Conecte-se conosco

Acre

Por iniciativa de Leo, Câmara homenageia Wilson de Souza Pinheiro

Publicado

em

WPinheiro

Nesta sexta-feira (17), por iniciativa do deputado Leo de Brito (PT-AC), a Câmara realiza sessão solene às 15 horas pela passagem dos 35 anos da morte do seringueiro Wilson de Souza Pinheiro.

Conhecido pela sua atuação sindical, Wilson Pinheiro foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia, sendo também membro da Comissão Municipal Provisória do Partido dos Trabalhadores do município e fundador do Partido dos Trabalhadores no Acre. O sindicalista foi morto em 21 de julho de 1980, em Brasiléia, com um tiro na nuca, pelas costas.

“O assassinato brutal e covarde de Wilson Pinheiro marcou um divisor de águas na história do Acre, uma vez que serviu de fortalecimento dos grupos de resistência à política de ocupação devastadora imposta pelo Governo Militar à época para ocupação ostensiva da região amazônica”, justificou Leo de Brito.

A Câmara realiza ainda outras sessões solenes nesta semana. Nesta terça-feira (14), às 10 horas, haverá homenagem ao 21º aniversário do lançamento do Real. E na quarta-feira (15), às 9 horas, a homenagem será aos 90 anos do Jornal O Globo.Gizele Benitz

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre sobe quase três metros em 24 horas em Rio Branco após chuvas intensas

Publicado

em

Mesmo com elevação expressiva, nível do rio permanece abaixo das cotas de alerta e transbordo, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

O nível do rio Acre em Rio Branco registrou uma elevação de quase três metros nas últimas 24 horas, reflexo direto do grande volume de chuvas que atingiu a capital acreana na quarta-feira (17). As informações foram divulgadas pela Defesa Civil Municipal.

Conforme os boletins oficiais, às 5h da manhã de quarta-feira (17) o rio marcava 6,30 metros. Já no mesmo horário desta quinta-feira (18), o nível chegou a 9,05 metros, o que representa uma elevação aproximada de 2,75 metros em apenas um dia.

Apesar da subida significativa, o rio Acre ainda permanece abaixo da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, e da cota de transbordo, fixada em 14,00 metros. A Defesa Civil informou que segue monitorando continuamente o comportamento do manancial, principalmente diante da possibilidade de novas chuvas na região.

Comentários

Continue lendo

Acre

Ameaça de desbarrancamento leva Defesa Civil a retirar família de residência

Publicado

em

Foto: Defesa Civil de Rio Branco/divulgação

Uma família precisou ser retirada de uma residência localizada na avenida Dorva Caminho, no bairro Areal, em Rio Branco, na quarta-feira (17), após o registro de ameaça de desbarrancamento durante a forte chuva que atingiu a capital acreana.

De acordo com as informações repassadas, o risco foi identificado em meio às ocorrências provocadas pelo grande volume de chuva que caiu ao longo do dia, elevando a instabilidade do solo em áreas consideradas vulneráveis. Diante da situação, a Defesa Civil Municipal realizou a retirada preventiva dos moradores para evitar possíveis acidentes.

O órgão, no entanto, não informou para onde a família foi levada, nem o número de pessoas que habitavam a residência. Também não há detalhes sobre danos estruturais no imóvel ou se o local seguirá interditado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Branco registra mais de 100 mm de chuva em 24 horas e entra em alerta

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale

Rio Branco registrou um volume de chuva superior a 100 milímetros nas últimas 24 horas, segundo dados da aferição oficial do município. O acumulado foi de 108,4 milímetros, resultado de uma precipitação que se estendeu por cerca de 12 horas ininterruptas.

O volume elevado é considerado significativo para o período e contribuiu para a ocorrência de pontos de alagamento em diferentes áreas da cidade. Diante do cenário, a Defesa Civil Municipal intensificou o monitoramento de igarapés e passou a vistoriar áreas classificadas como de risco.

De acordo com o órgão, as ações têm caráter preventivo e visam acompanhar a elevação do nível dos cursos d’água, além de identificar possíveis situações que possam colocar moradores em risco.

A Defesa Civil segue em alerta e orienta a população, especialmente quem vive em áreas vulneráveis, a ficar atenta às condições climáticas e acionar o órgão em caso de necessidade.

Comentários

Continue lendo