Acre
Prefeita Fernanda participa de reunião com o Conselho de Desenvolvimento Rural de Brasileia
No próximo dia 21 de junho será realizado no Polo Agro Florestal o lançamento do plano de desenvolvimento de ações rurais
A Prefeita Fernanda Hassem e o Secretário de Agricultura, Antônio Francisco, reuniram-se na manhã de quinta-feira (14), com os representantes de dez associações rurais do município, para a retomada dos trabalhos do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Brasileia.
O objetivo da reintegração do conselho é a participação da população nas políticas públicas do município, para que a maioria dos produtores compreendam o trabalho que a prefeitura estar realizando e como está sendo aplicada as verbas agrícola para o desenvolvimento e melhoramento na área rural da cidade.
Há algum tempo o conselho havia sido desativado, e a prefeita Fernanda visando realizar uma gestão igualitária, trabalhou juntamente com Antônio Francisco para reativação da assembleia. “Um importante passo que estamos dando na agricultura familiar com a formação do Conselho de Desenvolvimento Rural de Brasileia, enxergo como uma forma de transparência na gestão, para que os produtores possam ser mais claros onde devemos priorizar os trabalhos para ajudar a toda comunidade e isso me deixa bastante feliz. Acredito que gestão eficiente é aquela participativa é onde a comunidade estar presente, e eu tenho um respeito muito grande pela zona rural”, destacou Fernanda Hassem.
No próximo dia 21 de junho será realizado no Polo Agro Florestal o lançamento do plano de desenvolvimento de ações rurais, renovação da secção de uso de implementos agrícolas nas associações e apresentação do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Brasileia.
O produtor, João Rodrigues Veloso, falou a importância de participar do conselho rural de Brasileia. “Com a criação do conselho nós vamos poder participar direto, juntamente com o poder executivo, das discursões para a elaboração de projetos que irão facilitar nossos trabalhos de produção nas comunidades”, ressaltou João.
Antônio Francisco, secretário de agricultura, falou do planejamento realizado pela prefeitura juntamente com os produtores rurais. “Esse é um trabalho que faz parte do planejamento da gestão desde 2017, onde a prefeita exigiu a presença da sociedade civil nas políticas públicas do município, onde temos a presença de 20 produtores rurais cada um titular e suplente de sua associação e 10 representantes de instituições públicas federal, estadual e municipal. Dessa forma podemos trabalhar de form mais ágil e com melhor qualidade”, finalizou Francisco.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale







Você precisa fazer login para comentar.