Acre
Porto Acre: MPAC promove diálogo sobre assédio no processo de eleição para diretor escolar
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cumulativa de Porto Acre, realizou nesta quinta-feira (23) uma visita institucional às escolas Edmundo Pinto de Almeida Neto, localizada na Vila do Incra, e Jader Saraiva Machado, na Vila do V.
Inspirada no Projeto “Saúde Mental Importa – Orientações para o Bem-Estar Profissional”, da Corregedoria-Geral do MPAC, a atividade tem como objetivo promover a cultura de paz e bem-estar profissional durante o processo de eleição para escolha de diretores escolares para o quadriênio 2024-2027. Serão realizados diálogos com as comissões eleitorais e servidores das escolas sobre prevenção ao assédio no contexto eleitoral.
Segundo o promotor de Justiça responsável pela iniciativa, Flávio Bussab Della Líbera, as eleições para escolha de gestores escolares são momentos importantes para a comunidade escolar exercer a democracia e participar ativamente do processo de gestão educacional.
“No entanto, é fundamental que esse processo ocorra de forma democrática e sem qualquer forma de coação ou assédio. Uma vez que participam como votantes alunos do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano que tenham idade igual ou superior a 13 anos e os alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, é preciso ter muita atenção na forma como ocorrem as campanhas”, alertou.
Serão realizadas visitas a todas as escolas da rede estadual no município até a data da eleição, que ocorrerá em todo o estado do Acre, de forma simultânea, no dia 29 de maio. Em Porto Acre, estão em processo para escolha de diretor escolar as instituições Cel. José Plácido de Castro (na sede do município), Edmundo Pinto de Almeida Neto (Vila do Incra), Jader Saraiva Machado (Vila do V), São Raimundo Nonato (Projeto Tocantins), União e Progresso (Vila Caquetá) e Vitória (Ramal Porto Alonso).
“A atuação da Promotoria nas escolas visa não apenas garantir eleições livres e justas, mas também promover uma cultura de respeito, diálogo e participação cidadã dentro das instituições de ensino. Nesse sentido, o MPAC reforça seu compromisso com a defesa dos direitos fundamentais e o fortalecimento da democracia em todos os níveis da sociedade”, ressaltou o promotor.
Fonte: Ministério Publico – AC
Comentários
Acre
Vídeo: Mulher é presa com 7 kg de droga escondidos em sacos de farinha em Cruzeiro do Sul
Ação do Núcleo de Investigação Criminal intercepta entorpecentes antes da distribuição; polícia aponta tentativa de camuflagem como parte de esquema maior
Uma operação realizada na manhã desta quinta-feira (24) pelo Núcleo de Investigação Criminal de Cruzeiro do Sul (NEIC/CZS) resultou na prisão em flagrante de uma mulher por tráfico de drogas. A suspeita foi surpreendida ao tentar enviar cerca de 7 quilos de entorpecentes ocultos dentro de sacos de farinha, em uma tentativa de driblar a fiscalização e facilitar a distribuição da droga na região.
A prisão foi fruto de um trabalho investigativo detalhado conduzido pela equipe do NEIC, que monitorava os passos da investigada há algum tempo. A estratégia adotada pela suspeita foi desvendada após análise minuciosa de informações, permitindo a interceptação do carregamento antes que chegasse ao destino final.
De acordo com o delegado responsável pelo caso, a operação mostra a eficácia da atuação coordenada da polícia judiciária no enfrentamento ao crime organizado. “A atuação da polícia judiciária vai além da repressão imediata. Essa prisão mostra como o esforço contínuo da investigação pode impedir que drogas cheguem às ruas e fortaleçam redes criminosas”, destacou.
A mulher permanece presa, à disposição da Justiça, e responderá por tráfico de drogas. As investigações continuam com o objetivo de identificar outros envolvidos e desarticular toda a rota de transporte dos entorpecentes.
A operação reforça o compromisso das forças de segurança com a proteção da sociedade e o combate estruturado ao tráfico de drogas na região do Juruá.
Comentários
Acre
Câmara de Rio Branco aprova auxílio-aluguel social para mulheres vítimas de violência doméstica
Projeto de autoria do vereador Leôncio Castro (PSDB) prevê benefício de até R$ 1.000 por seis meses; votação no plenário ocorre na próxima terça-feira (29).
As comissões da Câmara Municipal de Rio Branco aprovaram, na manhã desta quinta-feira (24), o Projeto de Lei nº 10/2025, que cria um auxílio-aluguel social para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em situação de vulnerabilidade. A proposta, de autoria do vereador Leôncio Castro (PSDB), segue agora para votação em plenário na próxima terça-feira (29).
O valor do benefício será definido por um juiz como medida protetiva, com limite de R$ 1.000 mensais e duração máxima de seis meses, sem possibilidade de prorrogação. O relator do projeto, vereador Márcio Mustafá (PSDB), votou a favor, assim como os parlamentares Elzinha Mendonça (PP), André Kamai (PT), Zé Lopes (Republicanos), Bruno Moraes (PP), Aiache (PP), Matheus Paiva (União) e Lucilene Vale (PP). Não houve votos contrários.
Próximos passos
Se aprovado em plenário, o projeto será enviado para sanção do prefeito e deve beneficiar mulheres que precisam deixar suas residências para fugir de agressores, garantindo-lhes condições de recomeço longe do ciclo de violência. A iniciativa reforça políticas públicas já existentes, como a Lei Maria da Penha, e busca reduzir os riscos de feminicídio no município.
Comentários
Acre
Sebrae no Acre leva grupo de empresárias para o maior evento de soluções logísticas das Américas
Instituição marca presença na Intermodal South America 2025
Conhecido como o maior evento dos setores de logística, intralogística, tecnologia, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, a Intermodal South America 2025 acontece de 22 a 24 de abril, em São Paulo, e conta com a presença do Sebrae no Acre.
A instituição acompanha um grupo estratégico de três empresárias com o objetivo de fomentar o networking, conhecer fornecedores, acompanhar as novas tendências do setor e proporcionar novas experiências de negócios às participantes, conectando-as a um sistema de inovação e tecnologias.
Essa iniciativa é uma oportunidade de impulsionar o empreendedorismo feminino acreano em um mercado tradicionalmente dominado por homens. Para isso, as empreendedoras contaram com o apoio do Sebrae na preparação prévia para o evento, além de receberem orientações durante suas agendas.
Ruama Demir, coordenadora de Negócios do Sebrae, acompanha o grupo e ressalta a missão da instituição de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios. “A Intermodal é um ambiente riquíssimo para quem atua ou quer inovar em logística e comércio exterior. Levar essas empresárias para a feira reforça nosso compromisso em capacitar e abrir portas para que as micro e pequenas empresas prosperem, especialmente aquelas lideradas por mulheres”, destaca ela.
Durante a Intermodal South America 2025, as empresárias participantes podem explorar as últimas tendências do mercado, identificar parcerias estratégicas e apresentar suas soluções a um público qualificado. A programação conta com reuniões e visitas a estandes.
Sobre o evento
Em sua 29ª edição, a Intermodal South America 2025 reúne profissionais de mais de 90 países, com foco na área de logística, que buscam soluções, conteúdos e relacionamento com empresas nacionais e internacionais de todos os portes.
Com a disponibilização de pavilhões expositores, passarela cultural, praça de alimentação e áreas ambientais e sustentáveis, o evento proporciona um ambiente rico em inovações, tecnologia e uma variedade de produtos e serviços de ponta a ponta para toda a cadeia logística.
Você precisa fazer login para comentar.