Acre
Prefeito de Brasiléia e Secretária de Educação abrem Conferência Intermunicipal de Educação
A conferência é a primeira etapa para conhecer as propostas dos municípios para a melhoria da educação. Tendo em vista que a Conferência Estadual será realizada no mês de agosto deste ano.
WILIANDRO DERZE, assessoria PMB
O município de Brasiléia está realizando nesta terça-feira, 28, a Conferência Intermunicipal de Educação. Em conjunto com os municípios de Assis Brasil, Epitaciolândia e Governo do Estado, o evento tem o objetivo de debater, refletir e encontrar melhorias para a educação dos municípios de acordo com suas especificações regionais. Todas as propostas apresentadas serão levadas pelos 9 delegados escolhidos para a Conferência Estadual.
Participa neste momento na igreja Batista de Brasiléia os secretários municipais de educação, funcionários das prefeituras e representantes da sociedade civil. A conferência é a primeira etapa para conhecer as propostas dos municípios para a melhoria da educação. Tendo em vista que a Conferência Estadual será realizada no mês de agosto deste ano.
Para a secretária Municipal de Educação de Brasiléia, Alda Pacheco, que também é presidente da Conferência, o evento vai poder debater e propor novas ações importantes para o desenvolvimento da educação no Estado e no Brasil, respeitando as especificidades de cada município. “Agradecemos a presença de todos e esperamos que a conferência seja produtiva para a melhoria da educação em nossos municípios”, destacou.
O prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes que participou da abertura da conferência disse que as gestões dos municípios precisam de propostas para a melhoria da educação. “Precisamos de novas idéias, propostas para ampliarmos os programas voltados à educação. A educação é o caminho do desenvolvimento e o bem estar de toda a sociedade. Por isso que não devemos medir esforços para garantir uma educação cada dia melhor para nossas crianças e jovens”, disse.
A conferência será realizada durante todo o dia desta terça-feira com debates e escolha dos 9 delegados que levarão as propostas colhidas na Conferência Intermunicipal para a Conferência Estadual.
Comentários
Acre
Homem é acusado de estuprar prima de 14 anos em ramal de difícil acesso em Cruzeiro do Sul
Suspeito fugiu após o crime; Polícia Militar não realizou buscas devido às condições da via e limitações operacionais
Comentários
Acre
Água invade ruas, casas e deixa praça submersa

Foto: David Medeiros
A forte chuva que atinge a capital acreana desde a madrugada desta sexta-feira (26) continua causando transtornos em diversos pontos de Rio Branco. A reportagem do ac24horas Play segue acompanhando a situação e esteve no bairro Plácido de Castro, na Travessa Tabosa, onde a água já invadiu residências.
De acordo com o repórter David Medeiros, que entrou na área alagada para registrar a situação, a água tomou as ruas do bairro e invadiu várias casas. Com o avanço da enxurrada, veículos já não conseguem trafegar pelo local, e moradores precisaram retirar carros das garagens às pressas para evitar prejuízos.

Foto: David Medeiros
Ainda segundo os relatos, o sistema de drenagem não suportou o volume da chuva, problema recorrente na região. Imagens registradas pela reportagem mostram a pracinha do bairro completamente submersa.
Morador da área, Roni relatou a preocupação com o aumento constante do nível da água e o risco de transbordamento para dentro da residência. “A água tá aumentando, tá subindo. Já chegou na área da frente e na de trás, agora tá entrando dentro da casa. Toda vez que chove forte acontece isso aqui. Ainda bem que agora estão mexendo nas galerias, senão já estaria tudo debaixo d’água”, afirmou.

Foto: David Medeiros
Com a continuidade das chuvas, moradores do bairro amanheceram tentando salvar o que é possível dentro de casa, enquanto quintais e áreas externas seguem completamente alagados.
Comentários
Acre
Estrada do Calafate volta a ficar debaixo d’água em Rio Branco

Foto: Eduardo Gomes e David Medeiros
Mais uma vez, como ocorre sempre que chove, moradores da região do bairro Calafate enfrentam dificuldades para trafegar pela estrada de acesso ao bairro, que ficou alagada em razão das chuvas registradas nesta sexta-feira (26), em Rio Branco.
Imagens captadas pela reportagem mostram a via completamente tomada pela água nas proximidades da Igreja Batista do Bosque (IBB) e da Havan, área que costuma registrar transtornos recorrentes durante períodos de chuva intensa, dificultando a passagem de veículos.
O trecho é uma baixada historicamente afetada por alagamentos, o que gera preocupação entre moradores e condutores. Em meio ao avanço da água, algumas pessoas aguardam em pontos de ônibus, enquanto a mobilidade no local se torna cada vez mais comprometida.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informação divulgada pelo repórter David Medeiros, a previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até as 13h desta sexta-feira, mantendo o alerta para novos alagamentos na capital. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva já ultrapassou os 70 milímetros em Rio Branco.









Você precisa fazer login para comentar.