Conecte-se conosco

Geral

Prefeito acompanha montagem dos últimos painéis do protótipo da casa do Programa 1001 Dignidades

Publicado

em

Entrega das unidades habitacionais será no próximo Dia das Mães (Foto: Evandro Derze/Assecom)

A primeira das 1.001 casas do Programa 1001 Dignidades já está quase pronta. O sonho de 1.001 famílias está ganhando forma. O autor e arquiteto do projeto confere os detalhes na montagem para que nada dê errado na data marcada para levantar as unidades habitacionais.

A primeira fase do programa iniciou com o reaproveitamento das toras que foram doadas. Depois veio o beneficiamento das madeiras, em seguida a construção dos painéis. A fase agora é de montagem desses painéis. A área da residência tem cerca de um metro e meio. Na parte interna tem cozinha e sala conjugadas, dois quartos e um banheiro.

A próxima fase será a construção das tesouras, seguida da confecção das portas e janelas. Toda a casa é montada no sistema de encaixe. O prefeito Tião Bocalom está acompanhando o projeto de perto. “Nós estamos mostrando como se faz um trabalho de qualidade com a madeira. Tem muitas casas aqui na cidade feitas desse tipo, mas não com essa qualidade”, diz o prefeito destacando que as casas serão confeccionadas com madeiras de espécies como ipê e massaranduba. “São duas madeiras que aguentam chão, sol, concreto e tudo, tanto é que é a madeira mais cara que se tem hoje no mercado para fazer deck”.

Depois de todas as peças montadas o protótipo já estará pronto para ser replicado e montado em série. O prefeito explica que esta é a fase de corrigir. “Aqui a gente está agora corrigindo, trazendo do desenho que foi feito no computador, trazendo para prática para ver o que é que tem que não bateu, ou seja, alguns encaixes, alguma coisa que lá no computador você pensa que dá certo, quando você vai fazer na prática não dá. Então está sendo corrigido tudo isso. Por isso está demorando até um pouquinho para acabar de montar o primeiro protótipo.”

A prefeitura já começou a limpeza de uma das áreas onde serão construídas 400 casas. A entrega das 1.001 unidades habitacionais, será no segundo domingo de maio, no Dia das Mães, do ano que vem.

“Vai ser um presente para as mães. Imagina uma mãe que perdeu uma casa, como é o caso de muitas que perderam as casas nessas alagações que nós tivemos, pessoas que estavam morando em aluguel social”, destaca o prefeito.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Homem é esfaqueado pelo próprio irmão durante discussão na Baixada da Sobral

Publicado

em

Vítima foi socorrida pelo Samu e encaminhada ao Pronto-Socorro em estado estável

Silvério Soares do Nascimento, de 41 anos, foi ferido a golpes de faca na tarde desta quarta-feira (17), em uma residência localizada na Travessa São Matheus, no bairro da Pista, região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.

De acordo com relatos de testemunhas, Silvério estava em casa com o irmão quando ambos iniciaram uma discussão. Durante o desentendimento, o suspeito se apossou de uma faca de mesa e desferiu dois golpes contra a vítima, atingindo as costas e a lateral do tórax.

Mesmo ferido, Silvério conseguiu sair da residência, mas acabou caindo em via pública. Populares que passavam pelo local encontraram o homem sangrando e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte básico para atender a ocorrência.

Após receber os primeiros socorros no local, a vítima foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado de saúde estável.

A Polícia Militar esteve na residência para atender a ocorrência, porém, segundo informações repassadas no local, Silvério optou por não representar criminalmente contra o próprio irmão.

Comentários

Continue lendo

Geral

Jovem é brutalmente agredido por grupo de homens no bairro Eldorado, em Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi socorrida pelo Samu e encaminhada ao Pronto-Socorro com suspeita de fratura e luxação

Um caso de agressão física foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (17), na rua Santa Luzia, no bairro Eldorado, região da parte alta de Rio Branco. A vítima, identificada como Rodrigo Gonçalves Bezerra, de 26 anos, foi violentamente atacada por vários homens.

De acordo com informações apuradas, o jovem teria sido agredido com ripas de madeira, barra de ferro e pedradas. A ação, conforme relatos preliminares, pode ter sido motivada por uma suposta forma de “disciplina”. Após as agressões, os autores fugiram do local e ainda não foram localizados.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado somente durante a noite. A equipe encontrou a vítima na própria rua Santa Luzia, prestou os primeiros atendimentos no local e, em seguida, encaminhou Rodrigo ao Pronto-Socorro de Urgência e Emergência de Rio Branco.

Na unidade hospitalar, o jovem foi entregue ao Setor de Traumatologia, onde os médicos constataram luxação no cotovelo esquerdo, hematomas no tórax posterior e suspeita de fratura em uma das costelas. Apesar das lesões, o estado de saúde da vítima foi considerado estável.

Segundo as informações disponíveis, a Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência. O caso deverá ser apurado pelas autoridades competentes.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil leva emissão da Carteira de Identidade Nacional a comunidades ribeirinhas de Sena Madureira

Publicado

em

O coordenador do Instituto de Identificação em Sena Madureira, Carlos Ferrari, e o oficial investigador da Polícia Civil, Marcos Oriar, se deslocaram até as comunidades ribeirinhas, garantindo que o serviço fosse prestado diretamente à população local

Polícia Civil esteve nas comunidades Campinas e Santa Polônia, em Sena Madureira, levando o direito à identidade a quem mais precisa. Foto: cedida

O Instituto de Identificação da Polícia Civil do Acre (PCAC), que atua no município de Sena Madureira, realizou, na última terça-feira,16, atendimentos para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) nas comunidades Campinas e Santa Polônia, localizadas às margens do Rio Purus, a cerca de uma hora de viagem de barco da cidade.

A ação teve como objetivo atender moradores de localidades de difícil acesso, especialmente pessoas com algum tipo de comorbidade ou limitação física, que enfrentam dificuldades para se deslocar até a sede da Delegacia de Polícia, onde funciona o posto de identificação.

Para a realização dos atendimentos, o coordenador do Instituto de Identificação em Sena Madureira, Carlos Ferrari, e o oficial investigador da Polícia Civil, Marcos Oriar, se deslocaram até as comunidades ribeirinhas, garantindo que o serviço fosse prestado diretamente à população local.

Ao todo, oito pessoas foram atendidas, entre elas uma idosa de 68 anos com problemas de locomoção, pessoas com problemas cardíacos, um senhor que sofreu um derrame, além de crianças que necessitavam do documento.

De acordo com o diretor do Instituto de Identificação, Júnior Cesar, a iniciativa reforça o compromisso da Polícia Civil com a população de Sena Madureira e com o programa Identidade para Dignidade, desenvolvido em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), na comarca do município. “Essa ação leva cidadania, dignidade e acesso a direitos às comunidades mais distantes, assegurando a inclusão dessas pessoas nos serviços públicos essenciais”, destacou.

A mobilização do Instituto de Identificação reafirma o papel social da Polícia Civil do Acre, promovendo cidadania e garantindo direitos fundamentais à população ribeirinha.

“Essa ação leva cidadania, dignidade e acesso a direitos às comunidades mais distantes, assegurando a inclusão dessas pessoas nos serviços públicos essenciais”. Fotos: captada 

Comentários

Continue lendo