Acre
Prefeito de Brasiléia irá decretar estado de emergência nas próximas horas

Reunião com Autoridades, Defesa Civil e Bombeiros e últimos dados, irão acarretar no pronunciamento oficial – Foto: Alexandre Lima
Alexandre Lima
Diante do desastre natural causado pela cheia do Rio Acre, o prefeito Everaldo Gomes, juntamente com sua assessoria jurídica, munidos de dados do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, irá decretar Estado de Emergência.
Com estimativa de passar dos 13 metros no decorrer das 24 horas seguintes, o comandante dos Bombeiros no Acre, Coronel Gondim, não quer dar falsas esperanças à ninguém, no que se refere ao rio, aja visto que o mesmo vem subindo cerca de cinco centímetros por horas, sem previsão de baixar.
Na cidade de Assis Brasil, o rio teria se mantido em 11 metros, após os 13,90cm, antes de baixar a cerca de 48 horas atrás. Já em Brasiléia, existe um principio de caos causado por curiosos que resolveram sair de casa com seu veículo e família, para praticar ‘selfie’ das áreas alagadas.

Vice governadora Nazaré Lambert visitou a cidade de Brasiléia e prestar apoio – Foto: Alexandre Lima
Dessa forma, com o número de ruas menor devido o alagamento, se está causando engarrafamento, principalmente na ponte que liga às cidades de Brasiléia e Epitaciolândia. Foi informado da possibilidade de impedir que veículos pequenos passem para às regiões alagadas, com exceção dos caminhões e utilitários que estão ajudando na evacuação dos moradores.
A vide governadora do estado esteve na cidade de Brasileia, juntamente com sua equipe para prestar solidariedade junto ao prefeito e a população neste momento.
Dependendo da situação nos próximos dias, o prefeito de Brasiléia poderá decretar estado de calamidade.
Ainda não foi divulgado o número oficial das famílias que foram levadas para o abrigo, aja visto que algumas sequer foram cadastradas pelas equipes que estão realizando o resgate.
Veja reportagens abaixo.
Comentários
Acre
Cruzeiro do Sul inicia trabalho paliativo em locais afetados pelas chuvas
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, divulgou um vídeo nas redes sociais nesta quarta-feira (5) para relatar os impactos das chuvas intensas que atingiram o município nas últimas horas. A forte precipitação causou danos significativos, incluindo o afundamento de algumas ruas.
No vídeo, Zequinha Lima ressaltou a intensidade da chuva que atingiu Cruzeiro do Sul. Segundo o gestor, o volume elevado de água causou prejuízos e transtornos.”Como vocês mesmos observaram, a chuva realmente foi muito intensa, muito forte, e a chuva, quando ela é nesse nível, pode causar alguns prejuízos e acarretar uma série de transtornos dentro da cidade”, disse.
O prefeito destacou que, ainda na noite anterior, acompanhou a equipe municipal para liberar o local onde estava sendo realizado o carnaval. “Ontem nós acompanhamos com a nossa equipe, e à noite ainda, para poder liberar o local onde estava sendo realizado o carnaval”, pontuou Zequinha.
Pela manhã, a prefeitura mobilizou a equipe técnica da Secretaria de Obras para avaliar os danos e definir as medidas emergenciais. Segundo Zequinha Lima, um bueiro existente na avenida será substituído por galerias pluviais mais robustas.
“Hoje de manhã trouxemos toda a nossa equipe técnica aqui da Secretaria de Obras para que pudesse analisar de fato o que é que tem acontecido aqui. Nós vamos fazer um trabalho paliativo, vamos iniciar daqui a pouco, de maneira que ali nós temos um bueiro naquela avenida, e aquele bueiro vai ser substituído por galerias”, relatou.
O prefeito explicou que a gestão está buscando recursos para viabilizar essa mudança de forma definitiva.
“Então, a gente vai nos preparar para que, em breve, a gente possa ter o recurso suficiente para transformar aquilo ali numa galeria e dar continuidade a esse córrego aqui, que já é todo ele feito de galeria”, destacou.
O gestor também ressaltou que a situação poderia ter sido ainda mais grave, mas que ações preventivas realizadas recentemente ajudaram a minimizar os impactos.
“O problema não foi maior ainda porque vocês perceberam que há poucos dias nós limpamos ali o canal da Avenida Coronel Marcelino. Então, a limpeza fez com que a gente não tivesse tantos prejuízos na parte de cima do córrego da Avenida Marcelino”, encerrou.
Assista ao vídeo:
Comentários
Acre
Acre e outros oito estados em alerta por aumento de síndromes respiratórias graves, aponta Fiocruz
Crescimento de casos entre crianças e adolescentes preocupa; especialistas recomendam uso de máscaras e ambientes abertos durante o Carnaval

Dados são do boletim Infogripe da FioCruz/Foto: Reprodução
O Acre está entre os nove estados brasileiros que registraram níveis de alerta, risco ou alto risco para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre 16 e 22 de fevereiro, segundo o Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado na última sexta-feira (28). O estudo revela um aumento significativo de casos em crianças e adolescentes de até 14 anos, principalmente nas regiões Norte, Centro-Oeste e no estado de Sergipe.
Além do Acre, as unidades federativas em situação preocupante são Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Pará, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. A pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz, destacou que, embora não haja incidência elevada de Covid-19 durante o período do Carnaval, é essencial adotar cuidados para evitar a propagação de vírus respiratórios.
“Em caso de sintomas gripais, como coriza, dor de garganta, febre ou tosse, a recomendação é evitar festas e aglomerações. Outra opção é curtir o Carnaval usando máscara e priorizando ambientes abertos”, orienta Portella.
A especialista também chamou a atenção para o aumento de casos de síndromes gripais em crianças e adolescentes, um padrão já observado em anos anteriores. No entanto, o estado de Goiás merece atenção especial devido ao crescimento associado ao vírus sincicial respiratório (VSR).
Quanto à Covid-19, Portella afirmou que não há áreas de alto risco no momento, mas destacou uma tendência de estabilidade ou oscilação nos números de novos casos, principalmente em estados das regiões Norte, Nordeste e Mato Grosso.
Você precisa fazer login para comentar.