Conecte-se conosco

Flash

Prefeito de Rio Branco começa montagem do protótipo das casas do Programa 1001 Dignidades

Publicado

em

Gestor disse que tudo foi planejado nos mínimos detalhes (Foto: Val Fernmandes/Assecom)

O Programa 1001 Dignidades começou a sair do papel na manhã deste sábado (14), quando o protótipo das casas que serão entregues pela Prefeitura de Rio Branco começou a ser montado pelo prefeito Tião Bocalom e a equipe responsável pela execução do projeto.

A meta do programa é montar 1001 unidades habitacionais para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social em um único dia. Para conseguir o feito, as casas já estão sendo pré-fabricadas em módulos de madeira de reaproveitamento florestal.

As peças que constituirão as paredes são feitas na marcenaria para depois serem encaixadas nas bases montadas sobre o chão de alvenaria. Tudo muito bem calculado. Já são meses de trabalho, na formulação da planta e na definição dos tamanhos das peças que são medidas milimetricamente para não dar errado na hora do encaixe. Um verdadeiro móvel, como faz questão de frisar o prefeito que está cuidando pessoalmente de todos os pormenores que envolvem a construção dessas casas.

Erivaldo: “É um projeto minucioso, com todo conforto” (Foto: Val Fernandes)

Além da estética, da sustentabilidade das casas e da importância social, a segurança, estabilidade e atenção aos padrões de qualidade também são a tônica do projeto, conforme explicou o engenheiro civil responsável pelo projeto, Erivaldo Nascimento.

“É um projeto muito minucioso, com todo conforto e essa questão de espaço de área útil, inclusive o pé direito . Existem muitas normas, e a própria prefeitura estabelece uma altura mínima do piso até o forro e esse projeto passa 10 cm dessa altura mínima. Então, apesar de ser uma moradia de interesse social, alguns requisitos são de casas de padrão nacional”, explica.

O protótipo das casas do Programa 1001 Dignidades da Prefeitura de Rio Branco está sendo montado como um experimento para que se veja como vai ficar. Serão 37 módulos como esse para fechar a casa que tem aproximadamente um espaço de 42 metros quadrados. É uma casa muito bem pensada, planejada com sala, cozinha, dois quartos, banheiro e fossa fora casa.

O prefeito Tião Bocalom ressalta que tudo foi planejado nos mínimos detalhes. “Eu estou feliz que aqui a gente está começando a colocar os primeiros painéis no local pra gente ter certeza que aquilo que a gente desenhou, aquilo que está lá no projeto na prática está acontecendo”.

Para o prefeito, o fato do projeto nestar sendo executado com antecedência é bastante positivo.
“Ainda são sete meses pela frente e aí quando a gente fala em trabalhar em série, você vai ver que rende. O mais difícil é chegar nisso que chegamos agora que é definir se o que a gente faz no desenho bate com o que a gente faz no chão porque a gente precisa ter certeza de que no dia nada vai dar errado, porque nada pode dar errado. No dia nós queremos 1.001 casas em pé no Dia das Mães do ano que vem, se Deus quiser”.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Governo do Acre convoca candidatos do concurso da Educação e destaca agendamento online da Junta Médica em Rio Branco

Publicado

em

Foto: Arquivo/Secom

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), publicou nesta sexta-feira, 26, em edição extra do Diário Oficial do Estado, o edital de convocação de candidatos aprovados no concurso público da Educação para as próximas etapas do certame, que consistem na inspeção médica, entrega de documentos e posse.

A convocação integra o cronograma oficial e reforça o compromisso da gestão com o fortalecimento da rede de ensino pública, garantindo a chegada de novos profissionais às escolas e ampliando a capacidade de atendimento da Educação em todo o Acre.

Na convocação realizada, os chamados são para o cargo de Professor P2, nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa e Língua Espanhola.

Certo, mas o que o convocado deve fazer agora?

Após ver o nome entre os convocados, o candidato deve seguir as orientações previstas no edital e organizar as etapas com antecedência:

  1. Confirme os dados e siga orientações do edital
    Verifique atentamente o cargo, a localidade e as instruções específicas da sua convocação.
  2. Providencie os exames médicos
    Os exames e avaliações exigidos devem estar dentro do prazo de validade previsto no edital. É fundamental iniciar essa etapa o quanto antes para evitar imprevistos, especialmente no período de fim de ano e início de janeiro.
  3. Faça a inspeção na Junta Médica (com agendamento online em Rio Branco)
    A principal novidade desta etapa é o novo formato de agendamento online para atendimento da Junta Médica em Rio Branco, trazendo mais organização e previsibilidade ao fluxo de atendimento. O agendamento é feito por links, divididos por período:
    Clique aqui para agendamento para os dias 29 e 30 de dezembro;
    Clique aqui para agendamento para os dias de 5 a 16 de janeiro.
    Após agendar, o candidato deve comparecer à Junta Médica no local e data selecionados, com toda a documentação e os laudos/exames exigidos.
    Em Cruzeiro do Sul o atendimento permanece no formato habitual, nos dias 7 e 8 de janeiro, das 8h às 12h, na sede da Junta Médica no município, na Rua Félix Gaspar, n° 3806, Centro. Por isso, também é importante garantir que os exames estejam prontos dentro do prazo, para evitar contratempos.
  4. Entregue a documentação dentro do prazo
    A entrega de documentos deve ser feita dentro do período estabelecido no edital, em Rio Branco (sede da SEE) ou nos núcleos de Representação da Educação para atendimento nos municípios. Além dos documentos pessoais e declarações exigidas, é indispensável apresentar o atestado emitido pela Junta Médica após a inspeção.

Sobre a posse dos convocados na atual convocação

A posse ocorrerá em data, horário e local a serem divulgados posteriormente, conforme a conclusão das etapas de inspeção médica e conferência documental. O governo do Acre reforça a importância de acompanhar os canais oficiais e o Diário Oficial do Estado para não perder prazos e orientações.

Comentários

Continue lendo

Flash

Justiça mantém prisão de suspeitos pela morte de Moisés Alencastro em Rio Branco

Publicado

em

Ambos passaram por audiência de custódia nesta sexta/Foto: Reprodução

Antônio de Sousa Morais e Nataniel Oliveira de Lima foram encaminhados ao presídio Francisco de Oliveira Conde após audiência de custódia

A Justiça do Acre manteve a prisão dos dois suspeitos de envolvimento no assassinato do colunista social Moisés Alencastro, ocorrido em Rio Branco. A decisão foi tomada após audiência de custódia realizada na manhã desta sexta-feira (26), na Vara Estadual das Garantias da Comarca de Rio Branco.

A audiência foi conduzida pelo juiz Caique Cirano Di Paula, que decidiu manter a prisão com base no parecer do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC).

Os suspeitos Antônio de Sousa Morais, de 22 anos, apontado como autor do crime, e Nataniel Oliveira de Lima, de 23 anos, considerado o segundo envolvido, haviam sido presos ainda nesta quinta-feira (25) — Antônio no período da manhã e Nataniel à noite.

Após a decisão judicial, ambos foram encaminhados ao Complexo Prisional de Rio Branco, Francisco de Oliveira Conde (FOC), onde permanecem à disposição da Justiça enquanto as investigações seguem em andamento.

O caso continua sendo apurado pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Continue lendo

Flash

PM prende dois suspeitos armados após tentativa de invasão de residência em Brasiléia

Publicado

em

Dupla foi flagrada com dois revólveres municiados no bairro Leonardo Barbosa e, segundo a polícia, pretendia atacar integrantes de facção rival

A Polícia Militar através do Grupo de Intervenção rápida Ostensiva – GIRO, prendeu dois homens por porte ilegal de arma de fogo na noite do dia 25 de dezembro, no município de Brasiléia, no interior do Acre. A ocorrência foi registrada por volta das 21h50 da noite, no bairro Leonardo Barbosa.

A guarnição foi acionada após denúncias de que dois suspeitos estariam circulando armados pela região com a intenção de cometer ataques contra uma facção rival.

Durante o patrulhamento, os policiais visualizaram os suspeitos caminhando pela via pública portando armas de fogo e, em seguida, tentando forçar o portão de uma residência.

Com a aproximação da viatura, os homens fugiram e se esconderam no quintal de um imóvel próximo. Após buscas na área, a equipe conseguiu localizar e prender os suspeitos.

Com eles, foram apreendidos dois revólveres, ambos municiados, sendo um com numeração suprimida.

Os dois foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Epitaciolândia, onde permanecem à disposição da Justiça.

Comentários

Continue lendo