Prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes, participa de reunião com presidente da Suframa

Goreth Bibiano disse que graças ao Fórum viabilizado pelas prefeituras do Alto Acre e a comissão da Câmara Federal, o assunto foi colocado de novo em pauta.

WILIANDRO DERZE, assessoria PMB

O prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes e a secretária de Planejamento do município, Goreth Bibiano, foram convidados pela Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio da Câmara Federal para participar da reunião com o presidente da Superintendência da Zona Franca de Manaus – Suframa para tratar da Área de Livre Comércio no Acre.

A reunião, articulada pela comissão da Câmara Federal, foi liderada pela deputada Perpétua Almeida, graças ao Fórum organizado pelas Prefeituras do Alto Acre na região.

Prefeito Everaldo, secretária Goreth e deputada Perpétua Almeida com o presidente da Suframa,Thomaz Nogueira

Os envolvidos no assunto das ALCs foram recebidos pelo presidente da Suframa, Thomaz Nogueira, que debateu as reivindicações do prefeito, deputada e demais representantes de vários seguimentos do comércio e do Governo do Acre.

Para o prefeito, o momento é de estrema importância já que há décadas as regiões acreanas contempladas com a Área de Livre Comércio estão esperando a implantação efetiva dos serviços.

“Esperamos que as diretrizes acertadas com o presidente da Suframa tenham viabilidade e que possamos dialogar ainda mais sobre as questões das ALCs. Nossos comerciantes, assim como toda a população espera que as Áreas de Livre Comércio funcionem na região e traga desenvolvimento”, destacou Everaldo Gomes.

A secretária de Planejamento, Goreth Bibiano disse que graças ao Fórum viabilizado pelas prefeituras do Alto Acre e a comissão da Câmara Federal, o assunto foi colocado de novo em pauta com as autoridades responsáveis em resolver os entraves que dificultam a efetivação das ALCs no Acre.

Para a deputada Perpétua Almeida é preciso urgentemente evitar a falência dos municípios no Vale do Acre, que assistem os empregos e o dinheiro atravessar a fronteira para a Bolívia.

“É claro, as pessoas sempre vão procurar preço melhor. A SUFRAMA, até hoje não instalou, de fato, a ALC’s no Acre e essa é nossa principal reivindicação”, esclareceu.

O prefeito de Brasileia, Everaldo Gomes diz que população que habita as áreas de fronteira esperam viabilização das ALCs

As diretrizes a serem tomadas são:

-A implantação efetiva das ALCs no Estado do Acre;
-Na segunda quinzena de Janeiro haverá treinamento para empresas que querem operar com a ALC’s em Brasileia e Cruzeiro do Sul;
-Será aberto Concurso Público/SUFRAMA no Acre: Brasileia, 4 vagas e Cruzeiro do Sul, também 4 vagas, até Março;
-O presidente da SUFRAMA, garantiu visitar o Acre na segunda quinzena de fevereiro para discutir os problemas que estamos enfrentando pelo não funcionamento de nossas Áreas de Livre Comércio;
-Definido que será agendado uma reunião com o Ministro da Indústria e Comércio, Fernando Pimentel para agilizar a construção do entreposto alfandegário.

 

 

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima