Acre
Prefeito de Brasiléia reavalia com instituições de segurança realização do carnaval
Até segunda-feira, 24, será realizado monitoramento constante para avaliar os efeitos do isolamento do Acre por terra com a enchente do Rio Madeira e as previsões de chuvas nas regiões da Bolívia, Peru, além das regiões acreanas.
WILIANDRO DERZE, assessoria PMB
O Prefeito de Brasiléia Everaldo Gomes se reuniu nessa sexta-feira, 21, com os representantes do Corpo de Bombeiros, Policia Civil, Policia Militar, Defesa Civil, secretários municipais e demais representantes de outros órgãos ligados à organização e segurança do carnaval para reavaliar a realização da festa popular.
As principais motivações para reavaliar se o município deve fazer o carnaval são orientadas principalmente pelos órgãos que vem acompanhando o monitoramento do clima em nossa região.
A forte enchente provocada pelo Rio Madeira que vem deixando também o Acre isolado por terra, tendo em vista que a balsa teve que ser paralisada e a BR 364 em alguns trechos de mais de 2 km vem ficando submersa, com mais de 70 centímetros de água, não assegura o trânsito na região com caminhões e veículos que abastecem o Acre.
A situação vem deixando o Acre isolado e sofrendo com o desabastecimento de alimentos, combustível, bebidas entre outros produtos essenciais para a normalidade da população.
A ideia de aguarda até segunda-feira, 24, para anunciar com exatidão se é possível realizar o carnaval tradicional foi sugerida principalmente pelos órgãos que garante a segurança do evento.
O representante da Policia Militar destacou que por conta da enchente em Rio Branco e a realização do carnaval, o reforço policial não vai ser feito pela capital. E o apoio poderá ser dos municípios do Alto Acre.
O Corpo de Bombeiros vem fazendo o levantamento constante dos níveis dos Rios da região inclusive do Madeira em Rondônia. O alerta feito pela instituição é com relação à previsão de chuvas intensas nos próximos três dias na região acreana de fronteira, além dos países vizinhos como Bolívia e Peru.
Depois de ouvir atentamente as instituições participantes da reunião, o prefeito pediu até segunda-feira, para que os órgãos fizessem os levantamentos necessários para definir se Brasiléia fará ou não carnaval tradicional com a segurança necessária e sem acarretar problemas à população.
“Precisamos esperar e ser cautelosos com essa situação. Se os órgãos apresentam preocupações com relação ao clima e o possível desabastecimento com o fechamento da BR 364, principal ligação e rota de abastecimento de nosso Estado. Temos que analisar com cuidado para não sermos prejudicados. Queremos realizar o carnaval, mas devemos fazer com responsabilidade”, disse Everaldo.
Caso seja definido pela realização do carnaval, será anunciada toda a programação das quatro noites de folia na Praça Ugo Polly.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.





Você precisa fazer login para comentar.