Acre
Portaria institui Programas Primeira Infância Acreana e Criança Feliz em Brasileia
A prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem, assinou na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira, 4 de setembro, a Portaria Nº 260, que institui o Comitê Municipal Intersetorial contemplando os Programas Primeira Infância Acreana e Criança Feliz.”.
O Comitê vai de encontro com a legislação vigente e a Portaria Ministerial nº 1.130, de 05 de agosto de 2015,que institui a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) no âmbito do Sistema único de Saúde (SUS).
Em suma, a criação do Comitê irá proporcionar condições de vida das crianças e dando a elas melhores oportunidades de desenvolvimento através da promoção do trabalho em rede.
Segundo o Artigo 1º, o Programa Criança Feliz tem como finalidade promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. O Comitê municipal será composto pelos seguintes profissionais: Representante do Gabinete do Vice- Prefeito:Carlos Armando de Souza Alves; Representantes da Secretaria Municipal de Saúde: Kalline Jerônimo Torres –Titular e Adelciane de Souza Rufino – Suplente; Representantes da Secretaria Municipal de Educação: Maria Castro de Freitas Gurgel – Titular e Maria Celivânia Gomes da Silva – Suplente; Representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social: Eva Amorim Moreira – Titular e Lis Caroline Rocha do Nascimento – Suplente; Representantes do Conselho Tutelar: Leudina Silva da Silva Filho –Titular e Marcileny Rodrigues Barreto – Suplente; Representantes dos Programas Cadastro Único e Bolsa Família: Idja Katiene Ribeiro Costa – Titular e Erizete Lima de Moraes – Suplente.
Compete ao Comitê Municipal as seguintes atribuições: Interlocução entre a equipe gestora e equipe executora, articulando as ações dos programas PIA e CF junto aos Gestores e ás equipes dos equipamentos do município, fomentando a intersetorialidade e o trabalho em rede, entre outras constante na Portaria.
Comentários
Acre
Rio Acre sobe quase três metros em 24 horas em Rio Branco após chuvas intensas
Mesmo com elevação expressiva, nível do rio permanece abaixo das cotas de alerta e transbordo, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Comentários
Acre
Ameaça de desbarrancamento leva Defesa Civil a retirar família de residência

Foto: Defesa Civil de Rio Branco/divulgação
Uma família precisou ser retirada de uma residência localizada na avenida Dorva Caminho, no bairro Areal, em Rio Branco, na quarta-feira (17), após o registro de ameaça de desbarrancamento durante a forte chuva que atingiu a capital acreana.
De acordo com as informações repassadas, o risco foi identificado em meio às ocorrências provocadas pelo grande volume de chuva que caiu ao longo do dia, elevando a instabilidade do solo em áreas consideradas vulneráveis. Diante da situação, a Defesa Civil Municipal realizou a retirada preventiva dos moradores para evitar possíveis acidentes.
O órgão, no entanto, não informou para onde a família foi levada, nem o número de pessoas que habitavam a residência. Também não há detalhes sobre danos estruturais no imóvel ou se o local seguirá interditado.
Comentários
Acre
Rio Branco registra mais de 100 mm de chuva em 24 horas e entra em alerta

Foto: Sérgio Vale
Rio Branco registrou um volume de chuva superior a 100 milímetros nas últimas 24 horas, segundo dados da aferição oficial do município. O acumulado foi de 108,4 milímetros, resultado de uma precipitação que se estendeu por cerca de 12 horas ininterruptas.
O volume elevado é considerado significativo para o período e contribuiu para a ocorrência de pontos de alagamento em diferentes áreas da cidade. Diante do cenário, a Defesa Civil Municipal intensificou o monitoramento de igarapés e passou a vistoriar áreas classificadas como de risco.
De acordo com o órgão, as ações têm caráter preventivo e visam acompanhar a elevação do nível dos cursos d’água, além de identificar possíveis situações que possam colocar moradores em risco.
A Defesa Civil segue em alerta e orienta a população, especialmente quem vive em áreas vulneráveis, a ficar atenta às condições climáticas e acionar o órgão em caso de necessidade.


Você precisa fazer login para comentar.