Acre
Prefeito André Hassem leva ajuda humanitária para presos na Penitenciária de Villa Bush
Redação, com Almir Andrade
Preocupado com a situação dos familiares e presidiários que estariam sofrendo maus tratos na Penitenciária de Villa Bush, no lado boliviano, o Prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, levou ajuda humanitária aos presidiários brasileiros no final da tarde deste sábado (16), que estão cumprindo pena em território boliviano.
Além de colchões, os detentos receberam alimentação e produtos de higiene e limpeza, visto que no presídio de Cobija, os presos brasileiros não dispõem de nenhum conforto, dormem no chão e estariam ficando sem comer.
André Hassem entrou no presidio de Villa Bush para dar uma boa notícia para os presos da agilização dos julgamentos que iria acontecer na próxima quinta-feira, e o prefeito conseguiu com o juiz do Departamento de Pando, a antecipação para segunda-feira, dia 18 de fevereiro.
Saindo do presidio, o Prefeito de Epitaciolândia foi até o leito 5 do Hospital Roberto Galindo, onde estão os brasileiros feridos na rebelião que aconteceu na madrugada do dia 12 de fevereiro, onde sete pessoas ficaram gravemente feridas e um barbaramente assassinado.
André conseguiu com a direção do Hospital Roberto Galindo, a liberação para os familiares pudessem fazer visita aos detentos que estão em observação no hospital, haja visto, que estavam com dificuldade de ver os parentes.
Comentários
Acre
Sema divulga resultado preliminar de testes físicos e práticos de brigadistas

Foto: Reprodução
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Acre (Sema) publicou nesta segunda-feira, 10, o resultado preliminar do Teste de Aptidão Física (TAF) e do Teste de Habilidades no Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA) do processo seletivo simplificado para a contratação de brigadistas comunitários que atuarão em unidades de conservação estaduais.
A avaliação, realizada no último dia 7 de maio, é uma das etapas da seleção que visa reforçar as ações de prevenção e combate a queimadas e desmatamento em áreas protegidas do estado. A relação dos candidatos classificados para a próxima fase está disponível no site oficial da Sema: https://sema.ac.gov.br.
O resultado, conforme destaca a comissão responsável, é preliminar. Os candidatos que se sentirem prejudicados têm até o dia 13 de maio para interpor recurso. As contestações podem ser feitas presencialmente na sede da SEMA, em Rio Branco, ou pelo site oficial da secretaria.
Comentários
Acre
Detran notifica motoristas por infrações graves com suspensão da CNH

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) publicou nesta segunda-feira, 12, dois editais notificando dezenas de condutores sobre a aplicação de penalidades por infrações de trânsito consideradas gravíssimas. As sanções incluem multa e suspensão do direito de dirigir por períodos que variam de 2 a 12 meses.
Os editais de notificação por penalidade e por autuação de infração suspensiva, números 006/2025 e 007/2025, abrangem motoristas de vários municípios acreanos. As notificações têm como base legal os artigos 256 e 261 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além de resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A autarquia destaca que os condutores têm até o dia 11 de junho de 2025 para apresentar recurso contra a penalidade ou entregar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na sede do Detran, localizada na Estrada Dias Martins, nº 894, bairro Jardim Primavera, ou nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) do interior.
Quem deixar de cumprir o prazo terá a CNH bloqueada automaticamente a partir do dia 26 de junho de 2025, conforme previsto em lei. Além disso, os motoristas notificados por autuação poderão apresentar defesa prévia ou indicar o condutor infrator, se for o caso, também até o dia 11 de junho. O não comparecimento implicará no julgamento à revelia e aplicação automática das penalidades cabíveis
O órgão ressalta ainda que o pagamento da multa não anula a penalidade de suspensão, uma vez que ambas são aplicadas de forma autônoma e cumulativa.
Comentários
Acre
Obras do novo viaduto causam lentidão e interdição parcial na Avenida Ceará, em Rio Branco
Intervenção entre a Polo Car e a Rua José de Melo afunila trânsito e exige rotas alternativas; governo prevê obras por etapas, com duração de até 30 dias cada

Foto: David Medeiros/ac24horas
O trecho da Avenida Ceará, entre a concessionária Polo Car e o semáforo da Rua José de Melo, em Rio Branco, foi parcialmente interditado a partir desta segunda-feira (12) devido às obras do futuro complexo viário no cruzamento com a Avenida Getúlio Vargas. A intervenção compromete o tráfego desde as primeiras horas da manhã, especialmente no sentido bairro-centro.
Mesmo com a liberação de uma faixa em cada sentido, os motoristas enfrentam filas e lentidão, situação que se agrava nos horários de pico — das 11h às 12h e das 17h às 19h. O estreitamento da via causa afunilamento em diversos pontos, tornando a travessia mais lenta e dificultando a mobilidade urbana.
A orientação do Departamento Estadual de Trânsito é para que condutores evitem o trecho afetado e utilizem rotas alternativas. Entre as opções estão o acesso ao Segundo Distrito pela Quarta Ponte ou desvios pelo bairro Bosque.
As obras fazem parte da construção da alça 4 do viaduto, onde estão sendo realizadas perfurações de estacas para o rebaixamento da via. Conforme o cronograma divulgado pelo governo estadual, cada uma das quatro alças passará por intervenções com duração estimada entre 20 e 30 dias.