Haitianos vira pauta no Senado e senador diz que Comissão de Relações Exteriores é culpada

Em 2013, quase 10 mil haitianos chegaram no Acre – Foto: Alexandre Lima

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado fez muito mais que sabatinar futuros chefes das missões diplomáticas do País, ao longo de 2013. É o que informa a Agência Senado.

De acordo com a publicação, o colegiado assumiu o protagonismo nas mais importantes questões referentes à política externa brasileira e deve continuar nesta linha, no próximo ano. A avaliação é do presidente da CRE, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES).

O senador fez questão de destacar alguns pontos que exigiram a intervenção direta da comissão.

Dentre eles, a problemática dos haitianos, a prisão de torcedores corintianos na Bolívia, a imigração em massa de haitianos para o Brasil através da fronteira do Acre e o futuro do Mercosul, além de assuntos relacionados à defesa nacional, como o Sistema de Monitoramento de Fronteira (Sisfron), elaborado pelo Exército e que envolve o uso de radares, redes de comunicação e até veículos aéreos não tripulados.

“Nós atuamos, por exemplo, na questão dos imigrantes haitianos, que é um problema complexo que nosso país está enfrentando. Para se ter uma ideia, em 2010, 37 deles chegaram aqui”.

O senador completa: “Em 2013, foram quase 10 mil. E 90% estão entrando pelo Acre, causando muita dificuldade a prefeituras e ao governo do Estado, em função da ausência de uma política permanente que possa acolher esse fluxo”.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima