Cotidiano
Posse do Sistema OAB/AC tem a participação do presidente nacional, Beto Simonetti

Com a presença do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Beto Simonetti, as diretorias da Seccional Acre (OAB/AC), Caixa de Assistência dos Advogados do Acre (CAAAC) e membros do Conselho Seccional tomaram posse para o triênio 2022/2024. A nova gestão, eleita em novembro do ano passado, foi empossada com a presença de diversas autoridades do estado acreano e de outros cantos do País durante a solenidade realizada na faculdade U:Verse.
Além da diretoria do CFOAB, compareceram ao evento autoridades do Poder Judiciário, parlamentares, membros do Ministério Público (MPAC) e da Defensoria (DPE-AC). Além dos presidentes do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (Fida), Felipe Sarmento, da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA), Cristiane Nascimento, das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad), Eduardo Uchôa, e conselheiros federais e presidentes de Seccionais de outros estados.
“É uma grande honra e satisfação, presidente Aiache, vir à Seccional Acre como presidente nacional da OAB. Podem ter certeza que esta Seção terá meu afeto, disponibilidade e dedicação para contribuir com a advocacia acreana, que terá em mim sempre um aliado. Fico feliz de estar na posse dessa gestão porque vejo um sincero compromisso com os valores republicanos, democráticos e na defesa ferrenha da classe. Sabemos que essa Seccional possui quadros altamente capacitados”, disse Beto Simonetti.
Ele ressaltou a certeza de que Aiache, além dos novos gestores da OAB/AC e da CAA/AC, darão o melhor de si pela advocacia. “Nosso presidente já fez muito pela advocacia e digo, com tranquilidade, que realizará uma grande gestão. Vemos aqui um grande time que também tem a presidente da Caixa, Laura Sousa, que a partir de hoje figurará no cenário nacional trazendo ainda mais orgulho e relevância para a advocacia acreana. Esta cerimônia é a reafirmação de esperança nos bons frutos dessa gestão”.

Presidentes empossados
A presidente da CAAAC, Laura Sousa, ressaltou que os projetos inovadores e ousados elaborados para o próximo triênio serão executados de forma conjunta com a OAB/AC para buscar conquistas à advocacia. “A OAB está vivendo a esperança de dias melhores para todos nós com maior inclusão, transparência e mais trabalho. Esse foi um pedido das urnas e que vamos seguir à risca. Agradeço ao nosso presidente Aiache por me ensinar sobre liderança, perseverança, resiliência, dedicação, tolerância e lealdade”.
Emocionado, Aiache afirmou que a Seccional Acre voltará a ser a casa da advocacia acreana sempre com o objetivo de fazer diferente para que mudanças reais beneficiem os profissionais do estado. “Essa é uma missão que honraremos até o último dia da nossa gestão, não há um momento sequer que eu não pense em formas de melhorar as vidas dos nossos pares. Estamos organizando a casa para fazer mais e administrar para que a nossa instituição atenda a classe da melhor maneira possível”, falou.
O líder da advocacia acreana destacou que a união é essencial para que a classe se fortaleça em vista de grandes vitórias. “Nossos inimigos são para além dos muros da Seccional Acre, não habitam dentro da nossa casa. Quero pedir que todos nós caminhemos lado a lado em prol de cada profissional que atua no Acre para que juntos possamos garantir nosso futuro. Nosso ideal não é fazer somente para os advogados e advogadas, mas sim construir com todos”, encerrou Aiache.
Comentários
Cotidiano
Desentendimento por porteira aberta termina com jovem morto a golpes de terçado no interior do Acre
Peão de 21 anos foi assassinado em propriedade rural entre Feijó e Manoel Urbano; suspeito está foragido
Um conflito motivado por uma porteira deixada aberta resultou em homicídio na tarde da última terça-feira (10), no km 29 do Ramal Paraíso, em área rural situada entre os municípios de Feijó e Manoel Urbano. A vítima, o peão de fazenda Tiago Leão Freitas, de 21 anos, morreu após ser atingida por golpes de terçado.
De acordo com informações preliminares das autoridades, Tiago mantinha desavenças antigas com o principal suspeito do crime, conhecido como “Bitõe”. O atrito teria se intensificado após a vítima e outras pessoas, entre elas o patrão para quem trabalhava em uma fazenda vizinha, passarem pela propriedade do suspeito durante a manhã e deixarem uma porteira aberta.
No fim da tarde, a situação teria se repetido, provocando a revolta do proprietário da terra. Conforme a polícia, o suspeito foi tirar satisfações com o empregador de Tiago. Durante a discussão, o jovem interveio e acabou entrando em luta corporal com o homem.
Durante o confronto, Tiago sofreu golpes de terçado que causaram ferimentos graves, incluindo um corte profundo no pescoço e outro na mão. Ele não resistiu e morreu ainda no local. Após o crime, o suspeito fugiu e segue sendo procurado.
A ocorrência causou forte comoção entre moradores das colônias próximas. Equipes das polícias Civil e Militar de Feijó estiveram na área para realizar os procedimentos periciais e iniciar as diligências.
O caso é investigado pela Delegacia Geral de Feijó, que trabalha para localizar o autor e esclarecer as circunstâncias do homicídio. Informações que possam auxiliar nas investigações podem ser repassadas de forma anônima às autoridades.
Comentários
Cotidiano
Rio Acre mesmo subindo quase 1 metro na fronteira com Brasiléia e Epitaciolândia, segue abaixo dos 5 metros
Nível saltou de 6,12 m para 7,08 m na madrugada e já recuou para menos de 5 m à tarde; Defesa Civil monitora e situação segue dentro da normalidade

Em Assis Brasil, as medições já indicam redução acentuada, com o nível marcando 4,60 m, confirmando que o volume que passou por Brasiléia segue em direção a Rio Branco. A Defesa Civil segue monitorando. Foto: Marcus José
O Rio Acre registrou uma elevação de quase 1 metro nas últimas 48 horas em Brasiléia/Epitaciolândia/Cobija, subiu quase um metro, saltando de 6,12 metros, na terça, para 7,08 metros na madrugada desta quarta-feira, dia 11, já na tarde desta quarta já registra uma baixa significante, ficando abaixo dos 5 metros.
Apesar da subida repentina e chuvas nos últimos três dias, o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Emerson Sandro, informou que a situação permanece dentro da normalidade, uma vez que a cota de transbordo no município é de 11,40 metros.
O aumento é reflexo das águas que descem das cabeceiras do rio. Em Assis Brasil, as medições já indicam redução acentuada, com o nível marcando 4,60 metros.

Apesar das chuvas que vem caindo na fronteira nos últimos três dias, até então não modificou a elevação das aguas do rio acre na fronteira com Cobija. Foto: Marcus José
O volume que provocou a elevação na fronteira da regional do alto acre já está passando e deve seguir em direção a Rio Branco nos próximos dias. A Defesa Civil segue monitorando o cenário.

Comentários
Cotidiano
Genial/Quaest: governo Lula é desaprovado por 49% e aprovado por 45%

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (11/2) mostra que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por 49% dos eleitores e aprovado por 45%. Outros 6% não souberam ou optaram por não responder.
O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas entre 5 e 9 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. No TSE, a pesquisa tem o registro BR-00249/2026.
Avaliação
Quanto à avaliação do governo federal, a pesquisa mostra que, entre os eleitores:
- 39% consideram negativo;
- 33% consideram positivo;
- 26% consideram regular; e
- 2% não souberam responder.
A pesquisa também faz um levantamento da avaliação do governo de Lula seccionado em cinco grupos de orientações políticas: lulista; esquerda não lulista; independente,; bolsonarista e direita não bolsonarista.
- Lulistas: 86% consideram positivo; 14% regular e nenhum voto negativo.
- Esquerda não lulista: 62% consideram positivo, 34% regular e 4% negativo.
- Independentes: 19% consideram positivo, 41% regular e 36% negativo. 4% não soube responder.
- Bolsonaristas: 2% consideram positivo, 14% regular e 84% negativo. 1% não soube responder.
- Direita não bolsonarista: 5% positivo, 14% regular e 80% negativo.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL








Você precisa fazer login para comentar.