fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Por que o preço dos combustíveis disparou no Brasil?

Publicado

em

Empresário do ramo de importação e exportação, Diego Arruda, comenta a alta dos preços e a relação com acontecimentos no exterior

A alta do preço dos combustíveis tem sido uma pauta de debate constante no dia a dia do brasileiro ultimamente. Em alguns estados do país, a gasolina chegou a atingir R$ 7 por litro. Porém, de acordo com o empresário do ramo de importação e exportação, Diego Arruda, para compreender melhor esse momento, é preciso avaliar a situação global de uma maneira geral. “O Brasil não é o único país que está reclamando do preço dos combustíveis. Também houve manifestações em Portugal, isso não é uma mera coincidência. Precisamos compreender o que determina o preço da gasolina, por exemplo, para avaliar a situação de maneira mais aprofundada”, explica.

A gasolina é uma commodity, por isso, os preços estão atrelados ao mercado internacional. Desde janeiro, o litro vendido às refinarias passou por sucessivas altas, porém, o valor inicial do produto é adicionado de mais três fatores, os custos da adição de etanol e anidro das distribuidoras, os gastos da distribuição e revenda e o imposto, que é o fator de maior peso. “O ICMS, que é o imposto estadual, o Pis/Pasep, a Cofins e a Cide, que são federais, se referem a 44% do preço final”, detalha o especialista.

Além disso, Diego Arruda explica que o cenário sócio econômico global também tem grande influência no aumento ou redução do preço dos combustíveis. “Houve um aumento de demanda do produto no período de reabertura. Cidades começaram a retornar ao dia a dia e a oferta, por enquanto, não está acompanhando a proporção da demanda. Ou seja, se existem várias pessoas buscando um produto que é ‘raro’, o preço sobe”, afirma.

A oferta tem a ver com a organização e as determinações dos países membros da Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep), que concentram cerca de 33% da produção mundial. “Existe muita estratégia por trás, eles podem limitar a produção para valorizar o produto e para evitar a queda de preços, por exemplo. Houve muita mudança por conta da pandemia, mas tenho expectativas que os fatores internacionais retornem à normalidade em breve”, conta Diego Arruda.

Sobre Diego Arruda

Diego Arruda é um especialista em ajudar pessoas a empreender e a descobrir oportunidades de negócios. Através de consultorias e treinamentos, ajuda a revelar nichos de mercado para parceiros e clientes. Seu primeiro grande negócio foi em 2009, quando ele tinha apenas 23 anos. Ele criou uma empresa para atender uma demanda de vendas e terceirização de serviços na área de telecomunicações para grandes operadoras, como a Vivo. Com o passar do tempo, identificou que era possível não só trabalhar com vendas, mas também otimizar recursos e utilizar estratégias alternativas para a captação massiva de clientes no mercado online. Na época, esse negócio gerou o faturamento de R$ 500 milhões.

Já em 2013, iniciou a expansão de segmentos de outsourcing de serviços, como terceirizações, engenharia, segurança de dados,  além projetos de captação de clientes em mídias digitais. Três anos mais tarde, foi a vez de se lançar no mercado de importações.  Ao longo dos anos, atendeu a órgãos públicos, e trabalhou com operações de venda de produtos de mobilidade elétrica, com foco em energia limpa, shoppings e e- commerces.

Com a chegada da pandemia, conseguiu o registro de teste rápido para a Covid19, o que gerou uma grande colaboração para a sociedade e um forte faturamento indo na contramão da crise. Ainda em 2020, somente no segmento de outsourcing público, conseguiu gerar um faturamento de R $20 milhões.

Comentários

Continue lendo

Acre

Brasileia terá leilão eletrônico de veículos apreendidos em agosto

Publicado

em

FOTO: REPRODUÇÃO

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran), em parceria com a empresa concessionária N do O Miranda Ltda., realizará no dia 11 de agosto, o leilão público eletrônico nº 006/2025, para a alienação de veículos apreendidos em operações de trânsito no município de Brasiléia e região. A lista dos lotes foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (16).

O leilão ocorrerá exclusivamente on-line, a partir das 9h (horário local), no portalwww.wrleiloes.com.br, onde os interessados poderão se cadastrar previamente e participar da disputa pelos lotes, que incluem veículos recuperáveis e sucatas. Ao todo, serão ofertados 78 lotes, entre carros e motocicletas, que foram removidos, abandonados, acidentados ou não retirados pelos proprietários nos prazos legais.

Antes do leilão, os interessados poderão realizar a inspeção visual dos veículos nos dias 6, 7 e 8 de agosto, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30, no pátio da WR Leilões, localizado na Rua Ernestino do Amaral, nº 160, bairro Ferreira Silva, em Brasileia (AC).

Os veículos estão classificados como: recuperáveis com documentação: podem voltar a circular mediante regularização e vistoria; recuperáveis com motor inservível: exigem substituição e procedimentos específicos com órgãos de trânsito; sucatas: não podem circular e são destinadas exclusivamente para desmonte, reaproveitamento de peças ou reciclagem.

A baixa definitiva dos veículos classificados como sucata será feita pelo Detran, nos casos de registro no estado. Já veículos registrados em outras unidades federativas terão sua baixa sob responsabilidade dos respectivos Detrans de origem;

O edital detalha que veículos com restrições administrativas, judiciais ou policiais poderão ser leiloados caso as autoridades responsáveis não se manifestem no prazo legal. Além do valor de arremate, os compradores arcarão com custos como: IPVA proporcional; Taxas de licenciamento; Despesas de baixa de registro (para sucatas); Vistoria, quando aplicável.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Nível do Rio Acre sobe e registra 1,74 metros nesta quarta-feira

Publicado

em

Foto: Whidy Melo/ac24horas

O Rio Acre registrou uma leve elevação em seu nível nesta quarta, 16, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil de Rio Branco. Às 5h14, o manancial marcava 1,74 metros, um centímetro acima do registrado no dia anterior.

Apesar da elevação, o nível ainda está consideravelmente abaixo da cota de alerta, que é de 13,50 metros, e distante da cota de transbordo, fixada em 14 metros.

De acordo com o boletim, não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas na capital acreana.

Comentários

Continue lendo

Acre

Brasileia amplia vacinação contra o sarampo após surto na Bolívia

Publicado

em

Prevenção e mobilização. Diante do avanço de casos de sarampo registrados na Bolívia, país vizinho ao Acre, a prefeitura de Brasileia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou a campanha de vacinação com a realização do Dia “D” contra o sarampo nessa terça-feira (15), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Tufic Mizael Saady.

A ação teve grande adesão da população, que compareceu para garantir a imunização de crianças, jovens e adultos. O objetivo é reforçar a proteção coletiva e evitar a reintrodução da doença no município, que não registra casos há 25 anos.

O evento contou com a presença do diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Dr. Eder Gatti, que acompanhou de perto a mobilização e destacou a importância da vacinação e da mobilização da equipes da Secretaria Municipal de Saúde do município como uma ferramenta essencial para conter o avanço da doença. Representantes da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (SESACRE) também participaram da ação, fortalecendo a cooperação entre município e estado.

Para o secretário municipal de Saúde, Francelio Barbosa, a iniciativa demonstra o comprometimento da gestão com a saúde pública. “Esta mobilização reflete nosso compromisso com a prevenção e com o bem-estar da nossa população. Brasileia está de parabéns pela grande participação dos moradores”, destacou.

A campanha de vacinação contra o sarampo continua ativa em todas as unidades de saúde do município. A orientação é que pais e responsáveis mantenham o cartão de vacinação atualizado, especialmente de crianças, público mais vulnerável à doença.

A Prefeitura reforça o apelo à população:
“Proteja-se e proteja sua família. Vacinar é um ato de responsabilidade coletiva!”

Comentários

Continue lendo