Goreth Bibiano disse que graças ao Fórum viabilizado pelas prefeituras do Alto Acre e a comissão da Câmara Federal, o assunto foi colocado de novo em pauta.
WILIANDRO DERZE, assessoria PMB
O prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes e a secretária de Planejamento do município, Goreth Bibiano, foram convidados pela Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio da Câmara Federal para participar da reunião com o presidente da Superintendência da Zona Franca de Manaus – Suframa para tratar da Área de Livre Comércio no Acre.
A reunião, articulada pela comissão da Câmara Federal, foi liderada pela deputada Perpétua Almeida, graças ao Fórum organizado pelas Prefeituras do Alto Acre na região.
Os envolvidos no assunto das ALCs foram recebidos pelo presidente da Suframa, Thomaz Nogueira, que debateu as reivindicações do prefeito, deputada e demais representantes de vários seguimentos do comércio e do Governo do Acre.
Para o prefeito, o momento é de estrema importância já que há décadas as regiões acreanas contempladas com a Área de Livre Comércio estão esperando a implantação efetiva dos serviços.
“Esperamos que as diretrizes acertadas com o presidente da Suframa tenham viabilidade e que possamos dialogar ainda mais sobre as questões das ALCs. Nossos comerciantes, assim como toda a população espera que as Áreas de Livre Comércio funcionem na região e traga desenvolvimento”, destacou Everaldo Gomes.
A secretária de Planejamento, Goreth Bibiano disse que graças ao Fórum viabilizado pelas prefeituras do Alto Acre e a comissão da Câmara Federal, o assunto foi colocado de novo em pauta com as autoridades responsáveis em resolver os entraves que dificultam a efetivação das ALCs no Acre.
Para a deputada Perpétua Almeida é preciso urgentemente evitar a falência dos municípios no Vale do Acre, que assistem os empregos e o dinheiro atravessar a fronteira para a Bolívia.
“É claro, as pessoas sempre vão procurar preço melhor. A SUFRAMA, até hoje não instalou, de fato, a ALC’s no Acre e essa é nossa principal reivindicação”, esclareceu.
As diretrizes a serem tomadas são:
-A implantação efetiva das ALCs no Estado do Acre;
-Na segunda quinzena de Janeiro haverá treinamento para empresas que querem operar com a ALC’s em Brasileia e Cruzeiro do Sul;
-Será aberto Concurso Público/SUFRAMA no Acre: Brasileia, 4 vagas e Cruzeiro do Sul, também 4 vagas, até Março;
-O presidente da SUFRAMA, garantiu visitar o Acre na segunda quinzena de fevereiro para discutir os problemas que estamos enfrentando pelo não funcionamento de nossas Áreas de Livre Comércio;
-Definido que será agendado uma reunião com o Ministro da Indústria e Comércio, Fernando Pimentel para agilizar a construção do entreposto alfandegário.