fbpx
Conecte-se conosco

Acre

“Por meio do mandato podemos fazer ainda mais pelo Acre”, reforça Orleilson Cameli sobre candidatura a deputado federal

Publicado

em

“Não entrei na política para brincar com o povo acreano. Meu propósito é ajudar o governo do Estado a fortalecer ações que proporcionem maior qualidade de vida ao povo”. A frase é do candidato a deputado federal Orleilson Cameli, o Zico, durante o encontro ‘Amigos do Zico’, ocorrido no Parque das Acácias e que contou com a participação de mais de 600 pessoas.

“Tem sido uma jornada incrível. Seguir os passos do meu pai, o saudoso governador Orleir Cameli, na política e me colocar diante do nosso povo como instrumento de transformação muito me honra. O Estado teve conquistas significativas na gestão dele. A exemplo disso temos a pavimentação da BR-317, no trecho Rio Branco – Brasileia. Além disso, o asfaltamento da BR-364, entre a Capital e a cidade de Sena Madureira, bem como da rodovia entre os municípios de Cruzeiro do Sul e Tarauacá”, disse Orleilson.

E acrescentou: “seu governo foi também o que mais construiu casas para as famílias carentes do Estado. Além disso, distribuiu mochilas com material escolar e bicicletas para os alunos irem à escola. E para facilitar o deslocamento dos ribeirinhos, meu pai comprou um motor de rabeta, em substituição ao remo. São ações lembradas até os dias de hoje pela população”.

Sobre o mandato de deputado federal, Orleilson destacou que, juntamente com o governador Gladson Cameli, trabalhará para fortalecer as políticas públicas do Estado.

“Decidi disputar o cargo de deputado federal por entender que só através da política é que podemos buscar o desenvolvimento social e econômico que o nosso povo tanto precisa. Acredito e defendo que por meio do mandato podemos fazer ainda mais pelo Acre, fortalecendo ações nas áreas de Educação, Saúde, Infraestrutura e, especialmente, gerando emprego e renda”, disse Orleilson.

Comentários

Continue lendo

Acre

Bocalom sanciona lei que autoriza empréstimo de R$ 67 milhões para renovar frota de ônibus em Rio Branco

Publicado

em

Recursos fazem parte do Novo PAC e serão usados para modernizar o transporte coletivo; prefeito diz que objetivo é tornar sistema mais eficiente e atrativo

Foto: Whidy Melo

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, sancionou nesta quinta-feira (15) a lei que autoriza o município a contratar um empréstimo de R$ 67 milhões para renovar a frota do transporte coletivo da capital. O financiamento faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

Segundo Bocalom, Rio Branco foi uma das cidades selecionadas por apresentar capacidade de contrair o empréstimo. “Eles não iam selecionar um município que não tem capacidade de fazer empréstimo, porque jogariam o projeto fora”, afirmou. Ele destacou ainda que, por se tratar de um financiamento direto com o município, os juros são mais baixos e os prazos mais longos, o que, segundo ele, beneficia diretamente a população ao possibilitar tarifas mais acessíveis.

Foto: Whidy Melo

A proposta foi aprovada na Câmara Municipal, mas sem a presença dos vereadores de oposição, que estavam ausentes no momento da votação. O prefeito criticou a ausência e classificou as críticas como incoerentes. “Não fomos nós que criamos esse projeto para comprar os ônibus, foi o governo federal. Veja a incoerência dessa oposição”, disse, em tom irônico.

Bocalom também fez uma comparação com o trânsito de cidades maiores. “Nossas avenidas estão lotadas de carros e motos, com acidentes toda hora. Isso acontece porque o transporte coletivo realmente não é bom. Em cidades como Curitiba, que são muito maiores, você vê menos carros nas ruas porque o transporte funciona.”

O prefeito afirmou que a renovação da frota será integrada às obras de mobilidade em andamento na cidade, como viadutos e corredores de ônibus. “O objetivo é fazer com que um ônibus saia da universidade e chegue ao centro em 6 ou 7 minutos.”

Segundo ele, com um sistema eficiente, até mesmo ele usaria o transporte coletivo. “Com ônibus novos, vias rápidas e tudo organizado, até eu troco o carro pelo ônibus. Lá na Europa, nas cidades modernas, a gente vê isso. Transporte público de qualidade significa menos carros nas ruas e mais qualidade de vida”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Acre

Em inserção do PP, Gladson declara confiança em Mailza e aliados: “venham com a gente”

Publicado

em

Foto: Reprodução/TV

O governador do Acre, Gladson Cameli apareceu junto com a vice-governadora, Mailza Assis, ambos do Progressistas, nesta quinta-feira, 15, durante a inserção do PP transmitida nos horários reservados pela Justiça Eleitoral na televisão e na rádio.

Durante a exibição, Cameli afirmou que confia em Mailza Assis, que assumirá a cadeira do Palácio Rio Branco em 2026, já que Cameli deve disputar o Senado Federal. Na sequência, Gladson Cameli reforça a ideia de unidade dentro do Progressistas e destaca a confiança em sua vice e nos aliados políticos.

“Eu confio na Mailza, nos nossos deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores, em todo o Estado, para seguir em frente”, afirmou.

Encerrando a mensagem, o governador e a vice-governadora conclamam a população a seguir com o grupo. “Venham com a gente, juntos, para fazer muito mais!”, diz trecho da interseção.

Comentários

Continue lendo

Acre

Câmara de Rio Branco aprova uso do PIX para pagamento de passagens no transporte público

Publicado

em

Projeto do vereador Samir Bestene visa modernizar o sistema e garantir mais praticidade e inclusão aos usuários

Foto: Jardy Lopes

A Câmara Municipal de Rio Branco aprovou nesta semana o Projeto de Lei que obriga as empresas concessionárias e permissionárias do transporte público municipal a aceitarem o sistema PIX como forma de pagamento das tarifas. A proposta é de autoria do vereador Samir Bestene (PP) e agora segue para sanção do Executivo.

O objetivo da medida é modernizar o sistema de transporte coletivo da capital acreana e facilitar o acesso da população, especialmente de quem não utiliza dinheiro em espécie ou cartões de transporte. A proposta pretende ampliar a praticidade para os usuários, promovendo mais comodidade e inclusão.

Durante a defesa do projeto em plenário, Samir Bestene destacou que a iniciativa acompanha as transformações tecnológicas vividas no país.

— O transporte público precisa acompanhar as mudanças da sociedade. Hoje, milhões de brasileiros utilizam o PIX no dia a dia, inclusive para pequenas compras. Nada mais justo do que permitir que o cidadão também possa pagar sua passagem com o celular, de forma prática, segura e sem depender de dinheiro trocado — afirmou o vereador.

Segundo ele, a proposta representa um avanço em termos de agilidade, inclusão digital e respeito ao usuário do transporte coletivo de Rio Branco.

Comentários

Continue lendo