Acre
Prefeito de Brasiléia anuncia início de programa de recuperação de ramais no km 88
De acordo com o prefeito a comunidade do km 88 vai ser contemplada e será a principal fiscalizadora dos serviços que serão executados.
WILIANDRO DERZE, assessoria PMB
Dando início ao programa que tem meta de melhorar 360 km de ramis de Brasiléia. O prefeito Everaldo Gomes se reuniu com os moradores do KM 88 nesse domingo, 2, para anunciar o começo dos trabalhos nesta segunda-feira, 3.
A comunidade do km 88 que é a primeira a ser contemplada pela atual gestão, reivindicou melhorias na gestão passada e acabou sendo questionada e chamada de produtores desocupados pelo ex-presidente do sindicato dos trabalhadores rurais. Na época os produtores da região exigia o melhoramento do ramal que estava na planilha de parceria prefeitura de Brasiléia, Deracre e Incra que não foi contemplado com os serviços.
Com um novo planejamento e diretrizes de realizar trabalhos de qualidade nos serviços de melhoramento de ramais. A nova administração da prefeitura de Brasiléia, comandada pelo prefeito Everaldo não mediu esforços para ampliar os serviços de recuperação de ramais.
De acordo com o prefeito a comunidade do km 88 vai ser contemplada e será a principal fiscalizadora dos serviços que serão executados.
Os tratores para a realização dos serviços já estavam no local e quando o prefeito chegou foi recebido com festa pela população da região que faziam questão de cumprimentá-lo e agradecer pela promessa que havia feito em campanha que iria contemplar a comunidade se um dia fosse prefeito.
É uma satisfação poder está ajudando essa comunidade sofrida e guerreira em lutar pelos seus objetivos. “Eles aqui foram chamados de baderneiros por ex-sindicalistas, quando reivindicavam melhoria para o ramal que estava dentro da planilha da parceria entre Incra, Deracre e execução da prefeitura de Brasiléia. Quando eu era vereador acompanhei de perto a luta desses produtores. Vamos começar a programação dos ramais pelo 88 e esperamos que milhares de famílias sejam beneficiadas nos 336 km de ramais que iremos melhorar, incluindo os pontos críticos”, discursou o prefeito.
O Ramal do 88 está incluído dentro dos 89 km deixados pendentes pela gestão passada da prefeitura. A atual gestão do município irá realizar o melhoramento de 336 km, ou seja, três vezes mais do que vai ser realizado pelo programa do Governo do Estado, Ramais do Povo, que contemplará o município com 100 km de ramais.
Participaram da reunião com o prefeito os vereadores Bil Rocha, Marivaldo Oliveira, Naldo Rufino e Marquinhos Tibucio, além dos secretários de Agricultura, Obras e Ação Social.
Para o Secretário de Obras, Clécio Gadelha o momento é de trabalhar ouvindo a população e identificando os pontos críticos do ramal para serem arrumados e no período do inverno a comunidade não ser afeta, ficando sem acesso devido os atoleiros. “Junto com a comunidade vamos analisar os pontos críticos e resolver os problemas e fazer o melhoramento de todo o ramal”, explicou Clécio Gadelha.
O vereadora Naldo Rufino destacou o comprometimento do prefeito em ajudar as comunidades rurais que passou mais de 10 anos esquecida pela administração pública. “Só temos a agradecer e dizer para a comunidade que em nome dos demais vereadores também nos colocamos a disposição para apoiar as reivindicações dos moradores”, destacou Naldo.
No final da reunião a moradora e líder da comunidade, Alcilete Assis Lima disse que mais uma vez o prefeito Everaldo Gomes cumpriu o que conversou com a comunidade e que finalmente os produtores do 88 estão sendo contemplados pelas ações da prefeitura. “Quando recebei a noticia do prefeito Everaldo de que nosso ramal iria ser contemplado muito aqui perto não acreditavam, mas o prefeito mandou as maquinas e toda a população viu que o Everaldo é homem de palavra e comprometido com a comunidade a zona rural”, disse Alcilete.
A secretária de Ação Social Lindacy Franco aproveitou a reunião para falar sobre o Programa de Habitação Rural intermediado pela prefeitura de Brasiléia, junto a Caixa Econômica Federal. “Estamos fazendo o cadastramento para que as famílias interessadas sejam contempladas e tenham suas casas construídas, reformadas ou ampliadas com esses recursos”, disse a secretária.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale












Você precisa fazer login para comentar.