaltou.
O Jânio Rocha tem a mesma opinião da dona Maria Ondina.
“A vista que estava está melhorando, porque antigamente para andar aqui meu irmão, era ralado, oh!!”
Do polo Geraldo Fleming o prefeito seguiu em visita para o projeto de assentamento Moreno Maia onde também são realizadas obras de recuperação. No local as máquinas estão por duas frentes de serviços. No ramal Caipora e no Barro Alto. Na região são pouco mais de 200 quilômetros de ramais em recuperação por meio do programa Ramais da Dignidade.
“É um serviço inicial. É reabertura, raspagem, organização da área, tirando o barro molhado que tem para colocar o barro seco. Esse é o primeiro trabalho, é o trabalho de colocação de material novo, compactação, para depois vem a piçarrar”, explicou o prefeito Tião Bocalom.
O secretário de Agropecuária do município informou que nas várias frentes de serviços são realizadas aberturas de ramais com trator e há máquinas também trabalhando no piçarramento.
“Estamos com trator no ramal do Mariana, na beira do rio. Já viemos do polo Geraldo Fleming. São várias frentes de serviços.”
O prefeito aproveitou para ir até o local onde está sendo retirada a piçarra usada no ramal.

Área de plantio da dona Lene no projeto de Assentamento Moreno Maia (Foto:José Leíndio/Assecom)
“Essa é a piçarra de qualidade que vai ser aplicada nos ramais. Graças a Deus, que aqui no Moreno Maia, a gente tem pelo menos, três ou quatro piçarreiras desse porte”, destacou.
Em visita ao ramal, o prefeito conheceu a dona Lene. Ela tem uma pequena área de terra. Com a queda do preço do gado, ela resolveu migrar da pecuária para a lavoura. Na roça dela consegue plantar mandioca, banana, café e melancia. Toda a gradiação, adubação e assistência técnica, está sendo fomentada pela Prefeitura de Rio Branco, e com a melhoria do ramal, a escoação para a venda do produto dela na cidade, está garantida.
“Com a agricultura familiar vou conseguir honrar com meus compromissos com o banco e com quem eu devo.”
Tião Bocalom reconhece que o avanço na melhoria dos ramais e na fomentação, só está sendo possível, graças ao apoio do legislativo.
“Eu quero agradecer imensamente os nossos vereadores, que tem nos dado todo o suporte para que a gente possa trabalhar de forma séria, honesta, transparente e gastando bem o dinheiro público. São 25 milhões de reais que colocamos à disposição da secretaria de Agricutura só para beneficiar os ramais. Resultado do trabalho sério e honesto que todos os secretários têm feito para ajudar a segurar e continuar trabalhando”, concluiu.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale























Você precisa fazer login para comentar.